A Fundação CERTI completa em outubro 40 anos de contribuição para o desenvolvimento do ecossistema de inovação brasileiro e, para celebrar seu aniversário, promove hoje, 31, em Florianópolis, o painel ‘Rumos da inovação no ambiente competitivo atual’.
“É uma grande oportunidade para realçar o desenvolvimento do ecossistema catarinense nas últimas décadas, além de debater as perspectivas do futuro junto aos profissionais que são referências no setor”, destaca Erich Muschellack, superintendente geral da CERTI e um dos palestrantes.
A programação que celebra as quatro décadas de impacto no cenário brasileiro de negócios inclui série de palestras de especialistas, profissionais e acadêmicos na área de diversas instituições públicas e privadas de destaque no setor. “Conhecer a história é um passo de suma importância para projetar o futuro. E resgatando a trajetória destes 40 anos como referência em projetos de inovação, pretendemos trazer como foco central do encontro o debate sobre os rumos da tecnologia, da inovação e do empreendedorismo.”, complementa.
Pesquisas e serviços tecnológicos
O painel reforça a importância para o desenvolvimento do cenário de inovação brasileiro da CERTI – que contabiliza em sua trajetória mais de 7 mil startups impulsionadas, além de atuar promovendo pesquisas e serviços tecnológicos especializados que proporcionam soluções inovadoras para a iniciativa privada, governo e terceiro setor. Entre os temas das palestras estão os desafios da promoção da inovação, o papel das empresas de tecnologia, a contribuição da academia para estruturação do ecossistema, e as expectativas da indústria.
Com entrada gratuita e início a partir das 14h30, na sede da ACATE, o público-alvo do encontro são os profissionais de startups, incubadoras, aceleradoras e demais agentes de fomento. As inscrições para acompanhar o painel podem ser feitas pelo site.
Pelos seus 40 anos de contribuição à inovação e economia catarinense, a CERTI receberá homenagem na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) na Sala de Imprensa, no dia 30 de outubro, às 15h.
A trajetória dos 40 anos
Desde sua fundação, em 1984, a CERTI promove o ecossistema de inovação com iniciativas que impactam positivamente cidades em todo o país, tendo como diferencial o foco no empreendedorismo. Com portfólio que inclui parcerias em projetos de inovação com grandes empresas nacionais, a instituição é referência em áreas como indústria 4.0, transformação digital, mecatrônica, gestão da qualidade e integridade, energia sustentável e mobilidade elétrica, bioeconomia, inovação corporativa e empreendedorismo inovador.
Sediada em Florianópolis – cidade que recentemente foi reconhecida como Capital Nacional das Startups, a instituição criou a primeira incubadora de empresas de base tecnológica do Brasil, o CELTA, e contribuiu para o desenvolvimento de diversos programas de empreendedorismo, como o Sinapse da Inovação, Centelha e InovAtiva Brasil – projetos que apoiam desde a concepção de novas ideias e empresas inovadoras, até a gestão para o fortalecimento das mesmas no ecossistema e no mercado.
Estabelecendo parcerias de sucesso com muitos dos agentes transformadores do ecossistema, a CERTI, está à frente de outras iniciativas de temáticas específicas. Entre elas, a Jornada Amazônia, de fomento à inovação em bioeconomia, e o CitzTech, de aceleração de startups de tecnologia que estimulam a cidadania.
Programação
Painel: Rumos da inovação no ambiente competitivo atual
14h30 – Abertura
Guilherme Ary Plonski – professor sênior da USP e membro do conselho de Curadores da CERTI.
14h35 – Rumos da inovação no ambiente competitivo atual
Henrique de OIiveira Miguel, secretário de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital (MCTI)
15h10 – A promoção da inovação e seus desafios
Marcelo Fett Alves – secretário da SCTI (Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação)
15h20 – A função estruturante da academia
Jacques Mick, Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da UFSC
15h30 – As demandas e expectativas da indústria
Fabrizio Pereira, diretor executivo da FIESC/SENAI/SESI
15h40 – O papel das empresas de tecnologia
Iomani Engelmann Gomes, Presidente do Conselho Deliberativo da ACATE
15h50 – A Contribuição Ecossistêmica de ICT´s
Erich Muschellack, superintendente geral CERTI
16h00 – Debate com o público
Professor Guilherme Ary Plonski, moderador