Publicidade
Fernanda Bornhausen | SEDO Farmácia da Mente e Social Good Brasil
28 de Dezembro de 2021

Fernanda Bornhausen | SEDO Farmácia da Mente e Social Good Brasil

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

A empresária Fernanda Bornhausen é colunista do AcontecendaAqui desde 2011, quando sua principal atividade era a Clear Educação, hoje Clear Inovação. Fernanda é psicóloga por formação e especialista em Neurociência. Foi sócia de uma agência de propaganda por vários anos em Florianópolis, a Artplan Prime, e em 2012 lançou no Brasil a versão brasileira do Social Good, movimento com atuação mundial fundado em 2010 pela Fundação das Nações Unidas. SBG é a maior organização de tecnologia para impacto social do Brasil e realiza um dos maiores festivais do setor no país. Membro de Conselhos de Administração e consultivo de várias empresas no Brasil, Fernanda foi  presidente do LIDE Mulher em Santa Catarina por vários anos e, atualmente, vem empreendendo no SEDO Farmácia da Mente, principal assunto abordado nesta entrevista.

 

Como foi 2021 para você, uma profissional multidividida entre Clear Inovação, Social Good Brasil, SEDO Fármácia da Mente, viagens e família?

Foi um ano repleto de desafios, estudos, inovações e realização de sonhos grandes. No SEDO Farmácia da Mente estudei muito em dois campos inovadores Neurociências, no qual me tornei especialista pela PUC RS, e Medicina do Estilo de Vida na Harvard Medical School e American College of Lifestyle Medicine, ao mesmo tempo que criamos o método SEDO e a SEDO Jornada com produtos, serviços e experiências inovadores, dentre eles SEDO Clube, SEDO Weekend e SEDO no Kurotel. Nosso perfil voluntário no instagram @sedo.farmaciadamente completou um ano em 24.12.21 e conta hoje com uma comunidade de 5000 pessoas super engajadas na prática do SEDO. No Social Good Brasil ajudei a criar e jogar para o mundo a nossa metodologia inédita e proprietária de Educação em Dados com seus produtos e serviços, dentre eles os gratuitos e acessíveis a todos : série Habilidades no Youtube e autoavaliação da fluência em dados que pode ser acessada no site  . Foi um ano de poucas viagens, mas de muito trabalho e estudos online. Também atuei como conselheira de empresas profissional ajudando dois grupos empresariais brasileiros nos seus grandes desafios estratégicos durante a pandemia. Meu marido, meus pais e meus filhos estão super bem, o que é meu maior presente, além do que a pandemia ajudou a estarmos mais juntos em 2020 e 2021.

 

Qual seu maior desafio neste ano, além dos cuidados com a pandemia?

O maior desafio foi o de liderar, ao mesmo tempo, a criação e implementação de duas metodologias inovadoras em áreas totalmente diferentes, inovação na saúde ( SEDO Farmácia da Mente) e inovação na educação ( Educação em Dados SGB), mas ambas com o propósito de causar muito impacto social. Tudo isso em meio a pandemia e com o trabalho quase todo online.

 

O que significa SEDO Farmácia da Mente?

É uma jornada inovadora que tem como propósito ajudar as pessoas na aquisição de novos hábitos e na manutenção de um estilo de vida saudável através da ativação diária dos hormônios da felicidade -serotonina, endorfina, dopamina e ocitocina- de forma natural, nas farmácias de suas mentes. A SEDO Jornada é baseada em um método inovador e proprietário que tornou simples e acessível o complexo conhecimento sobre o quarteto dos hormônios da felicidade e sobre a Medicina do Estilo de Vida, e é composta por diversos serviços, produtos, experiências e ferramentas para ajudar a colocar a ativação do SEDO na sua rotina diária das pessoas.O quarteto SEDO é composto pelos Hormônios da Felicidade, que são neurotransmissores capazes de gerar sensações como alegria, recompensa e bem-estar. Eles são produzidos pelo próprio corpo e liberados em situações específicas, como a prática esportiva, na alimentação saudável, na meditação, rir com amigos, cantar, dançar, ter relações sexuais, desfrutar a natureza, prática de gratidão, voluntariado, dentre outras. Ou seja, na nossa rotina diária de forma natural, na nossa Farmácia da Mente!

 

Por que você decidiu aprofundar seu conhecimento nessa área específica?

