Publicidade
ENTREVISTA | Caio Cunha, Presidente da WSI Master Brasil
22 de Dezembro de 2021

ENTREVISTA | Caio Cunha, Presidente da WSI Master Brasil

O Marketing Digital e a sua importância para os negócios em 2022

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

O AcontecendoAqui apresenta para sua Comunidade uma entrevista com o conceituado empresário Caio Cunha sobre o universo do Marketing Digital. Perguntamos a ele “o que é Marketing Digital?” – Uma publicação nas redes sociais, de fato, não é; “Por que é importante para as marcas terem ao seu lado especialistas em Marketing Digital” – O volume de atividades de marketing digital disponíveis é gigantesco. Saber escolher certo é importante.

Sua empresa lançou recentemente o livro Digital Minds, uma obra com 400 páginas que ensina as mais novas estratégias de marketing digital presentes no mercado. Objetivo da publicação é auxiliar empreendedores em meio ao acelerado processo de digitalização que vive o mercado global.

A Entrevista

Há profissionais e empresas que dizem fazer marketing digital, mas não passam de posts no Facebook e Instagram. O que é marketing digital?

Marketing digital é muito mais do que simplesmente criar conteúdo nas mídias sociais. As soluções de marketing digital são muito mais amplas do que isso e dependendo dos objetivos das empresas elas podem adotar uma variedade imensa de soluções.
O mundo está se digitalizando muito e por isso as empresas precisam navegar no mundo digital em vários caminhos. Cada caminho é como se fosse uma solução digital.
Vejamos: Os objetivos das empresas podem ser 1. Usar o marketing digital para atrair mais oportunidades de negócio, ou 2. Usar o marketing digital para fortalecer a sua marca e se tornar mais conhecido no mundo digital, ou 3. Simplesmente se comunicar com o público nas mídias para conversar e trocar conhecimentos, tirar dúvidas, etc. Dependendo de qual o objetivo da empresa ela deve seguir caminhos distintos nas mídias sociais.
Temos muitas soluções de marketing digital, e mais de 8000 plataformas ou ferramentas que ajudam as empresas a adotarem métodos diferenciados para gerar os resultados buscados.
As técnicas digitais são muitas também e você precisa adotá-las para conseguir atrair o público certo na hora certa. Por exemplo, SEO é uma metodologia para ajudar a melhorar o posicionamento do seu site nas plataformas de mídia paga, por exemplo.
Conteúdo também é outro exemplo de atividades no digital que atrai muito público na busca de conhecimento, esclarecimento de dúvidas, resolução de problemas e muito mais.
Trabalhos de marketing digital no site de uma empresa também é essencial para ele aparecer no google ou outras plataformas.
Isso tudo e muito mais se interagem ajudando as empresas e conversarem com seu público alvo para estarem presentes nos momentos de tomada de decisão de seu público.
E tem muito mais.

 

O marketing digital ganha, cada vez mais, importância para alavancar os negócios? Por quê?

O mundo todo está caminhando para o digital. Antes da pandemia as empresas já tinham isso claro em seus planos. Mas previam fazer essa transição ao longo de 3 a 5 anos. Com a pandemia, o público acelerou muito isso e as empresas se viram obrigadas a mudar para o digital muito mais rápido. O público foi muito na busca do digital como meio de se comunicar com seu público e pesquisar e buscar seus desejos e atendimento às suas dores.
O público dedica mais da metade e menos de ¾ do seu tempo navegando no digital pesquisando produtos, lendo comentários, trocando figurinhas, sem querer conversar com um vendedor. Só depois desse tempo que ele pensa em ir atrás da empresa para comprar. Sendo assim, se a empresa não estiver no digital durante esse tempo que o público está navegando no digital, a probabilidade dele te procurar quando for hora de falar com um vendedor é bastante remota.

