ENTREVISTA | Manu Berger, fundadora do Terapia do Luxo
09 de Março de 2016

ENTREVISTA | Manu Berger, fundadora do Terapia do Luxo

Nossa entrevista nesta semana é com a empresária Manu Berger, CEO do Terapia do Luxo, portal de comunicação que tem sede na Capital paulista. Ela é natural de Santa Catarina onde se formou em direito e tem em sua trajetória estudos e trabalhos realizados em grandes centros internacionais.
Em breve Manu irá estrear uma coluna no AcontecendoAqui para compartilhar com nossos públicos sua experiência com comunicação e marketing focados em marcas e públicos sofisticados. Na entrevista a seguir ela fala um pouco sobre o assunto.

 

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AcontecendoAqui – Quem é Manu Berger?

Manu Berger – Eu sempre me considerei uma pessoa que busca a realização de todos os sonhos, quer sejam eles de ordem pessoal, profissional e até mesmo sentimental. E, nesse aspecto, exercer uma atividade dentro do mercado de luxo é a oportunidade de me realizar como profissional, ampliando e dividindo meu conhecimento sobre este setor econômico que, no mundo todo, apresenta resultados positivos.

AcontecendoAqui – Fale um pouco sobre sua trajetória acadêmica e profissional.

Manu Berger – Sou graduada em Direito. Assim que concluí os estudos universitários, ingressei como diretora financeira em um dos maiores grupos empresariais de Santa Catarina. Entretanto, sentia que minha realização pessoal e profissional estava em outro lugar. Dessa forma, fui me especializar no mercado de luxo em alguns dos mais importantes centros de ensino do mundo e, assim que retornei ao Brasil, fundei o Terapia do Luxo.

AcontecendoAqui – O que te motivou a dedicar sua vida ao segmento Luxo? Foi sua origem?

Manu Berger – Minha motivação sempre esteve relacionada com a necessidade de me realizar como pessoa e como profissional. O segmento de luxo, sistematicamente, se aproxima dos sentimentos e das experiências, deixando a questão da aquisição e da acumulação em um segundo plano. O luxo está se democratizando e, na minha opinião, almejar as boas coisas da vida, como, por exemplo, viajar e conhecer um país estrangeiro ou apreciar uma refeição com todo o requinte da melhor gastronomia do mundo, são desejos da maioria absoluta das pessoas.

AcontecendoAqui – Qual é o propósito de sua empresa, Terapia do Luxo? 

Manu Berger – O Terapia do Luxo se posiciona como um portal de comunicação que almeja se tornar uma verdadeira alavanca para o desenvolvimento e o fomento do segmento de alto padrão. Nosso objetivo é apresentar ao mercado informação de qualidade e credibilidade, e promover o debate do segmento de luxo proporcionando a todos os leitores conhecimento prático que agregue valor ao dia a dia pessoal e profissional.

AcontecendoAqui – Comente sobre as características do segmento de luxo no Brasil em comparação a mercados mais sofisticados com Londres, Paris, Milão.

Manu Berger – A principal diferença entre o segmento de luxo no Brasil e em outros países, como, por exemplo, os Estados Unidos, a Itália e a França, é que por aqui o setor ainda está se consolidando e nestas outras nações o mercado de luxo é uma realidade e um importante setor econômico. O Brasil já possui lojas das principais marcas do luxo mundial, entretanto falta uma visão global dos processos. Falta a percepção de que o segmento precisa pensar e agir como um todo e não, apenas, através de ações isoladas.

AcontecendoAqui – O preço elevado dos produtos de grifes consagradas está na qualidade dos insumos ou no brand da marca?

Manu Berger – Na realidade, os valores praticados pelas marcas de alto padrão se baseiam nesses critérios e em outros mais. Uma joalheria, por exemplo, que trabalha com peças retiradas da natureza e que respeitam a sustentabilidade tanto do planeta quanto das pessoas envolvidas nos processos de extração, evidentemente vai repassar este custo para os produtos. Da mesma forma que uma marca tradicional, que ao longo de décadas, ou mesmo séculos, vem consolidando uma reputação de qualidade, sem dúvidas, leva isso em consideração no momento de definir o custo de um produto.

AcontecendoAqui – Quais as tendências do mercado de luxo no Brasil neste momento que marcas internacionais estão deixando o País?

Manu Berger – Como eu falei anteriormente, o mercado de luxo no Brasil ainda está em fase de consolidação, não existe um panorama perfeitamente definido. Muitos segmentos, como a hotelaria e a gastronomia, apresentam estabelecimentos que são destaque entre os melhores do mundo. Mas, é preciso uma interpretação conjunta dos empresários do setor para que o panorama do luxo brasileiro seja analisado, compreendido e as perspectivas possam ser traçadas.

AcontecendoAqui – Estamos muito contentes com sua chegada ao cast de colunistas do AcontecendoAqui. Conte para nossos leitores como vai ser sua coluna.

Manu Berger – A coluna vai abordar os principais acontecimentos do setor de luxo no Brasil e no mundo. Mas, não vamos nos limitar apenas aos lançamentos de produtos como, por exemplo, perfumes ou automóveis. Vamos concentrar as atenções no mercado como um todo, na história, nas tendências e nas perspectivas do setor. Vamos falar a respeito do posicionamento das marcas, das estratégias de crescimento das principais grifes de luxo e abordar temas presentes no cotidiano, como a diferença entre compras online e físicas, e a forma como as empresas de luxo se comunicam no mundo virtual.

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