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7 Perguntas Para Eduh Silva, sócio fundador da TM4
27 de Março de 2012

7 Perguntas Para Eduh Silva, sócio fundador da TM4

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O AcontecendoAqui conversou com Eduh Silva, designer e publicitário que trabalha há oito anos no mercado publicitário. Ele iniciou sua carreira como diretor de arte e atualmente é diretor administrativo da TM4. Eduh comanda o setor de comunicação da agência e, além do atendimento aos clientes, supervisiona toda a criação da empresa.

Você é o fundador e empreendedor da TM 4, agência de publicidade e estúdio fotográfico com sede em Florianópolis. Fale sobre essa iniciativa e seus parceiros no empreendimento.
A TM4 é uma agência de publicidade que está no mercado há mais de quatro anos, surgiu da necessidade de prestar um bom serviço e ao mesmo tempo diferenciado. Prezamos por mais liberdade de criação e queremos sempre levar para o cliente algo inovador. Neste período conquistamos clientes de vários segmentos, construtoras, agência de viagens, restaurantes, supermercados, hotéis que têm sidos nossos parceiros nos dando a certeza de que estamos no caminho certo.

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Recentemente vocês implantaram um núcleo voltado para o segmento moda. O que orientou essa iniciativa e como funciona dentro da estrutura da TM4?
A ideia surgiu pelo fato de vários clientes de moda terem nos procurado para elaboração da campanha e desenvolvimento da marca. Como algumas empresas tinham dificuldades em produzir pesquisa de moda, produção fotográfica e ativação tanto promocional quanto digital, vimos aí a oportunidade de oferecer um serviço diferenciado. A TM4 FASHION – Comunicação em Moda, surgiu da necessidade de oferecer para os clientes desse segmento um trabalho completo, desde o DNA da marca até a mensuração dos resultados da campanha. Montamos o núcleo e contratamos profissionais capacitados para prestar este atendimento de forma segura.

Qual o tamanho da equipe da TM4 Fashion, suas funções e quais os clientes de moda atualmente?
Eu tenho dois sócios. Os fotógrafos de moda, Frank Silveira e Diogo Silva e temos uma equipe de pesquisa, criação e produção de moda com designers de moda, publicitários e jornalista. Ao todo são 12 pessoas, fora o pessoal da agência que não está envolvido diretamente com o núcleo de moda. Hoje trabalhamos com diversos clientes como LabellaMáfia, Riccieri, Dits, Chamelle, Miss Lulu, Liverpool, Camminare, entre outras marcas catarinenses.

Os serviços prestados pela TM4 Fashion são exclusivos para clientes da TM4 ou também se destinam a clientes de outras agências de publicidade?
Prezamos as parcerias. Às vezes a marca já tem sua agência, mas quer fotografar com o Frank Silveira ou Diogo Pedro, pelo nome que eles já possuem no mercado e pela qualidade do trabalho deles. Não temos problemas quanto a isso! Queremos ver o segmento de moda crescer cada vez mais.

Santa Catarina tem muitas marcas nesse segmento fashion. Caso sejam procurados para realização somente de fotos e o catálogo, vocês fazem?
Sim. Mas o intuito do núcleo fashion é oferecer todos estes serviços ajudando no desenvolvimento da marca do nosso cliente. Já aconteceu da marca fotografar apenas o catálogo e na campanha seguinte fechar todo o trabalho com a gente.

Nos últimos tempos têm surgido em Santa Catarina vários formatos de negócios voltados para comunicação no segmento moda. Na sua avaliação é uma operação rentável? Ainda há espaço para novos empreendimentos?
Negócios de moda são complexos, mas de muita lucratividade, aqui em Santa Catarina temos exemplos de marcas que despontaram no cenário nacional e até internacional. Nosso estado é um polo de moda, mas sinto que é necessário um amadurecimento das marcas nas campanhas e desenvolvimento de toda a estrutura de divulgação de suas coleções. Produzir moda requer conhecimento e expertise, unir lados diferentes e torná-los compatíveis comercialmente não é fácil.  A TM4 Fashion tem investido nisso e conseguido bons resultados, mesclando moda, publicidade e jornalismo.

E para este ano, quais as novidades na agência, no estúdio e na TM4 Fashion?
A agência continua com os trabalhos nos variados segmentos que atuamos, na produção de campanhas e peças publicitárias bem criativas, que sempre foi o nosso foco. Já para o núcleo fashion, começamos a fotografar campanhas em cenários internacionais. Acabamos de chegar de Nova York, onde fotografamos duas campanhas para grifes catarinenses e um dos meus sócios, Diogo Pedro, está em Cancun fotografando para um outro cliente de moda. Nosso objetivo é oferecer muito mais para o cliente, ideias e bom trabalho temos, é só o cliente querer. Para este ano ainda temos os eventos que visam discutir a moda, seu processo criativo e divulgação. Por enquanto, é o que posso falar, mas já adianto que para este primeiro semestre de 2012, dois eventos de destaque já serão feitos pela TM4 Fashion.

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