Publicidade
2021-2022 | Luiz Alberto Ferla, CEO do DOT Digital Group
06 de Janeiro de 2022

2021-2022 | Luiz Alberto Ferla, CEO do DOT Digital Group

O faturamento previsto para este ano é superior a R$ 100 milhões.

Twitter Whatsapp Facebook

Caro leitor,

Desde os primeiros anos de vida o portal compartilha com a Comunidade AcontecendoAqui as perspectivas de gerentes e diretores de empresas que compõem os ecossistemas do Marketing e da Comunicação em Santa Catarina. Nossa série está mostrando as reflexões sobre 2021 e os cenários para 2022 na visão dos profissionais convidados.


Hoje, nosso convidado é o empresário Luiz Alberto Ferla , CEO do DOT Digital Group, empresa que tem sua matriz em Florianópolis e conta com 351 profissionais no time.

 

Quais os principais desafios e aprendizados na sua empresa em 2021?

O ano de 2021 foi, literalmente, marcado por desafios e aprendizados para todos. A continuação da pandemia mostrou que o famoso “novo normal” havia chegado para ficar. A ficha caiu e se constatou – finalmente! – que as soluções digitais se constituíam em um caminho sem volta.
A pandemia acelerou a digitalização daquelas empresas que já estavam nesse processo, e despertou as demais para essa necessidade. O tempo foi abreviado e o digital passou a fazer parte da vida de todos, pessoas e empresas.
O grande desafio do DOT Digital Group foi estar ao lado daquelas empresas que buscaram soluções digitais para treinamento e desenvolvimento em larga escala.
Desenvolvemos novas tecnologias de aprendizagem, lançamos produtos, aperfeiçoamos serviços. Tudo para apoiar os nossos clientes na digitalização da sua educação corporativa.
Ajudamos nossos clientes a capacitar seus colaboradores com o uso de tecnologias educacionais, mas também aprendemos muito com eles.

 

O que mudou na estrutura e modelo de trabalho do DOT?

Em 2021, o DOT experimentou um período de grande crescimento. Passamos de 230 para 351 colaboradores. Esse crescimento acelerado só foi possível porque, já desde março de 2020, havíamos adotado o sistema de trabalho 100% home office.
Durante o ano de 2021, evoluímos para o “anywhere office”. Contratamos profissionais de qualquer cidade, estado ou país. Nosso processo de recrutamento e seleção é totalmente online, nosso onboarding é digital. Estruturamos a “DOT Academy” para capacitar nosso time. As equipes, mesmo a distância – muitas vezes em longas distâncias – estão mais próximas, produzindo mais e melhor!
Quanto aos nossos processos e metodologias, desenvolvemos o “Circuito DOT” com quatro eixos de operação e soluções. Com isso, afirmamos com propriedade que oferecemos soluções completas e integradas em educação corporativa digital para grandes empresas.
Quando voltarmos para uma sede física, cada colaborador vai determinar se prefere continuar em casa, voltar para o presencial no escritório ou, ainda, atuar de maneira híbrida.

 

Quais as novidades nos serviços oferecidos?

O DOT Digital Group já está no mercado de educação digital há 25 anos, sendo recentemente reconhecida como referência mundial em tecnologia da educação pelo “EDTECH 1000 – Companies Transforming Education”.
Entre as novidades de 2021, está a implantação do “Circuito DOT”, metodologia ancorada em 4 eixos integrados, que entendemos como primordiais para uma empresa obter sucesso com educação corporativa digital. Acreditamos que a educação corporativa é muito mais que montar um curso de treinamento.

Os 4 eixos são:
● Desenvolver e implementar uma boa e efetiva solução educacional;
● Atrair, engajar e reter o público-alvo para as soluções educacionais;
● Elaborar e executar uma boa e efetiva estratégia de operação;
● Avaliar o impacto do programa de educação digital.

A partir do “Circuito DOT”, passamos a entregar soluções educacionais inovadoras e completas, que impactam no negócio do cliente.
Além disso, recentemente lançamos a nova versão da nossa plataforma LMS, o Studion.MX, que proporciona múltiplas experiências de aprendizagem.
Também lançamos cursos 100% via WhatsApp, iniciativa que foi destacada como inovação mundial pelo Facebook, de Mark Zuckerberg.

 

Quais cenários você visualiza para 2022?

Com a volta das atividades presenciais, o trabalho híbrido vem se consolidando como uma das principais tendências do ambiente de trabalho para 2022. O Guia Salarial da empresa de recrutamento Robert Half mostra que 63% dos brasileiros preferem trabalhar dessa forma. Diante desse cenário, manter as equipes integradas e em constante processo de aprendizagem será o grande desafio. Os serviços de educação digital têm mostrado boas soluções para o problema. Porém, incluir estratégias de e-learning no orçamento requer planejamento para saber quais capacitações são mais estratégicas para os funcionários e para fazer investimento com ótimo retorno.
Mais do que nunca, as empresas procurarão a parceria de players experientes em T&D digital, com profissionais qualificados, cases consistentes e uma carteira de clientes relevantes.
Em 2022, o mercado da educação corporativa vai continuar sua escalada de crescimento. A redução de custos, a satisfação dos funcionários com os treinamentos e os resultados de aprendizagem comprovados são os principais fatores que vêm impulsionando a adoção de soluções digitais para capacitação e treinamento pelas empresas.

 

Como você está preparando o DOT para 2022?

Há 25 anos o DOT Digital Group se prepara para este momento. O constante investimento em pessoas e tecnologias proporcionou a base para o crescimento acelerado.
Em 2022, projetamos um crescimento do negócio em 100%, e para isso vamos, também, aumentar o número atual de colaboradores. O faturamento previsto para este ano é superior a R$ 100 milhões.

______________________________________________________________________