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7 perguntas para Eduardo Zilinsky, publicitário e diretor da Escala, Metra
09 de Setembro de 2013

7 perguntas para Eduardo Zilinsky, publicitário e diretor da Escala, Metra

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zelinsky 2Ao completar 23 anos de existência, a agência de publicidade Escala, Metra põe em prática planos ousados, inovando em gestão e na estrutura física. No dia 3 de setembro, a empresa inaugurou uma nova sede em Blumenau, com arquitetura diferenciada, equipamentos de ponta e tecnologia de última geração que permite até que a fachada mude de cor, devido a efeitos de iluminação. Além disso, o proprietário Eduardo Zilinsky está descentralizando a gestão, com a nomeação de diretorias (financeira, de mídia, atendimento e criação), após um longo processo de consultoria e qualificação interna. A agência tem sua sede em Blumenau, estrategicamente localizada próxima a grandes polos como Florianópolis, Itajaí, Balneário Camboriú, Jaraguá do Sul e Joinville. Além de atender clientes em todo o território catarinense, inclusive na capital, e também no Paraná. Mantém ainda uma parceria duradoura com a Escala, que tem sede em Porto Alegre, escritórios em São Paulo e Recife. Nesta entrevista, Eduardo conta um pouco mais sobre sua trajetória e a atuação da Escala, Metra.


Acontecendo Aqui – A agência começou com cinco sócios. Como foi o início e por que somente você continuou na agência?

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Eduardo Zilinsky – A Metra teve início em abril de 1990, em plena era Collor, com cinco sócios, cujas iniciais deram nome à empresa: Müller, Eduardo, Telomar, Raquel e André. Era um momento de economia em crise e a agência teve início mais pela paixão de todos pela publicidade do que pela análise do mercado e dos riscos do negócio na época. Ao longo do tempo, os sócios foram saindo por motivos variados e eu decidi levar o projeto adiante sozinho. Naquele momento as agências no Brasil passavam por uma mudança de gestão em que os criativos assumiam cargos de liderança e a Metra acompanhou este movimento. Foi quando grandes nomes como Nizan Guanaes, Marcelo Serpa e Alexandre Gama se tornaram donos de agências. Começamos pela paixão pela comunicação, assim como estes ícones, e fomos aprendendo sobre o negócio com o passar dos anos, enfrentando as dificuldades. Há 10 anos, assumi sozinho a agência que hoje tem 35 colaboradores.

 

AAqui – Quais os diferenciais da nova sede da Escala, Metra?

E.Z. – Os prazos são sempre um desafio dentro de todas as agências e, na Escala, Metra criamos um formato inovador para administrar essa questão. Esse formato inclui o novo layout interno da agência, que foi todo projetado para facilitar o fluxo de trabalho, para atender melhor o cliente e fazer mais rápido. Também estamos desenvolvendo um software exclusivo para coordenar todo o tráfego da agência, ter uma visão mais ampla dos processos e também facilitar o dia a dia.

Investimos também no que há de melhor em equipamentos técnicos, desde o cabeamento até o servidor da agência.

Do ponto de vista estético e funcional, toda a arquitetura da nova estrutura, de 420m², foi projetada numa concepção contemporânea, com gesso acartonado, estruturas metálicas e painéis de alumínio (ACM) na parte externa e de tecnocimento na área interna, revestimentos sem juntas que dão um visual mais sofisticado ao ambiente. Além disso, o destaque da fachada fica por conta do sistema de iluminação que permite que as cores da agência sejam modificadas sempre que desejado.

 

AAqui – Uma nova sede é um marco histórico. Que outras mudanças a Escala, Metra planeja para o futuro?

E.Z. – Como fruto do amadurecimento da agência, pela primeira vez em nossa história, estabelecemos uma diretoria. A descentralização nas agências de publicidade é uma tendência atualmente e nos permitirá tomar decisões mais rápidas e de forma mais assertiva, o que contribuirá para dar prosseguimento ao nosso histórico de bons resultados. Todos os diretores eleitos já faziam parte da equipe da Escala, Metra e isso me deixa muito feliz e confiante. Tivemos um longo processo de consultoria até a tomada desta decisão e estou seguro que será um marco importante na história da agência.

Além disso, estamos cada vez mais focados em nosso slogan: “Comunicação conquista”. Somos uma agência voltada para os resultados dos clientes e por isso atingimos metas, não buscamos prêmios, mas a comunicação bem feita para que nossos clientes conquistem o topo, seja lá qual for o desafio. É isso que nos move. Está no DNA da Escala, Metra ter muita energia para fazer tudo rápido, com disposição para buscar os projetos e concretizá-los.

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AAqui – A propaganda vem experimentando grandes mudanças de uns tempos pra cá . Como isso mexeu com a sua agência e quais diferenciais a Escala, Metra oferece ao mercado?

