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7 Perguntas Para Olavo Pereira Oliveira, Diretor da SOAP.
09 de Setembro de 2013

7 Perguntas Para Olavo Pereira Oliveira, Diretor da SOAP.

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olavo-pereira-oliveiraAcontecendoAqui entrevistou o catarinense Olavo Pereira Oliveira, Diretor da SOAP, empresa especializada em apresentações de impacto. Ele está à frente do workshop Super Apresentações, em parceria com a Clear Educação e Inovação, dia 13 próximo, no Majestic Palace Hotel. Saiba mais sobre o trabalho da SOAP na entrevista exclusiva que Olavo concedeu ao Acontecendoaqui.

 

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AcontecendoAqui – Qual a importância estratégica de uma boa apresentação?

Olavo Oliveira – Uma apresentação deve ser encarada como um momento decisivo. A conquista de um cliente, o investimento em um negócio, a implementação de um projeto, a oportunidade de uma nova carreira são exemplos do que pode estar em jogo durante aqueles minutos em que você se apresenta perante uma audiência. Por isso, deve ser encarada como uma mídia importante para a qual você se planeja. Que história você vai contar, que ferramentas vai utilizar para te ajudar e, principalmente, o que você espera que sua audiência faça após a apresentação são questões importantes para se levar em conta nesse planejamento.

AAqui – Quais os erros mais comuns em apresentações?

O. O. – O principal é acreditar que o PowerPoint ou qualquer ferramenta similar é que deve fazer o trabalho de se apresentar por você. A partir daí, é que as pessoas começam a achar que se constrói uma apresentação escrevendo textos e enumerando bullet-points em slides. Ou pior, copiando e colando slides de outras apresentações. Por acaso o diretor de cinema começa o filme com a câmera na mão? Ou editando cenas de outros filmes com temas similares ao que ele quer produzir? Não, tudo começa no roteiro, no papel em branco. Isso serve para filmes e deve servir também para apresentações.

 

AAqui – Para fazer uma apresentação de impacto é necessário ter domínio de tecnologias? Quais? 

O. O. – Se há alguma ferramenta imprescindível para começar uma boa apresentação, essa deve ser o Word. É ali que boa parte da apresentação é desenvolvida, com um roteiro que tenha início, meio e fim. Uma história que desperte o interesse da audiência para o assunto e o mantenha até o fim, gerando entendimento e conexão emocional com essas pessoas. Com um bom roteiro que esteja na cabeça do apresentador, dá para considerar a apresentação pronta. A partir daí, se for utilizar slides, é desejável que eles funcionem como um bom suporte visual, com imagens que se complementem ao discurso do apresentador. Apresentação é uma mídia audiovisual, sendo que o áudio está com o apresentador e o visual está na tela. Ao colocarmos muito texto na tela e ler slides, desperdiçamos o potencial dessa mídia.

 

AAqui –  Apresentações são feitas por pessoas. Que dicas a SOAP pode dar para quem é tímido ou nunca fez uma grande apresentação? 

O. O. – Talvez a mais importante ferramenta de uma apresentação seja o próprio apresentador. Sua postura, voz, gestos, olhar e segurança ao falar em público são os elementos essenciais para transmitir emoção, confiança e credibilidade à audiência. Ainda não foi criado um PowerPoint com essa mesma capacidade. Falar em público é um dos maiores medos da humanidade e eu nunca conheci alguém que não fique nervoso antes de uma apresentação. A principal dica que eu daria, especialmente para quem tem essa dificuldade, é treinar, mesmo que de frente para o espelho. Assim, a história entra na cabeça, não pela decoreba, mas de forma natural. Que o diga Steve Jobs, que treinava no mínimo 8 horas antes de apresentar um novo produto.

 

AAqui – O que você diria para quem costuma pedir ao Estagiário que faça as apresentações?

O. O. – Não há nada de errado em envolver o Estagiário no desenvolvimento de uma apresentação. Mas não pode ser delegado a ele a completa responsabilidade por todo o processo. Há decisões que precisam ser tomadas desde a definição do objetivo, das principais mensagens a serem comunicadas, de como a história será contada, até as informações de sustentação que precisam ser inseridas. E essas decisões precisam estar nas mãos do apresentador. Torna-se um irresponsável aquele que conhece a apresentação somente na hora em que vai subir ao palco. É o mesmo que pedir ao Estagiário que monte todo um Plano de Mídia e ir para o cliente aprová-lo sem nem tê-lo revisado.

 

AAqui – O que você pode falar sobre o workshop em parceria com a Clear Educação e Inovação?

O. O. – Apresentações tomam boa parte do nosso tempo de trabalho no dia-a-dia e saber fazê-las é uma habilidade cada vez mais exigida, do estagiário ao líder de uma empresa. O workshop “Super Apresentações” surgiu para ajudar esses profissionais a sofrerem menos e conseguir O workshop ajuda as pessoas a aumentarem suas chances de sucesso nos momentos decisivos de apresentações.

 

AAqui – Quais são os planos da Soap para região Sul?

O. O. – A SOAP já desenvolveu mais de 10 mil apresentações em 10 anos de atuação e esse ainda é o nosso carro-chefe. Desde o lançamento do livro “Super Apresentações” em 2011, tem crescido também a nossa frente educacional com palestras e workshops abertos e in company. Na região Sul, essa é uma forma de projetar nossa marca e por isso, temos intensificado a promoção de workshops abertos, como esses que estamos realizando em Florianópolis numa bem-sucedida parceria com a Clear Educação. Tem dado certo ao abrir portas para outros serviços nas empresas e, por isso, novos workshops serão realizados em breve.

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