Nesta semana noticiamos aqui no portal a estreia da Natura no segmento de perfumaria premium, de nicho, com o lançamento da sua nova linha de Alta Perfumaria. Com fragrâncias para o corpo e para a casa, a marca posiciona a maior expressão da natureza em perfume, com experiências olfativas sofisticadas que combinam ingredientes naturais latino-americanos em perfeita harmonia com ingredientes nobres da perfumaria mundial, para surpreender os sentidos e as emoções.
Essa novidade da Natura chegou ao mercado com uma forte campanha publicitária que visa posicionar os novos produtos: os códigos visuais da campanha foram concebidos a fim de expressar o máximo de sofisticação. Com uma linguagem estética que exalta a origem dos ingredientes, a concentração dos óleos, a escolha do vidro, da tampa e o manuseio dos perfumistas, a comunicação demonstra toda técnica e a maestria por trás do desenvolvimento desses componentes, transmitindo uma sensação de exclusividade e autenticidade. O local escolhido para o evento de lançamento foi a Luciana Brito Galeria, no bairro Jardim Europa, em São Paulo, projetada pelo arquiteto Rino Levi com paisagismo de Roberto Burle Marx.
O AcontecendoAqui conversou com Cláudia Pinheiro* para conhecer pontos da estratégia de marketing que a Natura está implementando para o lançamento de Bothânica e Alta Perfumaria com quem irá disputar espaços no segmento mais sofisticado da perfumaria. Confira o que ela nos disse:
Como a Natura está ajustando suas estratégias de marketing para penetrar no mercado de alta perfumaria?
Cláudia Pinheiro – Na Natura estamos constantemente realizando mapeamentos do mercado, acompanhando os dados e tendências de consumo de cosméticos em geral, para antecipar movimentos das nossas consumidoras. Antes mesmo da publicação de pesquisas que hoje comprovam o crescimento do mercado premium no Brasil, já tínhamos antecipado a tendência de expansão desse nicho, abrindo um espaço e idealizando projetos para que pudéssemos chegar com linhas de produtos voltados para este mercado. No início do ano, lançamos Bothânica, nossa primeira marca de produtos voltados para a casa e agora chegamos com a Alta Perfumaria, para ocupar esse espaço que sabíamos que se abriria.
Como você vê a posição da marca em comparação com outras marcas de luxo já estabelecidas?
Cláudia Pinheiro – Nós temos consciência que estamos ingressando em um mercado onde existem marcas importantes e consolidadas no segmento premium, mas temos a certeza de que a expansão nos garante espaço. Nós temos mais de cinco décadas de história, muita expertise e conhecimento, além de termos nos tornado a marca de cosméticos mais forte do mundo. Nossa disposição e capacidade de entregar produtos autorais, exclusivos e inovadores, que carregam o DNA da Natura e garantem o impacto positivo, nos garante um diferencial e nos oferece uma oportunidade de sermos um player relevante dentro desse segmento.
Como a empresa está inovando no segmento de alta perfumaria e de que maneira essas inovações se conectam com as expectativas de um público mais exigente?
Cláudia Pinheiro – O que faz diferença são algumas escolhas ao longo do processo criativo da Alta Perfumaria: desde a criação das fragrâncias, que são verdadeiras expressões artísticas e foram criadas pela nossa master perfumista in house com os mais renomados perfumistas do mundo todo, até propostas vanguardistas de desenvolvimento de produtos. A marca traz como proposta combinar suas quatro fragrâncias para que o consumidor crie sua própria assinatura olfativa, instigando sua criatividade por meio de uma experiência exclusiva e autoral. Esse processo de combinação de perfume se chama layering e consiste em criar camadas de fragrâncias diferentes, permitindo que o cliente tenha acesso a novas e múltiplas possibilidades de combinações. Nós também criamos um perfume em óleo, que propõe um novo gestual na perfumação, com formato conta gotas, toque aveludado, rápida absorção e longa duração. São inovações que vão ao encontro dos desejos de um público nichado, que tem cada vez mais conhecimento sobre a perfumaria, se tornando verdadeiros experts no assunto, como já ocorreu com o skincare e chegamos preparados para atendê-los.
Quais tecnologias estão sendo empregadas para garantir que as fragrâncias da Natura no segmento de alta perfumaria sejam ao mesmo tempo inovadoras e sustentáveis?
Cláudia Pinheiro – Nós desenvolvemos a nova linha de perfumaria com o intuito de representar a Natura em sua máxima potência, portanto ela carrega todos os valores e nosso jeito de desenvolver produtos. O segredo do ineditismo da Natura está justamente na valorização de nossas raízes e todo nosso trabalho com as comunidades na Amazônia, com foco na conservação e regeneração da floresta, por meio de boas práticas de manejo e toda uma atuação pela qual a empresa já é reconhecida internacionalmente – este ano fomos reconhecidos como uma das três empresas mais sustentáveis do mundo pela pesquisa “Sustainability Leaders 2024”, da GlobeScan. Nosso modelo de negócio nos permitiu a criação de óleos essenciais exclusivos da etnobotânica latino-americana, que estão presentes nas fórmulas das fragrâncias da Alta Perfumaria da Natura, combinados com ingredientes célebres da perfumaria clássica mundial. Além disso, os frascos dos produtos possuem vidro reciclado, já a parte plástica interna das tampas possui 100% de material reciclado e a madeira presente nas embalagens é proveniente de reflorestamento certificado. Os frascos também podem e devem ser utilizados para fins decorativos, porque foram pensados com a possibilidade de reaproveitamento. Eu poderia elencar inúmeras práticas que são conduzidas de forma respeitosa e harmoniosa com a natureza, porque elas estão no DNA da Natura e fazem parte do nosso modelo de negócio, por isso não seria diferente com a Alta Perfumaria.
Quais são as metas e expectativas da empresa para esse segmento nos próximos cinco anos, especialmente em relação à expansão internacional?
Cláudia Pinheiro – Nossas expectativas são muito altas. Há um grande investimento da companhia no segmento premium, acompanhando as tendências do mercado de perfumaria e cosméticos em geral. Este ano estamos conquistando nosso espaço nessa fatia por meio do lançamento de duas grandes marcas, Bothânica e Alta Perfumaria, por meio do varejo e do e-commerce, canais de vendas que pretendemos expandir substancialmente nos próximos anos.
*Claudia Klingelfus Pinheiro – Executiva sênior, com mais de 25 anos de carreira na Natura, onde atualmente lidera a área global de Perfumaria em Gestão da Inovação & Marketing. Responsável por marcas icônicas como Kaiak, Luna e Humor, tem sido uma força motriz na inovação e reposicionamento de produtos, sempre com um olhar atento à sustentabilidade.
Sob sua gestão, a linha Ekos se destacou pela união da natureza com a ciência, promovendo a biodiversidade amazônica e garantindo comércio justo com as comunidades ribeirinhas, o que resultou no Prêmio da ONU – Champions of the Earth.
Além disso, Claudia liderou o lançamento da Alta Perfumaria Natura, elevando a marca a novos patamares de sofisticação e exclusividade. Sua expertise em sustentabilidade é refletida em cada projeto, evidenciando seu compromisso com o impacto positivo e a transformação do mercado. Mãe de Maria Clara e Lucas, acredita que seu papel como líder e mãe se complementam, trazendo equilíbrio e inspiração para sua vida pessoal e profissional.