Conquistar o cliente e fazer com que ele compre algo por telefone é o grande desafio para muitas empresas. Porém, converter com o seu call center pode não ser uma tarefa tão difícil quando se utilizam as estratégias corretas. Mas, antes de sair fazendo as coisas é preciso saber o que é conversão.
A conversão é realizar as vendas nas ligações recebidas ou efetuadas. Assim, quando se liga para um cliente e a negociação é feita, significa que ocorreu a conversão, mas o contrário também pode ocorrer.
Por isso, na hora de conseguir fechar um acordo é preciso seguir algumas regras. Veja quais são elas.
1)Meça a taxa de conversão
É preciso trabalhar com indicadores para saber se as vendas estão indo bem, por isso, medir a taxa de conversão é essencial. Acompanhe regularmente esse indicador e estabeleça um patamar mínimo e real, assim, saberá se a equipe está conseguindo atingir a meta e se os negócios estão indo bem.
2)Encaminhe o cliente para o setor correto
Quando o cliente liga disposto a comprar um produto, pode-se colocar tudo a perder de acordo com a experiência que ele viverá naquele momento. Ficar transferindo de um setor para outro é algo inadmissível.
Tenha uma URA eficiente, que direcione o cliente de acordo com as suas opções, e assim a compra será rápida e agradável.
3)Tenha profissionais bem treinados
Os operadores precisam conhecer muito bem os produtos para oferecerem aos clientes e conseguirem sanar todas as dúvidas, mas isso só se consegue com muito treinamento. Invista na preparação desses profissionais e faça capacitações periódicas para aperfeiçoarem as habilidades.
Quanto mais capacitado um profissional, mais fácil fica de fechar a venda e encontrar o produto certo que o cliente deseja.
4)Personalize o atendimento
Os clientes são diferentes, por isso é preciso personalizar o atendimento e adequar a linguagem a cada um deles. Conforme o grau de conhecimento e idade será preciso mudar a maneira de se explicar e usar estratégias diferentes de convencimento. Por isso, deve-se ouvir com atenção o que está sendo dito para se fazer entender.
5)Tenha um script
O script é uma ótima ferramenta para guiar o vendedor durante a ligação, pois tem o passo a passo do que deve ser feito. Isso passa mais segurança para quem está vendendo porque a pessoa não fica perdida.
Ele também é ótimo para direcionar o fechamento da venda, fazendo com o cliente percorra todo o caminho até ser convencido e entenda que precisa do que está sendo ofertado.
6)Tenha todas as informações em mãos
Ninguém quer esperar do outro lado da linha e então é preciso que tudo seja feito de maneira rápida. As perguntas devem ser respondidas de prontidão e isso só é possível quando se tem todos os dados em mãos.
Antes de entrar em contato com o cliente, deixe todas as ferramentas de trabalho perto, como calculadora, tabela de valores, etc. Assim, se o cliente questionar qualquer dado, terá a resposta na hora, demonstrando a competência da empresa e aumentando o interesse no produto.
7)Monitore as ligações
Para saber se as vendas estão indo bem e se os operadores estão seguindo as regras com um bom poder de argumentação é preciso monitorar. Tenha um profissional ou uma equipe para ouvir as ligações realizadas, identifique quais são os pontos positivos e os que precisam ser melhorados.
Somente com feedbacks dos operadores será possível aprimorar cada vez mais o atendimento. Isso implicará no resultado positivo de converter com o seu call center e permitirá que as metas do negócio sejam cumpridas.
São dicas simples que trazem grandes resultados, então coloque em prática o quanto antes.