ENTREVISTA | Luiz Kozma, CEO da Publya

19 de Maio de 2021

Até 2023, cerca de 83% da mídia online será comprada via programática

 

 

A Publya é uma Independent Trading Desk especializada em Mídia Programática. Através de plataformas DSP e DMP, otimiza a compra de mídia online para agências e anunciantes. A empresa foi fundada em Florianopolis em 2013 e hoje atua em todo o Brasil com time próprio e representantes em vários estados. Nossa conversa foi com um dos 3 fundadores da empresa, Luiz Kozma, atualmente CEO da Publya.

 

A Publya está completando 8 anos de fundação. Destaque os momentos mais relevantes dessa trajetória.
    
A Publya foi fundada em 2013 como uma das primeiras Independent Trading Desk do Brasil e da América Latina, veiculando campanhas de mídia programática por meio de plataformas DSPs. Durante essa jornada, se associou a uma série de parceiros relacionados ao mercado digital, como a ACATE - Associação Catarinense de Tecnologia e IAB – Interactive Advertising Bureau, como forma de se manter próxima aos ecossistemas de inovação.
A expansão da Publya, por meio dos parceiros comerciais, foi essencial para fortalecer a presença da marca em todo território nacional, e motivou a criar novas verticais que ajudassem a disseminar conhecimento e boas práticas no mercado de publicidade online. O Publya Advertising Academy, braço educacional, já certificou profissionais de mais de 200 empresas, entre agências e anunciantes.  
Outro marco importante foi o desenvolvimento de tecnologias próprias para fomentar práticas data-driven no mercado e dentro da empresa, otimizando o fluxo de trabalho das equipes. O Dashboard proprietário, que centraliza diversas plataformas de mídia online em uma única ferramenta, e o POP (Plataforma de Otimização de Prioridades), que apresenta em uma interface única as métricas-chave de cada campanha e os ajustes que devem ser realizados, otimizando o tempo dos Gestores de Campanha e trazendo maior inteligência na tomada de decisão.

Os sócios e o formato da sociedade permanecem como na origem? Quem são os acionistas?

Sim, mantivemos a formação original desde a criação da empresa com Luiz Kozma atuando como sócio e CEO, Marcelo Martha, sócio e Diretor Comercial. Arthur Pereira, sócio que esteve presente desde o início como Diretor de Gestão de Campanhas, no final de 2019 se afastou da operação mas se mantém como acionista e Rafael Assunção, sócio e Mentor da Publya.

Publya é uma empresa investida por fundos?

Não. Nunca precisamos de recursos externos, a empresa teve um crescimento orgânico.

Tamanho da Publya hoje e sua presença no Brasil

A Publya possui aproximadamente 45 funcionários na sede em Florianópolis, que estão distribuídos entre os times de Planejamento Digital, Customer Success, Gestão de Campanhas, Desenvolvimento, Administrativo, Financeiro, Marketing e Pré-Vendas. Além disso, conta com mais de 40 profissionais da área comercial que oferecem os serviços da Publya em todo o Brasil, mantendo um atendimento próximo aos clientes. 

Quais serviços a Publya oferece ao mercado?

Oferecemos serviços de planejamento, operação, acompanhamento e otimização das campanhas de mídia programática, utilizando as principais DSPs do mercado. Além de campanhas de mídia online, como o Facebook, Instagram, Google Adwords, Youtube, Linkedin, Twitter e Waze. Permitindo que agências e anunciantes possam realizar a veiculação de campanhas multicanal através de um único parceiro.

No que esses serviços se diferenciam da concorrência, que é grande no segmento?

Além do planejamento de mídia digital personalizado para cada cliente, contamos com uma operação de atendimento focada em trazer agilidade durante o processo de veiculação das campanhas, atendendo as agências e anunciantes em todos os momentos.
A Publya também possui um núcleo interno focado no desenvolvimento de novas tecnologias para fomentar práticas Data-Driven no processo de compra de mídia, que procura trazer as melhores soluções em tecnologia para que os anunciantes tenham uma operação de compra de mídia completa e descomplicada. 
A todos os anunciantes que veiculam campanhas, a Publya entrega uma DMP (Data Management Platform) integrada à campanha, garantindo maior entendimento do público-alvo impactado e precisão nas ações de marketing. Além da possibilidade de integrar as campanhas de programática com a Scibids, tecnologia de otimização que alia os dados da própria DSP com aprendizado de máquina para aumentar a performance das campanhas.

O AcontecendoAqui já publicou matérias com estudos assinados pela Publya. Quais são as fontes para esses estudos, a metodologia e a quem se destinam?

A equipe de Marketing busca identificar oportunidades de conteúdos entre os segmentos em destaque na Publya, e no mercado como um todo. A produção geralmente engloba o mapeamento de dados públicos e informações relevantes, como desempenho econômico e comportamento do público-alvo, que são associados à experiência da Publya com gestão de campanhas de mídia digital para fornecer insights e estratégias eficientes para as empresas.
No ano passado, além do “Panorama da Mídia Digital”, um estudo baseado em dados internos que apresentava os segmentos afetados pela pandemia no investimento de publicidade online, também foram lançados uma série de estudos exclusivos sobre os segmentos de Educação, Banco e Finanças, Órgãos Públicos, Varejo e Automotivo. 

