Publicidade
Web Summit 2023 começa abordando “elefante na sala” e com espaço de luxo para startups
14 de Novembro de 2023

Web Summit 2023 começa abordando “elefante na sala” e com espaço de luxo para startups

Confira novidades do evento sob o olhar de Guilherme da Luz

Publicidade
Por Guilherme da Luz 14 de Novembro de 2023 | Atualizado 14 de Novembro de 2023

O Web Summit de 2023 começou com um assunto sério, precisando ser abordado imediatamente. Paddy Cosgrave, co-fundador do Web Summit e CEO do evento pediu demissão menos de um mês atrás em decorrência da repercussão que comentários seus sobre a guerra entre Israel e o grupo Hamas.

Seu comentário original apontava clara discordância com as atitudes de Israel após o atentado terrorista do dia 7 de outubro, declarando que “crimes de guerras são crimes de guerra, mesmo quando cometidos por aliados”.

Publicidade

O seu post na rede social X (ex-Twitter) não caiu nada bem e logo empresários israelenses declararam boicote ao evento e empresas gigantes como Amazon, Intel, Meta (proprietária do Facebook), Google e outras não participam de um evento onde eram presenças garantidas nos anos anteriores.

A função de apagar o fogo caiu para Katherine Maher, apresentada como a nova CEO há duas semanas e que teve a função de abrir o evento na Altice Arena, em Lisboa. Maher não fugiu do assunto em sua abertura.

“Como a nova CEO, têm duas coisas que quero deixar claras. A primeira é reafirmar o direito a ter ideias. O Web Summit é o lugar onde você deve vir para ser desafiado e pronto para desafiar”, afirmou.

“E segundo, a missão do Web Summit é ser o espaço para ter essas conversas, não apenas ser o assunto das conversas. Na última década, com o crescimento do Web Summit, nós trouxemos dezenas de milhares de pessoas que usaram esta semana em Lisboa como trampolim para fazer coisas notáveis”.

Com os boicotes, abriu-se a oportunidade para novas visões e ideias, uma bastante interessante foi o uso do palco principal para sete startups apresentarem seus produtos logo de cara, gerando um espaço de luxo para ideias inovadoras.

Como pudemos comprovar, o público se envolveu e não só as empresas que se apresentaram podem se aproveitar disso, mas sementes de novas ideias podem ter sido plantadas entre os presentes.

Foto: Guilherme da Luz

Wikipedia sempre presente

Um produto que dispensa apresentações é a Wikipedia e o seu fundador, Jimmy Wales, trouxe uma perspectiva interessante não só sobre a incessante importância da enciclopédia online, mas também o uso da inteligência artificial.

“O principal sobre a Wikipédia não é que não só temos uma inteligência geral trabalhando para a Wikipédia. Não é só uma (pessoa), são dezenas de milhares que têm diferentes experiências, diferentes backgrounds”, destacou.

Nos próximos dias…

O Web Summit continua até quinta-feira na Altice Arena com mais de 800 speakers, 2600 startups presentes e mais de 70 mil participantes no total.

Continue acompanhando nossa cobertura in loco nos próximos dias!

Foto: Guilherme da Luz

Publicidade
Publicidade