 

Qual o primeiro passo para começar a implementar o marketing digital na empresa?
O primeiro passo é fazer um planejamento de marketing digital. Essa é uma atividade bastante rápida, mas valiosa para assegurar que você analisou todos os pontos críticos para o seu sucesso no marketing digital.
Por exemplo, você precisa entender os objetivos da empresa, seus planos de expansão e as tendências do mercado para que a sua comunicação no digital siga esse mesmo caminho.
Você precisa analisar seus concorrentes que está no digital. Muitas vezes os concorrentes no digital não são os mesmos concorrentes do local físico de sua loja ou empresa. O mundo digital é muito amplo e pode incluir concorrentes de várias partes do mundo, por exemplo. Analisando seus concorrentes você também consegue ver as suas forças e os diferenciais que eles mostram e apontar como você vai querer se mostrar no mercado. Sabendo ressaltar as suas diferenças frente a eles.
Você precisa detalhar as características do seu público-alvo. O digital permite você ser bem mais seletivo na sua atividade de marketing apontando bem mais direcionado ao público-alvo ideal.
As técnicas digitais também são muitas, então esse planejamento permite você a definir as melhores técnicas e aquelas que vão encontrar seu público-alvo nas mídias sociais mais propícias.

 

As pessoas estão cada vez mais digitais. As empresas precisam alcançar essa transformação. Como fazê-lo?
Sem dúvida. A melhor forma de fazê-lo com sucesso é estabelecer umas políticas própria internas na empresa. Essas políticas ou normas tem que vir de cima. Diretoria da empresa precisa “vestir a camisa”. Ela tem que dar o exemplo. Hoje os executivos das empresas estão muito mais conscientes dessa importância e estão indo por esse caminho para conseguir fazer a empresa toda seguir o caminho do digital.

 

Quais são as outras ferramentas, além das redes sociais, para melhorar o desempenho da empresa na internet?
Alguns exemplos estão citados na primeira pergunta. Mas aqui vai uma lista:
a. Site
b. Links patrocinados
c. Mídias sociais
d. SEO
e. Conteúdo
f. E-mail marketing
g. Inbound marketing – metodologia de atração do público
h. Geração de leads via metodologias de outbound (campanhas de e-mails)
i. Analytics – usar de métricas para medir a performance e melhor os resultados
j. Inteligência artificial – aproveitar o volume de dados disponíveis. Usar de IA para melhorar os resultados e qualificar melhor esses dados e assim atender melhor às necessidades e desejos dos seu público-alvo.

 

Como a publicidade pode furar as bolhas de comportamento?
A publicidade age em todas as plataformas e ferramentas de comunicação digital. Com as soluções inovadoras como IA você pode ser bastante específico e atingir o público exato, no momento exato e com a mensagem exata.

 

É necessário acompanhar as métricas? Por que?
Sem dúvida. No digital tudo é mensurável. Logo, você tem nas mãos um acúmulo de dados que é material muito valioso. Você usar dessas informações para medir os resultados e melhorar a cada momento. Como tudo é mensurável você pode ir melhorando sempre, e causando uma performance cada vez melhor. O que é ruim e não dá resultado, descarta. O que está mostrando resultado, intensifica, e vai aprimorando.

 

Quais diferenças que consultar um especialista podem fazer? Em quais etapas?
A consultoria de um especialista em marketing digital sempre é útil. Como falamos, o volume de atividades de marketing digital disponíveis é gigantesco. Saber escolher certo é importante para não perder tempo nem desperdiçar recursos. A escolha correta de atividades digitais pode acarretar em investimentos com retornos bastante elevados, na casa dos 80% a 90%, por exemplo.
Agora, trabalhar no digital na base de tentativa e erro pode gerar muito prejuízo e um retorno negativo.
As soluções digitais ideias são sempre uma combinação das melhores considerando todos os fatures apontados numa análise minuciosa. Saber escolher essas atividades é uma vantagem que uma consultoria especializada em marketing digital possui.

Caio Cunha, co-Fundador da WSI Consultoria e membro do Global WSI Internet Consultancy Advisory Board. Com mais de 25 anos de experiência na indústria de tecnologia, atingiu cargos executivos de alto nível, em grandes empresas multinacionais como PWC (com clientes IBM e Unisys), SAP e Hitachi Data Systems, no Brasil e no exterior. Ao longo de sua carreira, participou em programas de desenvolvimento profissional em universidades como a Stanford University, na Califórnia, e no IMD Internacional, na Suíça. Tem MBA em finanças pelo IBMEC e é graduado em Administração de Empresas pela PUC, com dois anos na Roosevelt University, em Chicago.

Publicidade
Publicidade