Indiscutivelmente, a Inteligência Artificial é o recurso que mais tem sido empregado na produção textual. No entanto, os mecanismos de busca estão ficando refinados e capazes de detectar os conteúdos produzidos inteiramente por IA.
Usar esse recurso pode gerar produtividade, mas é preciso que haja um equilíbrio entre as capacidades da ferramenta e a expertise humana.
O segredo para ser autêntico na IA para SEO é a sabedoria de usar a ferramenta de maneira adequada. E é exatamente isso que iremos abordar neste material.
Transformando o conteúdo gerado por Inteligência Artificial em um texto SEO
Primeiramente é preciso entender que a IA deve ser vista como um auxílio para aumentar a qualidade e produtividade. Deve ser usada para obter, mais rapidamente, os melhores resultados.
Na produção de conteúdo, a criatividade e características humanas sempre serão fatores determinantes para obter maiores acessos. Além disso, é essencial investir também em estratégias de SEO, mas aplicá-las corretamente para aumentar o tráfego orgânico da página.
Por mais que a IA aprenda e simula a interação humana, apenas uma pessoa é capaz de entender as dores e necessidades da outra. Nesse sentido, a ferramenta é um aliado valioso para escrever e complementar a criatividade e trabalho humano.
Também favorece a missão de atualizar a estratégia de SEO para IA, principalmente em relação às estratégias implementadas.
Sempre que um conteúdo é gerado por IA, será necessário otimizar e transformar em texto SEO. Para isso, será preciso:
Criação de persona
Antes de falarmos propriamente sobre a parte textual, é preciso identificar para quem o material será destinado. Caso contrário, o conteúdo não será certeiro.
Usar a IA para estipular o público-alvo é uma técnica que usa os dados coletados para estabelecer a persona ideal.
Esse recurso é capaz de trazer uma estrutura completa composta pela idade, renda, profissão, localização, motivações, possíveis problemas que querem resolver, entre outros.
Obviamente, um humano deve analisar e interpretar a informação para refinar a estrutura da persona. Porém, esse meio permite criar uma persona para cada página, serviço ou produto oferecido.
Dessa forma, o conteúdo será criado e destinado a atender cada necessidade ou vontade em particular. Com visão abrangente, as produções se tornam detalhadas, precisas e representativas.
Os algoritmos da Inteligência Artificial processam alto volume de dados, identificando padrões e tendências imperceptíveis aos humanos.
Pelas informações serem atualizadas constantemente, o conteúdo pode ser personalizado, aumentando o engajamento e os resultados das campanhas de marketing.
Escolha de ferramentas adequadas e instruções precisas para a construção
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As estratégias de IA para SEO precisam ser estipuladas antes da produção textual propriamente. Quanto mais detalhado for o contexto fornecido, melhor será o resultado gerado pela Inteligência Artificial.
Sabemos que os algoritmos dos mecanismos de busca estão cada vez mais refinados, de modo que se consegue identificar a qualidade das informações contidas em determinado conteúdo.
É exatamente por isso que se deve oferecer instruções e contexto para gerar um texto de qualidade.
Como já possui, em detalhes, as características da sua persona, considere essas demandas e as intenções de pesquisa. Com isso, pense como essa pessoa pesquisar sobre determinado tema e quais respostas deseja obter.
Criar conteúdos relevantes e verdadeiramente informativos é essencial para que o material gerado por IA se torne um texto SEO autêntico.
Inclusão das palavras-chave
Não existe a menor possibilidade de falar em título SEO sem mencionar as palavras-chave. Sendo item fundamental para otimizar as buscas e fazer com que o seu conteúdo seja encontrado, escolher os termos precisamente, é uma missão complexa.
Muito mais do que indicadores ou número de buscas, a seleção da palavra-chave deve visar especificamente sua persona. Afinal, pessoas são distintas, e como tal, podem pesquisar sobre o mesmo tópico, de maneiras variadas.
Embora a IA consiga produzir textos bastante concisos e informativos, as palavras-chave, geralmente, não estão posicionadas de maneira adequada.
O uso exagerado e indiscriminado do mesmo termo pode ser extremamente prejudicial. Os algoritmos dos mecanismos de busca são calibrados para detectar práticas desonestas, como a repetição desenfreada da mesma palavra-chave.
Por isso, é importante usá-las de maneira estratégica. Peça que a IA sugira algumas palavras adequadas ao seu conteúdo.
Mapeie-as para identificar aquelas que são mais vantajosas e competitivas. Então, acrescente os termos em pontos estratégicos do texto, buscando ao máximo uma linguagem natural.
