O teatro imersivo se diferencia do teatro tradicional por remover o palco e envolver o público dentro da performance, muitas vezes permitindo uma interação com os atores e com o cenário. Essa participação ativa e imersiva torna a experiência única e individual.
Em 2011, esse formato ganhou mais visibilidade após o sucesso do “Sleep no More” em Nova York, uma peça em que os convidados colocam máscaras e são separados de seus grupos para circularem livremente por um hotel da década de 30 repleto de cenas e situações intensas inspiradas em Shakespeare.
Depois disso, o teatro “sem barreiras” se popularizou principalmente em Londres e Nova York, onde surgiram grupos especializados nesse tipo de experiência. Hoje, existem dezenas de peças em cartaz, algumas delas inspiradas em livros e filmes famosos, como “Alice No País das Maravilhas” e “Blade Runner”.
Sleep No More
Alice’s Adventure
Secret Cinema – Blade Runner
Secret Cinema Presents Blade Runner – The Final Cut A Secret Live Experience (2018) from Pascale Neuschäfer on Vimeo.
Nos últimos anos, com o crescimento do live marketing e das ações de experiência realizadas por marcas, o teatro imersivo se tornou uma nova ferramenta de comunicação. Com ela, os consumidores podem vivenciar histórias da marca de uma forma ainda mais impactante e inesquecível. E não estou falando de exposições, espaços temáticos ou simples ativações. Essa modalidade envolve, necessariamente, um trabalho cênico e teatral mais complexo, onde existe uma narrativa e performances interagindo com público.
Pode ser uma experiência para apresentar as características de um produto, um passeio pela história ou, simplesmente, a possibilidade de vivenciar uma série da TV. O teatro pode dar vida a diversos conteúdos de marcas.
Uma coisa é certa: os consumidores querem cada vez mais ter um alto grau de envolvimento com as experiências e buscam um papel ativo na narrativa e liberdade de escolha.
São muitos os cases desse tipo de publicidade que, apesar de ter um alto custo de produção e exigir planejamento, podem fazer diferença.
Que história você vai contar?
Confira alguns cases para inspirar a semana:
HBO – Westworld SXSW
Em 2018, a HBO recriou o universo de Westworld durante o evento SXSW, em um parque com mais de 8 mil metros quadrados para que os fãs pudessem vivenciar um pouco da série.
BOMPAS & PARR – Beyond The Waterfall
Uma experiência mitológica que transportou os consumidores para um conto de fadas.
ASICS – The Big Chase
Uma corrida imersiva cheia de cenas de suspense e ação.
DEWAR – The Malts of Legend
Para lançar um produto, a Dewar levou os consumidores para dentro da história da marca.
Dewar’s The Malts of Legend – Experiential Theatre Activation from The Workshop Collective on Vimeo.
Dos Equis – Coveted Collection
O falso leilão de um milionário que deixou uma coleção cobiçada para trás.
Mirrorball – Dos Equis Coveted Collection, Immersive Theatre & Experiential Event from Mirrorball Agency on Vimeo.
Chambers Of Flavour
Chambers of Flavour from Richard on Vimeo.
Dinner at Twits