ENTREVISTA | Adeliana Dal Pont, presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM 

06 de Novembro de 2017

Prefeita reeleita de São José, quarto maior município de Santa Catarina, Adeliana Dal Pont, presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, conversou com o portal Acontecendo Aqui sobre a importância da comunicação na administração municipal. O tema estará em pauta durante o 2° Seminário Catarinense de Comunicação Pública, promovido pela FECAM, que acontecerá entre 22 a 24 de novembro, em Florianópolis.
 
 

Como gestora, qual sua avaliação da importância da comunicação em órgãos públicos?
 
A comunicação é fundamental para as administrações municipais. É nossa obrigação prestar contas do que fazemos e é a comunicação a responsável por isso, por dar transparência aos atos e às ações da gestão pública, contribuindo assim para a formação de uma sociedade mais crítica e conhecedora do que acontece à sua volta, de tudo que é feito em seu favor. 
Dessa forma, a importância da comunicação pública vai muito além da informação dos acontecimentos, ela se torna base da cidadania.  A prestação de serviço na área da comunicação, sobretudo com o advento das redes sociais, ajuda a fortalecer a relação entre moradores e poder público municipal.

 

Quais os destaques do evento que a FECAM promoverá?
 
Com a velocidade da informação de hoje e as possibilidades de interatividade das novas mídias, um dos destaque do evento será o painel sobre Como potencializar a presença dos órgãos públicos nas redes sociais.  Um dos cases que será apresentado é do Senado Federal, que tem as redes com maior alcance orgânico do país, outro é do Ministério do Turismo, que têm como diferencial conteúdos que geram engajamento e interação; e da Assembleia Legislativa de SC (Alesc), reconhecida pelas inovações na forma de se comunicar com os cidadãos.
Teremos ainda a participação do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União e do Ministério Público de Santa Catarina que repassarão informações legais sobre Transparência e o Princípio da Impessoalidade, aspectos primordiais na comunicação pública. Criatividade, marketing estratégico, gestão de crise, turismo como pauta municipal serão outros assuntos abordados. Além disso, haverá a possibilidade de aproximação entre assessores de comunicação e jornalistas de veículos de imprensa.

 
Por que promover um evento como esse?
 
Nosso principal objetivo é contribuir para a profissionalização da comunicação pública em Santa Catarina. Precisamos fortalecer essa área porque ela é a que faz a interlocução com a sociedade, incentivando práticas cidadãs e democratizantes. Principalmente com a facilidade de hoje na interação com a sociedade, em suas diversas linguagens, a comunicação pública tem um aspecto dos mais importantes dentro de uma gestão, que é o de avançar no incentivo à participação da população nos assuntos públicos e na consolidação da democracia.

 

Mais informações e inscrições sobre o evento em  www.fecam.org.br ou direto no link https://goo.gl/vmRE1s