Tudo que eu realizei na minha trajetória profissional, dos 18 aos 59 anos, foi baseado em muitos estudos aprofundados, sendo que nos últimos 11 anos, trabalhando com inovação, estudei ainda mais. Mas acho que é bacana contar a história para que vocês possam entender que ao criar o SEDO Farmacia da Mente trilhei o caminho inverso. Dessa vez, em novembro de 2018, senti a dor de um estresse agudo após um ano com muitas subidas e descidas na Montanha Russa da Vida me senti sem forças para qualquer atividade rotineira. Como psicóloga, me auto diagnostiquei e busquei um tratamento natural baseado em um método de mudança de estilo de vida. Em 30 dias me curei sem remédios ativando o SEDO ( sem saber o que era) e depois estudei a fim de entender a minha cura com o propósito de ajudar muitas pessoas com a mesma dor através da ciência, dados e evidências. Às vésperas do natal de 2020 eu me encontrava angustiada ao ver as pessoas ansiosas, deprimidas, estressadas e sem alegria natural. Refleti como eu poderia, com meus conhecimentos sobre psicologia e neurociências, ajudá-las um pouco na superação daquele momento difícil. Então surgiu o SEDO na minha mente, sigla que eu havia criado em setembro de 2020 para falar de maneira simples sobre os quarteto de hormônios da felicidade – serotonina, endorfina, dopamina e ocitocina. Dia 24.12.21 joguei o perfil no instagram @sedo.farmaciadamente para o universo com o propósito de dar dicas simples e diárias para ativação do SEDO de maneira consciente na Farmácia da Mente, pensando em ajudar as pessoas a viverem com mais bem-estar, com base no que eu aprendi ao estudar, através das Neurociências, o que me curou do episódio de estresse. Entre 2020 e 2021 estudei muito para unir os conhecimentos das neurociências sobre o SEDO aos da Medicina do Estilo de Vida a fim de criar o inovador método SEDO. Me tornei especialista em Neurociências pela PUC RS e atendi dois renomados cursos sobre Medicina do Estilo de Vida, na Harvard Medical School e no American College of Lifestyle Medicine.

 

Qual a relação do SEDO com seu trabalho anterior? Sua formação como psicóloga e experiência como publicitária ajudaram na nova fase? De que forma?

Em todas as áreas que atuei em 41 anos, sempre tive a Psicologia como minha fonte principal de conhecimento, pois penso que entender o comportamento dos seres humanos, bem como interagir desenvolvendo nossos soft skills, são alguns dos grandes desafios dos líderes. Dessa vez o desafio era o de criar um método novo no campo da inovação na saúde, e para tal uni meus conhecimentos como empresária no ramo de inovação desde 2011, com os estudos de Psicologia e Neurociências a experiência de 10 anos como mentora. E a experiência como empresária de marketing e propaganda me ajuda em tudo, afinal o que adianta criar inovação se não soubermos como jogar para o mundo?

 

Qual o seu objetivo com esse projeto?

O SEDO Farmácia da Mente será uma empresa em 2022, uma startup healthtech. Estamos nos preparando para isso. Em 2020 e 2021 trabalhamos na criação do SEDO método, dos protótipos dos produtos da SEDO Jornada e de seus testes. Agora com tudo testado e validado, chegou a hora de criarmos a empresa e jogarmos nosso método para o universo. Nosso propósito é ajudar as pessoas na aquisição de novos hábitos e na manutenção de um estilo de vida saudável, uma dor de milhões de pessoas no mundo todo, através do nosso método.

 

Qual a dica que você daria para as pessoas que gostariam de usar mais a farmácia da mente?

Nos acompanhem no instagram @sedo.farmaciadamente e visitem nosso site https://www.sedofarmaciadamente.com.br/ para dicas diárias e muito conteúdo baseado na ciência.

Comece pela SEDO agenda, bloqueie 1 hora do seu dia para praticar o SEDO, pode escolher no quadro abaixo :

 

 

Conheça atividades que ativam todos os 4 hormônios SEDO ao mesmo tempo e priorize na sua SEDO Agenda

  • Praticar atividades físicas ao ar livre com amigos ativam Serotonina, Endorfina, e Dopamina e Ocitocina.
  • Dançar com parceiros e/ou amigos, ouvindo músicas que despertam memórias especiais, cantando e rindo ao mesmo tempo, ativa Serotonina, Endorfina, e Dopamina e Ocitocina
  • Relações sexuais saudáveis ativam Serotonina, Endorfina, Dopamina e Ocitocina.
  • Ame mais. O amor é um coquetel de substâncias químicas do cérebro. O amor estimula todo o SEDO de uma vez. É por isso que é tão bom.

 

Quais cenários você vê para 2022 para as áreas de Comunicação, Publicidade e Marketing?

Vejo predominar o Martech e a necessidade da Educação em Dados para quem deseja atuar em Comunicação, Publicidade e Marketing. Já passou o tempo em que podíamos tomar decisões baseadas em achismos, estamos exponencialmente na ERA dos Dados.

Publicidade
Publicidade