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Como fazer um texto SEO com IA e ser autêntico
12 de Agosto de 2024

Como fazer um texto SEO com IA e ser autêntico

A cada dia novas tecnologias são empregadas, inclusive para aperfeiçoar o texto SEO. No entanto, ao mesmo tempo que há novas possibilidades, é preciso estar atento às novas exigências dos algoritmos.

Por Guilherme da Luz 12 de Agosto de 2024 | Atualizado 12 de Agosto de 2024

Indiscutivelmente, a Inteligência Artificial é o recurso que mais tem sido empregado na produção textual. No entanto, os mecanismos de busca estão ficando refinados e capazes de detectar os conteúdos produzidos inteiramente por IA.

Usar esse recurso pode gerar produtividade, mas é preciso que haja um equilíbrio entre as capacidades da ferramenta e a expertise humana.

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O segredo para ser autêntico na IA para SEO é a sabedoria de usar a ferramenta de maneira adequada. E é exatamente isso que iremos abordar neste material.

Transformando o conteúdo gerado por Inteligência Artificial em um texto SEO

Primeiramente é preciso entender que a IA deve ser vista como um auxílio para aumentar a qualidade e produtividade. Deve ser usada para obter, mais rapidamente, os melhores resultados.

Na produção de conteúdo, a criatividade e características humanas sempre serão fatores determinantes para obter maiores acessos. Além disso, é essencial investir também em estratégias de SEO, mas aplicá-las corretamente para aumentar o tráfego orgânico da página.

Por mais que a IA aprenda e simula a interação humana, apenas uma pessoa é capaz de entender as dores e necessidades da outra. Nesse sentido, a ferramenta é um aliado valioso para escrever e complementar a criatividade e trabalho humano.

Também favorece a missão de atualizar a estratégia de SEO para IA, principalmente em relação às estratégias implementadas.

Sempre que um conteúdo é gerado por IA, será necessário otimizar e transformar em texto SEO. Para isso, será preciso:

Criação de persona

Antes de falarmos propriamente sobre a parte textual, é preciso identificar para quem o material será destinado. Caso contrário, o conteúdo não será certeiro.

Usar a IA para estipular o público-alvo é uma técnica que usa os dados coletados para estabelecer a persona ideal.

Esse recurso é capaz de trazer uma estrutura completa composta pela idade, renda, profissão, localização, motivações, possíveis problemas que querem resolver, entre outros.

Obviamente, um humano deve analisar e interpretar a informação para refinar a estrutura da persona. Porém, esse meio permite criar uma  persona para cada página, serviço ou produto oferecido.

Dessa forma, o conteúdo será criado e destinado a atender cada necessidade ou vontade em particular. Com visão abrangente, as produções se tornam detalhadas, precisas e representativas.

Os algoritmos da Inteligência Artificial processam alto volume de dados, identificando padrões e tendências imperceptíveis aos humanos.

Pelas informações serem atualizadas constantemente, o conteúdo pode ser personalizado, aumentando o engajamento e os resultados das campanhas de marketing.

Escolha de ferramentas adequadas e instruções precisas para a construção

Escolha de ferramentas adequadas e instruções precisas para a construção

                                                                                                                                                                                          Imagem de Pexels

As estratégias de IA para SEO precisam ser estipuladas antes da produção textual propriamente. Quanto mais detalhado for o contexto fornecido, melhor será o resultado gerado pela Inteligência Artificial.

Sabemos que os algoritmos dos mecanismos de busca estão cada vez mais refinados, de modo que se consegue identificar a qualidade das informações contidas em determinado conteúdo.

É exatamente por isso que se deve oferecer instruções e contexto para gerar um texto de qualidade.

Como já possui, em detalhes, as características da sua persona, considere essas demandas e as intenções de pesquisa. Com isso, pense como essa pessoa pesquisar sobre determinado tema e quais respostas deseja obter.

Criar conteúdos relevantes e verdadeiramente informativos é essencial para que o material gerado por IA se torne um texto SEO autêntico.

Inclusão das palavras-chave

Não existe a menor possibilidade de falar em título SEO sem mencionar as palavras-chave. Sendo item fundamental para otimizar as buscas e fazer com que o seu conteúdo seja encontrado, escolher os termos precisamente, é uma missão complexa.

Muito mais do que indicadores ou número de buscas, a seleção da palavra-chave deve visar especificamente sua persona. Afinal, pessoas são distintas, e como tal, podem pesquisar sobre o mesmo tópico, de maneiras variadas.

Embora a IA consiga produzir textos bastante concisos e informativos, as palavras-chave, geralmente, não estão posicionadas de maneira adequada.

O uso exagerado e indiscriminado do mesmo termo pode ser extremamente prejudicial. Os algoritmos dos mecanismos de busca são calibrados para detectar práticas desonestas, como a repetição desenfreada da mesma palavra-chave.

Por isso, é importante usá-las de maneira estratégica. Peça que a IA sugira algumas palavras adequadas ao seu conteúdo.

