Coluna Guilherme da Luz | 4 formas que utilizamos para aumentar o CTR nas campanhas do Google
14 de Março de 2022

Coluna Guilherme da Luz | 4 formas que utilizamos para aumentar o CTR nas campanhas do Google

Esse medidor é o que indica se o investimento na campanha está trazendo retorno e se o seu anúncio é atrativo para seu público.

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Por Guilherme da Luz 14 de Março de 2022 | Atualizado 14 de Março de 2022

Imagem: Pexels

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Um dos desejos de quem realiza campanhas de anúncios patrocinados no Google é aumentar o CTR. Essa métrica é uma das mais importantes do marketing digital.

Quem realiza campanhas de anúncios patrocinados no Google, está constantemente buscando formas de melhorar seu desempenho e ter seu anúncio visto pelo seu público-alvo.

Uma das métricas que mais influencia o desempenho de uma campanha é o CTR (do inglês “Click Through Rate”). Esse medidor é o que indica se o investimento na campanha está trazendo retorno e se o seu anúncio é atrativo para seu público.

O CTR também influencia em outro medidor tão comentado, o CPC (Custo por Clique), que irá determinar qual o valor que cada clique está consumindo em uma campanha.

Veja algumas formas que utilizei junto com a minha equipe para aumentar o CTR das campanhas e ranquear no Google para alguns clientes!

 

Por que devo acompanhar o CTR das minhas campanhas?

Analisar os relatórios das campanhas e acompanhar os resultados do CTR é essencial, pois esta métrica irá nos sinalizar se é necessário realizar alguma mudança na campanha para que apresente o desempenho que esperamos.

Além disso, o CTR influencia diretamente no Índice de Qualidade dos seus anúncios. O IQ é a métrica que determina qual a posição de ranqueamento dos anúncios presentes nas suas campanhas.

O CTR também pode mostrar quais estruturas de anúncios estão tendo melhor desempenho em sua campanha. Assim como quais fotos, abordagens e call-to-actions que estão interagindo melhor com seu público-alvo.

 

Entendendo os números de CTR

Atualmente, temos dois modelos de campanhas para Google: a rede de pesquisa e a rede de display. Devemos ter em mente que estas duas formas trarão resultados diferentes, se levado em consideração o CTR.

Os anúncios da rede de display tem o objetivo principal de conquistar visualizações, enquanto os anúncios veiculados como rede de pesquisa tem o objetivo de atrair o usuário a clicar em seu link.

Por isso, analisar o CTR em campanhas de rede de pesquisa é mais relevante, pois seu objetivo é realmente o clique, ou a conversão. Esse número irá indicar quantas pessoas estão interessadas em seu anúncio, dentro de seu público-alvo.

Existe um CTR ideal? Pode existir, dependendo do seu ramo de atuação. Para saber se sua média de CTR está dentro do comum para sua área, estude empresas do mesmo segmento. De modo geral, profissionais afirmam que uma média satisfatória de CTR é em torno de 3%.

Calcular a porcentagem do seu CTR é fácil. É só pegar o número de cliques de seu anúncio, dividir pelo número de vezes que seu anúncio foi visualizado. Este resultado será multiplicado por 100.

Quanto mais próximos os números de cliques com os números de impressões, melhor será a porcentagem do seu CTR.

 

4 formas de aumentar o CTR nas campanhas

Se a média do seu CTR estiver muito baixa, é hora de repensar seus anúncios. Existem diversos motivos que podem causar ineficiência nos anúncios.

Pode ser que os títulos dos anúncios não estejam atraentes, seus públicos não estão segmentados de forma correta ou se a escolha das palavras-chave dos anúncios não foi eficiente.

A boa notícia é que existem diversas formas diferentes para aumentar a média de CTR e trazer melhores desempenhos para suas campanhas de anúncios. Veja algumas que utilizamos com nossos clientes na agência Gluz Digital!

1. O objetivo de suas campanhas deve estar alinhado com as necessidades do público que você quer alcançar
Entender as necessidades do público pode ser essencial na busca de melhorar a relevância e desempenho de seus anúncios. Se a sua média de CTR está baixa, procure pensar como as pessoas irão pesquisar pelos seus serviços ou produtos.
Para saber quais os termos de busca que os usuários utilizam em seu ramo de atuação, existem plataformas do próprio Google, como o planejador de palavras-chave incluso no Google Ads, ou o serviço Google Trends.

2. Utilize algumas palavras-chave mais específicas
Nosso instinto é colocar palavras-chave mais generalizadas para atrair mais pessoas, porém o ideal é utilizar termos mais específicos em algumas campanhas, encontrando o equilíbrio entre palavras-chave mais abrangentes e mais específicas.
Se a sua empresa tem um blog, insira as palavras-chave de forma natural em seu conteúdo para atrair ainda mais cliques e leads para seu site.

3. Atraia a atenção do público-alvo com Call-to-action
Nas campanhas, procure utilizar elementos para aumentar o CTR, como gatilhos de escassez de tempo ou urgência, descontos e call-to-action.
Em um anúncio, os elementos mais importantes são o título e a CTA, sendo um gatilho para chamar a atenção do usuário e levá-lo a clicar em seu anúncio.

4. Chame a atenção com diferentes chamadas, títulos e meta description
Estes elementos podem ser determinantes no sucesso do seu anúncio, por isso teste diferentes tipos de títulos, chamadas e meta description para analisar e verificar qual delas atrai mais cliques entre seu público-alvo.
É importante que você esteja sempre acompanhando e analisando os resultados das campanhas, para realizar as alterações necessárias e maximizar ainda mais o potencial de seus anúncios.
Então, deseja aumentar o CTR nas campanhas do Google? Aplique estas dicas e aumente o potencial de conversão de suas campanhas!

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