E.Z. – Entender muito bem o negócio do cliente, criar estratégias e saber aproveitar as oportunidades são os principais diferenciais da agência. Um exemplo é a recente campanha de sucesso planejada para a construtora FG Empreendimentos, de Balneário Camboriú, com a atriz Sharon Stone. Hoje, além de bater metas de venda, a marca se fortaleceu, extrapolando as fronteiras do Brasil. Enquanto outras construtoras queriam apenas vender apartamentos para a atriz – que passou a frequentar a região em razão do namorado, que vive em Balneário Camboriú – a Escala, Metra teve o insight de convidá-la para ser a garota propaganda da FG, com sucesso imediato.

Outro exemplo de envolvimento com o cliente é comprovado pela recente experiência da agência com o Shopping Park Europeu. Durante oito meses, toda a equipe da Escala, Metra foi transferida para a sede do empreendimento e houve uma grande imersão no mercado varejista. Vivemos visceralmente o mundo deste cliente e o convívio com os lojistas foi muito positivo, tanto que sucessivamente o Shopping vem registrando aumento nas vendas.

A força da equipe, que está preparada para mapear as mais diversas oportunidades e oferecer resultados para o cliente, é outro diferencial importante da agência.

 

AAQui – Como foi desenvolver uma campanha com a Sharon Stone? Quais os diferenciais necessários para lidar com uma estrela deste porte?

E.Z. – Eu estava indo para a praia surfar quando tive a ideia. Na hora liguei para um contato em Balneário Camboriú, que falou com o pai do namorado da Sharon Stone, modelo argentino que mora na cidade. Ele intermediou a primeira conversa com a estrela – um happy hour no show room da FG Empreendimentos -, com a presença também do sr. Francisco Graciola, proprietário da construtora, e o namorado da atriz. Ela se interessou pela proposta, passou o contato do empresário e logo fechou o contrato com a FG.

Todo o processo da ideia, aprovação do cliente e contato com o pai do namorado argentino levou menos de uma hora e meia. Foi muito rápido e o envolvimento que já tínhamos com o cliente foi essencial para que esta negociação fluísse. Eles confiaram na ideia. No momento, Jean Graciola, diretor da FG, estava no exterior, autorizou e acompanhou tudo por telefone e e-mail.  Ele demonstrou sua total confiança na agência e reafirmou a postura de ousadia e pioneirismo que a construtora tem.

O segundo momento com a Sharon Stone foi quando que ela mostrou o seu lado estrela. Até então ela mantinha uma postura de mulher empresária. Mas, suas exigências foram feitas todas de forma muito gentil e educada. Contratamos um diretor de São Paulo, mas ela atuou e também dirigiu um pouco a campanha, dada sua vasta e reconhecida experiência.

 

AAqui – Como você vê o mercado publicitário hoje e o que está fazendo para chegar bem em 2020?

E.Z. – A informação é o que determina o sucesso na publicidade atualmente. Uma agência tem que estar ligada em tudo para aproveitar as oportunidades. Quem tiver informação neste mercado, terá sucesso, independentemente de quantas novas mídias vão surgir. O importante é estar sempre à frente com a informação. Para isso temos profissionais sempre em sintonia com os clientes e novas tendências, oportunidades, além da parceria com a Escala.

Enquanto outras agências do Estado acabaram encerrando suas parcerias, nosso modelo se mostrou duradouro e permite que as empresas continuem tomando suas decisões individuais, mas sempre focada no crescimento em conjunto.

Hoje, a Escala tem, além de Porto Alegre, escritórios em São Paulo e Recife e a parceria com a Metra em Santa Catarina. Este é um diferencial importante que podemos oferecer aos clientes: ter apoio em vários locais do Brasil, podendo, assim, trazer muito mais conhecimento e facilidades para o cliente que atende o País inteiro. Outra forte arma da Escala, Metra com esta parceria é o uso de pesquisas que só uma agência de grande porte tem condições de comprar ou fazer. O cliente que entra na Escala, Metra pode ter acesso a este universo superimportante para suas decisões.

 

AAQui – Você é conhecido no mercado e pelos clientes por gostar de viajar e surfar. Como o surf influencia no seu processo criativo e quais suas praias preferidas?

E.Z. – O surfe é minha válvula de escape. Já viajei o mundo para surfar e, normalmente, nos momentos em que relaxo para pegar onda é que surgem as melhores ideias, como a da Sharon Stone para a FG. Além disso, procuro trazer o espírito livre e descontraído também para o dia-a-dia da empresa, contribuindo para um clima muito bom entre todos. Minhas praias preferidas são a Guarda do Embaú e a Silveira, em Garopaba.

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