Mapeie-as para identificar aquelas que são mais vantajosas e competitivas. Então, acrescente os termos em pontos estratégicos do texto, buscando ao máximo uma linguagem natural.

Inserção de links internos para conteúdos relevantes

Outra parte importante do texto SEO que a IA ainda não consegue realizar adequadamente, é a inclusão de links para impulsionar o conteúdo.

Sabemos que, quanto mais tempo um leitor permanecer em seu conteúdo, maior será o crescimento orgânico. Após o texto ser gerado pela Inteligência Artificial, acrescente links para outros materiais do seu site.

Essa ação melhora a classificação e tráfego de todo o site. Consequentemente, irá aumentar a visibilidade e o desempenho de conteúdos que ainda serão publicados.

Faça os prompts adequados para produzir conteúdos autênticos

“Prompt” é o nome dos comandos que fornecemos às inteligências artificiais com o objetivo de que elas produzam o conteúdo que precisamos. Há variações, mas um mesmo prompt tem chances altas de trazer os mesmos resultados quando usado sem nenhum tipo de modificação.

Ou seja: para produzir conteúdos autênticos, é preciso que os prompts sejam específicos, de acordo com o material que se está procurando. Para essa tarefa, existem algumas dicas que pode seguir, as quais irão variar dependendo do material ao qual almeja e do objetivo final do texto.

  • Utilize adjetivações que descrevam o “tom” do material. Quanto mais detalhes, melhor;
  • Use prompts “abertos”, que permitam que a IA explore elementos variados na escrita;
  • Não tenha receio em fornecer prompts criativos e que expandem as possibilidades;
  • Forneça um briefing com palavras-chave principais e secundárias antes de pedir o texto;
  • Especifique o tipo de material que está produzindo no prompt, alimentando a IA.

Essas são apenas algumas dicas simples de como fazer prompts com inteligência artificial para obter conteúdos autênticos. Ao fim, é indispensável que exista uma rigorosa revisão, tanto de dados fornecidos pelas IA, como do tom; a fim de que o material esteja de acordo com a função.

Mais tempo editando, menos tempo produzindo

Mais tempo editando, menos tempo produzindo

                                                                                                                                                                                          Imagem de Pexels

Tudo que a IA produz deve passar por uma boa edição, considerando, principalmente, o leitor. A edição será o diferencial do texto.

Os olhos do editor devem se voltar para os erros, para conferir a autenticidade das informações e polir a tratativa usada.

Para que haja sucesso com o conteúdo produzido por IA, ninguém pode ser capaz de identificar que foi uma tecnologia quem escreveu a redação. Enquanto revisa o material, verifique se o tom usado reflete a sua marca.

Tenha em mente que a IA ainda é uma máquina que funciona ao seu comando. Por isso, audite o conteúdo para conseguir boas classificações SERP e estar adequado às políticas dos motores de busca.

Implementando essas pequenas recomendações, fica muito mais fácil transformar uma produção de Inteligência Artificial em um texto SEO que obterá resultados positivos e maior conversão ao seu site.

Como otimizamos conteúdos que ranqueia na era da IA

O Google está cada vez mais atento aos conteúdos que são gerados por IA, dando relevância aos criados por humanos. Então, para aproveitar as vantagens de criar conteúdos com Inteligência Artificial, é importante investir em otimização SEO.

A nossa equipe de Marketing de Conteúdo faz esse serviço em portais de diferentes clientes. Entre eles, Microsoft, Babbel, CapCut, SeguroAuto.org, Smartia e outros. Assim, conseguimos levar a página do cliente para as primeiras posições.

Com essa mesma estratégia, otimizamos conteúdos dentro das regras do Google, deixando-o mais natural. Ou seja, além de inserirmos as estratégias de SEO, também otimizamos para deixá-lo humanizado. Veja como os conteúdos de nossos clientes estão conquistando, e se mantendo, nas primeiras posições no Google:

Posição zero no Google

Posição zero no Google

A imagem acima mostra um conteúdo criado há alguns anos pela nossa equipe e que otimizamos há pouco tempo. Ele sempre esteve entre as primeiras posições do Google e hoje permanece na posição zero.

3ª posição no Google

3ª posição no Google

Com a nossa otimização de conteúdo SEO, conseguimos contribuir para que a página do cliente alcançasse a 3ª posição no Google. Temos uma equipe que analisa e insere estratégias certas, conforme o conteúdo precisa. Com isso, o buscador ranqueia a página, deixando-a no topo.

Como você pode ver, a otimização de conteúdos SEO é essencial, inclusive em textos escritos pela IA. Mas, é preciso ter as estratégias certas, assim como as que a nossa equipe insere. Afinal, os conteúdos otimizados por nós alcançaram resultados positivos, como você pode comprovar nos exemplos acima.

Então, pronto para fazer um texto SEO com IA e investir em otimização para que ele seja autêntico?

Foto: Freepik

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