Em entrevista exclusiva para o AcontecendoAqui, André Bergamini, diretor de vendas Regional de Natura e Avon, falou com a jornalista Letícia Bombo sobre a parceria que se concretiza para essa edição
A poucos dias do início do ARVO Festival, que será nos dias 1 e 3 de maio, em Florianópolis (SC), a Natura anuncia sua participação como patrocinadora oficial do evento, marcando presença pela primeira vez em um dos principais festivais de música e arte do Sul do Brasil. Reconhecida por seu envolvimento com a cultura e pelo apoio a artistas e iniciativas independentes por meio da plataforma Natura Musical, a marca fortalece sua conexão com o público ao apostar em uma proposta que valoriza a diversidade, a sustentabilidade e o bem-estar.
Na edição deste ano, que traz nomes como Marina Sena e Liniker, a Natura prepara uma série de ativações sensoriais com foco na experiência do público e na promoção de seus lançamentos. Em entrevista exclusiva à Coluna Entretenimento, assinada por Leticia Bombo no AcontecendoAqui, André Bergamini, explica os motivos que levaram a marca ao investimento no Arvo, os pontos de afinidade com o festival e os objetivos dessa nova parceria.
A cantora Marina Sena foi a última atração anunciada no Festival e ela apresentará o show do álbum “COISAS NATURAIS”. A Natura anuncia nesta semana, há poucos dias do Festival, que vai patrocinar o ARVO. Estaria ali o motivo do patrocínio?
A participação da Natura no ARVO ocorre porque acreditamos no poder da música e dos festivais como espaços de conexão, bem-estar e diversidade — valores que estão no centro do nosso propósito. O posicionamento do ARVO e suas ações concretas de sustentabilidade, assim como o line-up 100% brasileiro, diverso e relevante conectam com os objetivos da marca Natura.
Bom, vocês investem em festivais independentes e novos artistas brasileiros há 19 anos, essa é a primeira vez que investirão no ARVO. Se não foi o show da Marina Sena, o que inspirou essa parceria?
O ARVO celebra arte, diversidade e sustentabilidade — pilares que refletem o DNA da Natura. Acreditamos na potência transformadora da cultura – tanto que há 20 anos, apostamos na plataforma Natura Musical para fomento da cena cultural brasileira, e o festival é um espaço perfeito para promover nossas marcas e conectar pessoas por meio da música e do bem-estar.
O Arvo tem uma vibe muito ligada à natureza, à arte e à liberdade de expressão. Tem tudo a ver com o DNA da Natura, né? Como vocês enxergam essa conexão?
Totalmente! A conexão com a natureza, a sustentabilidade e a valorização da arte e da diversidade fazem parte da nossa essência. Vemos no ARVO um parceiro que compartilha nossos valores e nossa visão de um mundo mais bonito, justo e regenerativo.
Além do apoio institucional, a Natura prepara alguma ação especial para quem vai curtir o festival? Alguma experiência, brindes ou ativações sensoriais?
Sim! Teremos ativações sensoriais volantes das marcas Tododia e Essencial, incluindo experiências com os lançamentos da linha Jambo Rosa & Flor de Caju, que foi desenvolvida para peles pretas e pardas com base em uma pesquisa envolvendo mais de duas mil mulheres. O Projeto Dandara, estudo que fundamenta o lançamento, realizou um mapeamento sobre o bem-estar da mulher negra por meio de abordagem psicossocial. E a Liniker, nossa embaixadora – que inclusive está no lineup do ARVO, participa desta campanha! Nesta ativação, os participantes do evento poderão explorar os produtos, viver o nosso conceito de bem-estar e se encantar.
Como a marca planeja comunicar sua presença no festival antes, durante e depois do evento? Redes sociais, influenciadores, mídia paga etc.
Nossa presença aposta em uma estratégia integrada de comunicação, envolvendo assessoria de imprensa e relações públicas, live marketing, social media e estratégias de relacionamento com influenciadores e formadores de opinião.
Patrocinar um festival cultural também é uma forma de conversar com novos públicos. O que o público do Arvo tem em comum com quem consome Natura?
O público do ARVO valoriza autenticidade, cultura brasileira, música, bem-estar, diversidade e experiências com propósito — tudo isso está totalmente alinhado com quem consome Natura. Estamos falando com pessoas que buscam produtos que respeitam a diversidade, o meio ambiente e refletem seus valores.
Como a Natura mede o impacto ou retorno de um patrocínio como esse — tanto em termos de visibilidade quanto em conexão com o público?
Medimos impacto por meio de indicadores de visibilidade, engajamento nas redes, experiências no local e alcance das ativações. Mas o principal é a conexão emocional que criamos com o público, que fortalece nossa marca e gera vínculos duradouros.
E no cenário mais amplo: por que é importante para uma marca como a Natura investir em eventos culturais? Qual o retorno que vocês enxergam, além do comercial?
Investir em cultura amplia nosso impacto positivo. Festivais como o ARVO nos permitem dialogar com a sociedade de forma viva e significativa, reforçando nossos compromissos com diversidade, sustentabilidade e bem-estar — além da visibilidade de marca.
Há planos de usar o conteúdo gerado no ARVO em campanhas fora do Brasil?
Valorizamos experiências autênticas e inspiradoras como essa para amplificar nossa mensagem de beleza com propósito e conexão verdadeira. Portanto, nosso foco está em apostar em vivências que conectam com públicos locais.
Por fim, qual é a mensagem que a Natura gostaria de deixar para quem vai curtir o ARVO Festival este ano? Até pensando em quem vai pela primeira vez…
Queremos que cada pessoa se sinta bem, viva o momento intensamente e se conecte consigo, com o outro e com o mundo. Nosso convite é para que o público curta com leveza, celebre a diversidade e descubra novas formas de sentir o bem-estar.
ARVO Festival 2025
Data: 1º e 3 de maio de 2025
Local: Kartódromo Sapiens Park: Av. Luiz Boiteux Piazza, 1302 – Canasvieiras, Florianópolis – SC
Ingressos: www.arvofestival.com.br
Mais informações: www.instagram.com/arvofestival