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7 Perguntas Para Octávio Lebarbenchon, Diretor de Gestão Comercial, Marketing e Relacionamento da Unimed
22 de Setembro de 2013

7 Perguntas Para Octávio Lebarbenchon, Diretor de Gestão Comercial, Marketing e Relacionamento da Unimed

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octavio_1As sete perguntas do AcontecendoAqui desta semana vão para Octávio Lebarbenchon, Vice-Presidente e Diretor de Capacitação da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing em Santa Catarina (ADVB/SC). O executivo, que também atua como Diretor de Gestão Comercial, Marketing e Relacionamento da Unimed Grande Florianópolis e professor titular das cadeiras de marketing, gestão de serviços e ética da Universidade do Estado de Santa Catarina, falou com exclusividade ao Portal sobre qualificação e a importância da atualização profissional no mercado de negócios. Recentemente, a ADVB/SC assinou convênio com a UnisulVirtual para levar cursos de extensão para empresários e executivos de todo o estado, e mantém parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul) e com o Instituto de Capacitação e Treinamento de Florianópolis (ICT).

 

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AcontecendoAqui – Em um mercado que está em constante transformação, como o de marketing e vendas, em que a todo momento surgem novas ferramentas para conquistar e fidelizar clientes, qual a importância da constante atualização para profissionais que atuam neste setor?

 

Octávio Lebarbenchon – O profissional seja de que área for tem que estar conectado, lembrando que o mundo não dorme, ou melhor, uns dormem, outros acordam e assim as inovações, as novas ideias, surgem a todo o momento. Por isso e, ainda mais forte no mundo de marketing e vendas, onde a conexão com o mercado é a razão da própria existência, a atualização integral de conhecimentos e aptidões se faz necessário para que possamos manter nossas organizações nos desejos e sonhos dos clientes.

 

AAqui – Em quais habilidades o profissional deve focar sua qualificação para se manter ou para manter a empresa competindo no mercado?

 

OL – Em um mundo tão interconectado, o novo profissional deve ter dentre diversas habilidades, uma grande capacidade de se comunicar, tem que ser um habilidoso negociador, deve saber liderar pessoas e ideias, e também deve saber utilizar as principais ferramentas da administração de forma ética e transparente.

 

AAqui – A modalidade de educação a distância (EaD) tem sido muito procurada, principalmente por pessoas que têm dificuldade em se deslocar até a instituição de ensino, por falta de tempo ou pela distância. Quais as vantagens deste tipo de ensino e como o aluno deve se comportar para manter o nível do aprendizado longe da presença do professor?

 

OL – A educação a distancia tem sido em todo mundo, em especial nas grandes economias mundiais, um dos principais fatores de evolução destas sociedades. O fato de poder, em um mesmo tempo, conectar diferentes pessoas, em diferentes locais e com uma enorme gama de temas, permite que rapidamente um conhecimento ainda distante para alguns possa ser aplicado e aprendido por muitas pessoas. Torna mais ágeis muitos processos burocráticos de educação que ainda temos hoje em algumas universidades.

 

AAqui – A ADVB/SC mantém várias parcerias com instituições de ensino para oferecer capacitação aos empresários e executivos catarinenses, de forma presencial e agora também à distância, por meio da UnisulVirtual. Qual importância de uma entidade como a ADVB incentivar a qualificação específica para o seu setor de atuação? Fale mais a respeito e sobre estas parcerias.

 

OL – Um dos pilares da ADVB é a capacitação a formação de profissionais éticos e comprometidos com este novo mundo e com tantas e novas oportunidades. Temos uma parceria forte com a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), escola reconhecida no mundo da educação e, agora, estamos ampliando nossos horizontes com uma parceira da importância da Unisul com o ensino a distancia. Formar melhores profissionais de vendas e marketing tem sido quase nossa obseção. Desejamos um mundo mais solidário, integrado e ético. Acreditamos que esta nova parceria nos fará alcançar com mais rapidez estes objetivos.

 

AAqui – A entidade participa do desenvolvimento dos cursos junto às instituições ou então sugere novas temáticas de aprendizado de acordo com a demanda do mercado?

 

OL – A ADVB esta juntamente com a Unisul formatando os cursos, pois temos noção da demanda e nossa entidade conhece as necessidades do mercado, pois nossos homens e mulheres ligados a marketing e vendas tem nos trazido os seus desejos. Com a Unisul que tem a expertise do como fazer, nos unimos, e assim estamos co-criando, de tal maneira que possamos ser o mais assertivo ao desejo do mercado.

 

AAqui – Como professor universitário, autor de um livro sobre ferramentas de gestão e executivo de marketing de uma grande empresa, você concorda que, além da atualização, o relacionamento empresarial, com troca de experiências práticas e vivência de mercado, também é fonte de bons negócios?

 

OL – Esta pergunta nos remete a uma boa reflexão, qual seja ‘como fazer bons e duradouros negócios se não pela confiança entre as pessoas’? O relacionamento é uma ferramenta de negócios, uma ferramenta de gestão, pois pode permitir que a frise dos papeis ou mesmo da tecnologia, possa ser rompida com a crença dos valores que unem as pessoas, fazendo com que discursos prontos desapareçam e novas oportunidades possam surgir. Os produtos e serviços são mutáveis e podem ser substituídos, as pessoas e seus relacionamentos permitem perenizar as relações humanas e empresariais.

 

AAqui – A ADVB também promove grandes eventos, fóruns e encontros entre empresários, muito abertos também para não associados e jovens empreendedores. Além da Grande Florianópolis, a entidade tem levado estes eventos para todo o Estado. Como você vê esta regionalização?

 

OL – Outro pilar de nossa entidade é o reconhecimento. Por isso fazemos questão de promover, incentivar, prospectar e executar eventos que possam trazer experiências e vivências de sucesso empresariais para toda a sociedade. Muitas vezes precisamos contar estas historias para que possamos entender o sucesso de pessoas e organizações. Um estado tão singular e especial como Santa Catarina não pode e nem deve estar concentrado em uma ou outra região. Tive a oportunidade de conhecer muitas regiões, do sul ao norte, do oeste ao litoral, do planalto aos vales catarinenses. Posso afirmar que temos experiências de sucesso em todo estado e por isso fazemos questão de levar estes eventos de reconhecimento e nossa ação de formação da forma mais ampla possível. A regionalização é nossa meta para que juntos possamos aprender e tornar Santa Catarina um estado ainda mais importante para o país e para o mundo.

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