Publicidade
Coluna Ozinil Martins | Eleições 2024 – Questões para reflexão – Parte II
24 de Abril de 2024

Coluna Ozinil Martins | Eleições 2024 – Questões para reflexão – Parte II

A cidade é do povo e deve ser planejada e pensada em função das facilidades que trará às pessoas

Publicidade
Por Prof. Ozinil Martins de Souza 24 de Abril de 2024 | Atualizado 25 de Abril de 2024

 

Na coluna anterior foram apresentadas sugestões aos candidatos aos cargos de vereador e prefeito para que pensassem em propostas para as áreas que, a nosso ver, são prioritárias. Pela ordem: Envelhecimento da população, Mobilidade urbana, Desenvolvimento econômico e Desenvolvimento sustentável. Nesta coluna, abordaremos outros tópicos que entendemos devem ser discutidas com a comunidade de eleitores pelo menos para que se saiba qual o pensamento do candidato a respeito.

Publicidade

Importante salientar uma premissa que entendo como básica: a cidade é do povo e deve ser planejada e pensada em função das facilidades que trará às pessoas. Não se pode mais pensar as cidades como um ajuntamento de pessoas transformadas em míseros habitantes de um grande subúrbio abandonado à própria sorte. As cidades pequenas, com facilidades ainda de gestão e, que buscam o crescimento a qualquer preço, sofrerão as consequências pelo açodamento. É hora de pensar as cidades!

Fato 5 – Segurança Social: Importante que os candidatos exponham sua visão sobre as mudanças que afetam a humanidade e a insegurança gerada por estas mudanças. Há mais de 20 anos, escritores como John Naisbitt, Jeremy Rifkin e Willian Bridges, alertam o mundo sobre as mudanças no mercado de trabalho. O surgimento da Inteligência Artificial acelerou este processo de mecanização e robotização do trabalho. Quais suas propostas para esta área? Qual a vocação profissional de sua cidade? Está sendo explorada? Lembre-se que, segundo o IBGE, em 2050 a média de idade da população será de 46 anos. Como manter as pessoas ativas profissionalmente em razão das mudanças tecnológicas?

Fato 6 – Educação: este é o maior problema que o Brasil enfrentará nos próximos anos. A evasão escolar, no ensino médio e superior, representa um gargalo brutal para que se assimile o desenvolvimento tecnológico. É crescente o analfabetismo funcional; hoje somos 16 milhões de analfabetos e, em números cautelosos, 50 milhões de analfabetos funcionais. Quais são as propostas para a área da Educação no seu município? O que pode ser feito a nível municipal para melhorar a qualidade de ensino? E na área técnica o que pode ser feito?

Fato 7 – Saúde: o desenvolvimento tecnológico na área da saúde foi um dos mais fortes. A medicina evoluiu nos diagnósticos a partir dos equipamentos desenvolvidos. A inovação é uma constante, mas o custo sofreu um incremento considerável. Como garantir o acesso a pessoas de menor poder aquisitivo sem espera demasiada? Qual sua visão sobre medicina preventiva x medicina curativa? Será possível trabalhar regionalmente com hospitais municipais especializando-se em determinadas áreas e atendendo populações maiores e, com isto otimizar o uso dos caros equipamentos?

A história já nos tem ensinado, ao longo do tempo, que planejar é fundamental para a obtenção do sucesso. Não podemos ter em nossas Câmaras de Vereadores e Prefeituras pessoas bem intencionadas, mas que nada conheçam de gestão; saber administrar é pedra basilar para uma boa gestão. O futuro das cidades está nas mãos de seus eleitores!

Foto: Freepik

Twitter Whatsapp Facebook
Publicidade