Caro leitor,
Desde os primeiros anos de vida o AcontecendoAqui compartilha com a Comunidade AcontecendoAqui as perspectivas de gerentes e diretores de empresas que compõem os ecossistemas do Marketing e da Comunicação em Santa Catarina. Nossa série está mostrando as reflexões sobre 2021 e os cenários para 2022 na visão dos profissionais convidados.
Hoje, a convidada é a jornalista Mariana Baima, diretora da Primeira Via Comunicação
Quais os maiores desafios e aprendizados em 2021?
Se 2020 trouxe um cenário de muitas incertezas, em 2021 ficou um aprendizado certeiro: é preciso ter agilidade para a adaptação. Isso em todas as esferas, desde a forma como nos relacionamos, até a oferta de serviços e produtos. Sempre digo que o ser humano tem uma capacidade incrível de adaptação, isso faz parte da nossa história evolutiva. Mas quando estamos sob pressão de um ambiente mais hostil, essa capacidade é potencializada e torna-se transformadora. E foi isso que aconteceu por aqui na Primeira Via, passamos por adaptações transformadoras.
O que mudou na estrutura e modelo de trabalho da Primeira Via?
O modelo de trabalho remoto veio para ficar. Hoje adotamos o híbrido com muita flexibilidade para os colaboradores. Mantemos a nossa sede em Florianópolis, mas temos pessoas na equipe trabalhando de outras cidades.
Também conseguimos estruturar melhor os núcleos de Assessoria de Imprensa e Marketing Digital com pessoas dedicadas full time para cada núcleo. E adotamos práticas da metodologia ágil que ajudaram na gestão das entregas e melhoria da rotina de trabalho da equipe.
Quais as novidades na oferta dos serviços prestados pela Primeira Via?
Em 2021 focamos em duas frentes: ampliar a oferta de serviços para o mercado e consolidar projetos internos para os colaboradores visando o crescimento pessoal e profissional.
Para o mercado, iniciamos a produção de podcasts e de conteúdo 100% focado para o LinkedIn. O primeiro podcast foi o da Certified Humane, cliente que já atendemos desde 2016, e trouxe um grande desafio: fazer um podcast em 3 idiomas – português, inglês e espanhol. A organização tem atuação no Brasil, América Latina e Ásia e o podcast traz convidados de diferentes países. Trabalhamos muito no planejamento e formatação e lançamos o primeiro episódio em julho. O podcast está disponível no Spotify e no Youtube, neste último com legendas sempre nos outros 2 idiomas.
O segundo podcast foi o eXanalógicos, projeto da Primeira Via que traz à tona uma discussão fundamental: a inserção da geração X no mercado de trabalho no mundo digital. Lançamos o projeto no final do ano no Spotify, Youtube e redes sociais trazendo entrevistas e conteúdo para debater o assunto, além de histórias inspiradoras de “eXanalógicos” que superaram as barreiras digitais e têm muito sucesso em suas trajetórias profissionais. É um projeto que tenho muito orgulho e espero que possa ajudar muita gente desta geração.
Internamente, consolidamos uma agenda de projetos que proporcionam o desenvolvimento da equipe tanto profissional quanto pessoal, como o Café com Info, o 1via Eduka, o Comunicação em Pauta e o Reunir com Sabor. São projetos que trazem conteúdos diversos, mas principalmente nos quais a equipe exerce habilidades como liderança e autoconhecimento de uma forma leve e prazerosa.
Quais cenários você visualiza para 2022?
A pandemia revolucionou a forma como as empresas se comunicam e isso foi muito positivo para a comunicação corporativa de forma geral. As agências precisaram se reinventar e inovar. Com isso, o mercado todo ganha. O ano de 2020 foi o estopim para acelerar essa mudança, mas o ciclo continua e vejo 2022 como um ano de consolidação das agências que entenderam isso e conseguiram de fato entregar mais resultados com inovação.
Como você está preparando a EMPRESA para 2022?
Este ano será de consolidação de várias iniciativas que começaram em 2021, como os podcasts e ações de RP e comunicação interna. Vamos ampliar a participação e promoção em eventos e iniciamos um projeto grande de mentoria para desenvolvimento da equipe.