Publicidade
Desafios, Superação, Cenários, por Mariana Baima, diretora da Primeira Via  Comunicação
21 de Janeiro de 2022

Desafios, Superação, Cenários, por Mariana Baima, diretora da Primeira Via Comunicação

As agências precisaram se reinventar e inovar. Com isso, o mercado todo ganha.

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Caro leitor,
Desde os primeiros anos de vida o AcontecendoAqui compartilha com a Comunidade AcontecendoAqui as perspectivas de gerentes e diretores de empresas que compõem os ecossistemas do Marketing e da Comunicação em Santa Catarina. Nossa série está mostrando as reflexões sobre 2021 e os cenários para 2022 na visão dos profissionais convidados.

Hoje, a convidada é a jornalista Mariana Baima, diretora da Primeira Via Comunicação

Publicidade

 

Quais os maiores desafios e aprendizados em 2021?

Se 2020 trouxe um cenário de muitas incertezas, em 2021 ficou um aprendizado certeiro: é preciso ter agilidade para a adaptação. Isso em todas as esferas, desde a forma como nos relacionamos, até a oferta de serviços e produtos. Sempre digo que o ser humano tem uma capacidade incrível de adaptação, isso faz parte da nossa história evolutiva. Mas quando estamos sob pressão de um ambiente mais hostil, essa capacidade é potencializada e torna-se transformadora. E foi isso que aconteceu por aqui na Primeira Via, passamos por adaptações transformadoras.

 

O que mudou na estrutura e modelo de trabalho da Primeira Via?

O modelo de trabalho remoto veio para ficar. Hoje adotamos o híbrido com muita flexibilidade para os colaboradores. Mantemos a nossa sede em Florianópolis, mas temos pessoas na equipe trabalhando de outras cidades.

Também conseguimos estruturar melhor os núcleos de Assessoria de Imprensa e Marketing Digital com pessoas dedicadas full time para cada núcleo. E adotamos práticas da metodologia ágil que ajudaram na gestão das entregas e melhoria da rotina de trabalho da equipe.

Quais as novidades na oferta dos serviços prestados pela Primeira Via?

Em 2021 focamos em duas frentes: ampliar a oferta de serviços para o mercado e consolidar projetos internos para os colaboradores visando o crescimento pessoal e profissional.

Para o mercado, iniciamos a produção de podcasts e de conteúdo 100% focado para o LinkedIn. O primeiro podcast foi o da Certified Humane, cliente que já atendemos desde 2016, e trouxe um grande desafio: fazer um podcast em 3 idiomas – português, inglês e espanhol. A organização tem atuação no Brasil, América Latina e Ásia e o podcast traz convidados de diferentes países. Trabalhamos muito no planejamento e formatação e lançamos o primeiro episódio em julho. O podcast está disponível no Spotify e no Youtube, neste último com legendas sempre nos outros 2 idiomas.

O segundo podcast foi o eXanalógicos, projeto da Primeira Via que traz à tona uma discussão fundamental: a inserção da geração X no mercado de trabalho no mundo digital. Lançamos o projeto no final do ano no Spotify, Youtube e redes sociais trazendo entrevistas e conteúdo para debater o assunto, além de histórias inspiradoras de “eXanalógicos” que superaram as barreiras digitais e têm muito sucesso em suas trajetórias profissionais. É um projeto que tenho muito orgulho e espero que possa ajudar muita gente desta geração.

Internamente, consolidamos uma agenda de projetos que proporcionam o desenvolvimento da equipe tanto profissional quanto pessoal, como o Café com Info, o 1via Eduka, o Comunicação em Pauta e o Reunir com Sabor. São projetos que trazem conteúdos diversos, mas principalmente nos quais a equipe exerce habilidades como liderança e autoconhecimento de uma forma leve e prazerosa.

Quais cenários você visualiza para 2022?

A pandemia revolucionou a forma como as empresas se comunicam e isso foi muito positivo para a comunicação corporativa de forma geral. As agências precisaram se reinventar e inovar. Com isso, o mercado todo ganha. O ano de 2020 foi o estopim para acelerar essa mudança, mas o ciclo continua e vejo 2022 como um ano de consolidação das agências que entenderam isso e conseguiram de fato entregar mais resultados com inovação.

Como você está preparando a EMPRESA para 2022?

Este ano será de consolidação de várias iniciativas que começaram em 2021, como os podcasts e ações de RP e comunicação interna. Vamos ampliar a participação e promoção em eventos e iniciamos um projeto grande de mentoria para desenvolvimento da equipe.

Publicidade
Publicidade