Como a pandemia impactou a empresa? Queda de faturamento, evasão de clientes, reinvenção, home work e muito mais. Comente sobre isso, sem economia.

Entre os meses de março até maio, a Publya teve uma leve retração nos seus resultados devido ao ajuste orçamentário que a maioria das empresas vivenciaram no auge da pandemia, o que acarretou no cancelamento e/ou redução na procura por campanhas publicitárias. 
A partir do segundo semestre, as datas sazonais e a entrada de novas empresas no ambiente online aumentaram a demanda por soluções de mídia digital, em vista da possibilidade de encontrar novas audiências e divulgar os produtos e serviços das marcas.
Segundo dados do Cemp Meios, o Brasil atingiu R$14.214 bilhões em investimento no setor publicitário em 2020. A Internet foi o único meio com ampliação no share de investimento, atingindo 26,7% e R$ 3.788 bilhões de faturamento. A TV aberta segue detentora do maior share (51,9%), porém teve uma retração de 20,4% em comparação ao ano anterior. Outros meios de comunicação que tiveram recuo no investimento foram: o Rádio (22,3%), Tv por assinatura (30,6%), Out of Home (33,4%) e Jornais (41,2%). 
O aquecimento da mídia digital no mercado publicitário trouxe resultados significativos para a Publya, que fechou o ano de 2020 com crescimento de faturamento de 20% em relação ao ano anterior.

Fale sobre o que vocês tiveram que providenciar para que o time operasse em casa e os processos não tivessem solução de continuidade?

A Publya já possuía um fluxo de trabalho apoiado no ambiente online, utilizando softwares e plataformas em nuvem que garantem o funcionamento das operações de forma compartilhada, com agilidade e segurança. Com a pandemia, todos os colaboradores passaram a realizar suas atividades de forma 100% remota, onde o uso dessas tecnologias foi fundamental para o ganho de produtividade, engajamento e para manter o nível de qualidade dos serviços oferecidos.
A área comercial foi uma das mais impactadas, uma vez que o modelo tradicional de atendimento era baseado em visitas e reuniões presenciais. A equipe se adaptou às vendas através do ambiente online, utilizando ferramentas como o Whatsapp, Google Meet e Zoom, para facilitar o contato com seus clientes e fornecer uma experiência consultiva mesmo que distante.

Quais as vantagens e desvantagens do home office?

Os principais benefícios que identificamos na Publya foram relacionados à economia de tempo, por não haver a necessidade de deslocamento, além do aumento na produtividade, impactando principalmente as áreas que exigem maior concentração, como a Gestão de Campanhas e Customer Success. Entre os desafios, sentimos que o ato de compartilhar experiências, e até mesmo o lançamento de novos produtos e serviços foram impactados. Por mais que a tecnologia cumpra sua função de reduzir barreiras, o modo presencial favorece a agilidade e troca de informações entre as equipes.

Há planos para voltar a operação para um escritório?

Em março deste ano, a Publya completou um ano de atividades em home office, mas ao longo desse período também deixamos o escritório aberto para aqueles que se sentem confortáveis em frequentá-lo durante a semana, ou quando precisam por alguma situação específica. Assim que a pandemia se estabilizar, a ideia é voltar ao escritório talvez com um pouco mais de flexibilidade para que os colaboradores possam retomar o trabalho com segurança.

Quais as novidades para agências e anunciantes em 2021?

A Publya está trazendo novos produtos e serviços este ano, como o Campaign Manager, plataforma do Google para auditoria e mensuração das campanhas de mídia em diferentes canais, e o Studio de Criação, uma nova forma de oferecer os serviços de desenvolvimento de criativos, apoiado em tecnologia. No Studio oferecemos soluções de Desdobramento e DCO - Dynamic Creative Optimization, garantindo maior agilidade no desenvolvimento de peças para campanhas de mídia programática, além do potencial de personalização baseada em dados para impactar os usuários no momento certo, com a mensagem certa. 
Também estamos aprimorando tecnologias internas, como o Sistema de Relatório Proprietário de Dashboard real time, que inclui também um Relatório Final, documento de comprovação de veiculação que emitimos ao final de cada campanha.

Sua mensagem final para os membros da Comunidade AcontecendoAqui.

Segundo uma pesquisa da Statista — Internet Ad Spend Brazil, até 2023, cerca de 83% da mídia online será comprada via programática. A aceleração digital que acompanhamos no ano passado, combinada ao avanço da maturidade das empresas no ambiente online, têm muito a favorecer o mercado programático no Brasil. Ampliando o share de participação e abrindo novas oportunidades para que os anunciantes possam construir estratégias de marketing e publicidade cada vez mais efetivas. A Publya sempre teve como propósito a democratização da mídia online, buscando ajudar agências e anunciantes de todos os portes a estarem no meio digital. 
 

Notícias Relacionadas