Publicidade
ARTIGO | Como estratégias de SEO e redes sociais podem impulsionar um e-commerce?
31 de Janeiro de 2024

ARTIGO | Como estratégias de SEO e redes sociais podem impulsionar um e-commerce?

O marketing de conteúdo desempenha um papel crucial para proporcionar uma experiência completa aos clientes

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

No cenário atual do comércio eletrônico, investir em marketing de conteúdo, mídias sociais e SEO não é mais uma opção, tornou-se necessidade estratégica para o crescimento e destaque de qualquer negócio.

Segundo dados de uma pesquisa da Opinion Box intitulada Guia do Marketing nas Redes Sociais, realizada em 2022, 64% dos consumidores brasileiros acreditam que empresas presentes nas redes sociais parecem mais interessantes. Portanto, é preciso lançar mão de uma narrativa consistente e saber se comunicar com o público-alvo por meio das palavras-chaves certas em um blog corporativo ou no Facebook, Instagram e TikTok, por exemplo.

Publicidade

Construindo a identidade da marca

Quando falamos de e-commerces, o marketing de conteúdo desempenha papel crucial não apenas para atrair diferentes segmentos ao funil de vendas, mas também para proporcionar uma experiência completa aos clientes. Ao fornecer informações relevantes e curiosidades sobre o universo da companhia, por exemplo, construímos um storytelling envolvente, que fortalece a identidade da marca.

Nesse contexto, o SEO transcende a mera otimização. Na verdade, é parte essencial do processo para assegurar a retenção de vendas e a indexação eficiente da empresa nos mecanismos de busca. Uma abordagem eficaz inclui a cuidadosa seleção e o trabalho com as palavras-chaves mais buscadas, combinadas com temas factuais ou sazonais. Essa sinergia impulsiona a visibilidade da marca e garante presença relevante nos resultados de pesquisa, fundamentais para o sucesso no ambiente digital.

Quanto às plataformas de mídias digitais mais eficazes, destacam-se as redes sociais como Instagram, TikTok, Facebook, YouTube e X (antigo Twitter). Utilizar esses canais de maneira estratégica é fundamental para promover ainda mais alcance e interagir diretamente com o público-alvo.

Ao incorporar estratégias de SEO e mídias digitais, o resultado é claro: retenção de clientes, fidelização dos antigos e captação de novos usuários. A mensuração de métricas-chaves, como taxas de conversão, engajamento nas redes sociais, posicionamento nos motores de busca, entre outras, é ainda um passo muito importante para avaliar o desempenho das táticas em cena. A análise constante desses indicadores não apenas fornece insights valiosos, mas também orienta ajustes e aprimoramentos contínuos, contribuindo para a conquista dos objetivos estabelecidos.

por Clóvis Souza, fundador e CEO da Giuliana Flores .

Foto:Freepik

Publicidade
Publicidade