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7 Perguntas Para Flávio Eduardo Vasconcellos Martins, coordenador da área de Educação Executiva da ESPM-SUL
16 de Fevereiro de 2012

7 Perguntas Para Flávio Eduardo Vasconcellos Martins, coordenador da área de Educação Executiva da ESPM-SUL

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Flavio-EduardoAcontecendoAqui entrevistou o coordenador do curso oferecido na parceria entre a ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing e a ADVB/SC, professor Flávio Eduardo Vasconcellos Martins. Mestre em Gestão Empresarial e pós-graduado em Marketing, participou de cursos de extensão na área de gestão e vendas na Europa e Estados Unidos. É professor, pesquisador e coordenador da área de Educação Executiva da ESPM-SUL. Desenvolve pesquisa pelo Centro de Altos Estudos da ESPM sobre estratégias competitivas e também é consultor empresarial. As aulas do curso de Pós-Graduação em Marketing Estratégico oferecido na parceria ESPM-Sul e ADVB/SC começam dia 24 de março. Entre as disciplinas oferecidas estão Liderança e Gestão de Equipes, Pesquisa de Marketing, Branding, Distribuição e Vendas, Gestão da Comunicação com o Mercado, Marketing Digital e Finanças e Gestão de Preços.

A ESPM Sul está completando 25 anos de atuação com sua sede em Porto Alegre. Da sua chegada até os dias atuais, quais pontos o senhor desatacaria na trajetória da Escola no Sul do País?
A ESPM introduziu o conceito de Marketing no Brasil e posteriormente no Rio Grande do Sul. Fomos a primeira faculdade a oferecer cursos nessa área, através de profissionais do centro do país que tinham familiaridade com o tema através da experiência em multinacionais. Essa foi sem dúvida a maior colaboração da ESPM para arejar o pensamento da gestão no Sul do Brasil, oferecendo a perspectiva dos negócios voltada a mercados e não a produtos.
Qual é o portfólio oferecido por ela atualmente, a quantidade de alunos nos principais cursos e sua abrangência na Região Sul?
Hoje são quase 20 mil alunos distribuídos nas sedes de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, em cursos de Graduação (Publicidade, Administração, Design Relações Internacionais e Jornalismo) de Pós Graduação (nas áreas de comunicação e negócios) e Extensão.
A ESPM Sul assinou recentemente um convênio com a ADVB/SC para a oferta de um curso de pós graduação no Estado. Qual a importância desse tipo de parceria e o que vocês tem a oferecer aos alunos de SC?    
A ADVB-SC é um parceiro estratégico visto ser uma associação sem fins lucrativos, como a ESPM. As duas instituições têm em sua missão o desenvolvimento de pessoas através de um ambiente mais competitivo e profissional. E é com essa intenção que hoje oferecemos o programa de Pós Graduação em Santa Catarina: queremos desenvolver os melhores profissionais para ajudar as empresas e entidades públicas e privadas a desempenhar melhor o seu papel social e organizacional.
Quais os maiores desafios do profissional que atua na área de marketing das empresas, o chamado geração x? 
Devem estar atentos às rápidas mudanças impostas pela nova economia de informação. Sabe-se que em 25 anos 75% do que será consumido ainda não foi inventado. Os mercados tendem a evoluir e o Brasil e Santa Catarina estão vivendo uma excelente fase em termos econômicos. Os profissionais que investirem hoje em sua formação estarão aptos a liderarem esse processo.
Como as novas tecnologias vêm mudando a forma de atuação do profissional de marketing e no que ele deve focar?
A mídia se fragmentou assim como os canais de relacionamento com o consumidor. A Internet alterou e vai continuar alterando a forma com que nos comunicamos, nos relacionamos e consumimos. O profissional de marketing tem que estar atento a essa mudança e ficar aberto às novas formas de chegar aos seus clientes. Como exemplo citamos a velocidade e aceitação das redes sociais como o Facebook e Twitter,  sendo o Brasil um dos mercados mais atuantes nesses canais. Quem quiser trabalhar com o marketing hoje deve dominar essas novas tecnologias.
Qual a importância do branding para a criação de marcas bem sucedidas em tempos de novas mídias e novos consumidores?
Fundamental, por ser um elemento de cognição do consumidor e um agente de fidelização e agregação de valor. Sabe-se que o consumidor busca garantias e proteção através de escolha de produtos de marca e por isso pagam mais caro. Trabalhar o branding é uma forma de se manter competitivo e garantir a lucratividade.
Muito se fala sobre as mudanças que a popularização das redes sociais vai gerar no marketing das empresas? Na sua opinião, como e quando isso vai de fato acontecer? 
Já está acontecendo. Os jovens não assistem mais televisão, nem utilizam o telefone, preferindo a internet onde se comunicam e trocam informações; os grandes grupos de mídia tentam se reinventar, investindo em novos canais e soluções; e por fim os clientes mudam sua forma de relacionamento com os clientes, investindo em programas de fidelidade, eventos, ações promocionais e campanhas na WEB. O marketing já mudou e quem não acompanhar essa tendência deve perder dinheiro.

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