Inserção de links internos para conteúdos relevantes
Outra parte importante do texto SEO que a IA ainda não consegue realizar adequadamente, é a inclusão de links para impulsionar o conteúdo.
Sabemos que, quanto mais tempo um leitor permanecer em seu conteúdo, maior será o crescimento orgânico. Após o texto ser gerado pela Inteligência Artificial, acrescente links para outros materiais do seu site.
Essa ação melhora a classificação e tráfego de todo o site. Consequentemente, irá aumentar a visibilidade e o desempenho de conteúdos que ainda serão publicados.
Faça os prompts adequados para produzir conteúdos autênticos
“Prompt” é o nome dos comandos que fornecemos às inteligências artificiais com o objetivo de que elas produzam o conteúdo que precisamos. Há variações, mas um mesmo prompt tem chances altas de trazer os mesmos resultados quando usado sem nenhum tipo de modificação.
Ou seja: para produzir conteúdos autênticos, é preciso que os prompts sejam específicos, de acordo com o material que se está procurando. Para essa tarefa, existem algumas dicas que pode seguir, as quais irão variar dependendo do material ao qual almeja e do objetivo final do texto.
- Utilize adjetivações que descrevam o “tom” do material. Quanto mais detalhes, melhor;
- Use prompts “abertos”, que permitam que a IA explore elementos variados na escrita;
- Não tenha receio em fornecer prompts criativos e que expandem as possibilidades;
- Forneça um briefing com palavras-chave principais e secundárias antes de pedir o texto;
- Especifique o tipo de material que está produzindo no prompt, alimentando a IA.
Essas são apenas algumas dicas simples de como fazer prompts com inteligência artificial para obter conteúdos autênticos. Ao fim, é indispensável que exista uma rigorosa revisão, tanto de dados fornecidos pelas IA, como do tom; a fim de que o material esteja de acordo com a função.
Mais tempo editando, menos tempo produzindo
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Tudo que a IA produz deve passar por uma boa edição, considerando, principalmente, o leitor. A edição será o diferencial do texto.
Os olhos do editor devem se voltar para os erros, para conferir a autenticidade das informações e polir a tratativa usada.
Para que haja sucesso com o conteúdo produzido por IA, ninguém pode ser capaz de identificar que foi uma tecnologia quem escreveu a redação. Enquanto revisa o material, verifique se o tom usado reflete a sua marca.
Tenha em mente que a IA ainda é uma máquina que funciona ao seu comando. Por isso, audite o conteúdo para conseguir boas classificações SERP e estar adequado às políticas dos motores de busca.
Implementando essas pequenas recomendações, fica muito mais fácil transformar uma produção de Inteligência Artificial em um texto SEO que obterá resultados positivos e maior conversão ao seu site.
Como otimizamos conteúdos que ranqueia na era da IA
O Google está cada vez mais atento aos conteúdos que são gerados por IA, dando relevância aos criados por humanos. Então, para aproveitar as vantagens de criar conteúdos com Inteligência Artificial, é importante investir em otimização SEO.
A nossa equipe de Marketing de Conteúdo faz esse serviço em portais de diferentes clientes. Entre eles, Microsoft, Babbel, CapCut, SeguroAuto.org, Smartia e outros. Assim, conseguimos levar a página do cliente para as primeiras posições.
Com essa mesma estratégia, otimizamos conteúdos dentro das regras do Google, deixando-o mais natural. Ou seja, além de inserirmos as estratégias de SEO, também otimizamos para deixá-lo humanizado. Veja como os conteúdos de nossos clientes estão conquistando, e se mantendo, nas primeiras posições no Google:
Posição zero no Google
A imagem acima mostra um conteúdo criado há alguns anos pela nossa equipe e que otimizamos há pouco tempo. Ele sempre esteve entre as primeiras posições do Google e hoje permanece na posição zero.
3ª posição no Google
Com a nossa otimização de conteúdo SEO, conseguimos contribuir para que a página do cliente alcançasse a 3ª posição no Google. Temos uma equipe que analisa e insere estratégias certas, conforme o conteúdo precisa. Com isso, o buscador ranqueia a página, deixando-a no topo.
Como você pode ver, a otimização de conteúdos SEO é essencial, inclusive em textos escritos pela IA. Mas, é preciso ter as estratégias certas, assim como as que a nossa equipe insere. Afinal, os conteúdos otimizados por nós alcançaram resultados positivos, como você pode comprovar nos exemplos acima.
Então, pronto para fazer um texto SEO com IA e investir em otimização para que ele seja autêntico?
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