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As novas faces do consumo: tendências que vem moldando o mercado
13 de Agosto de 2024

As novas faces do consumo: tendências que vem moldando o mercado

É fundamental pensar na base que leva às tendências de marketing, que é o comportamento de consumo.

Por Cristiane Soethe 13 de Agosto de 2024 | Atualizado 14 de Agosto de 2024

Tenho falado aqui nas últimas colunas sobre algumas ferramentas e estratégias de marketing úteis para que os negócios possam acompanhar o cenário atual da comunicação corporativa. Porém, antes de colocar em prática essas estratégias, é fundamental pensar na base que leva a essas tendências, que é o comportamento de consumo. O consumo está em constante evolução, impulsionado por avanços tecnológicos, mudanças sociais e novas prioridades dos consumidores.

Muito se fala sobre a jornada de compra do consumidor ter se tornado cada vez mais híbrida, com a integração dos canais online e offline. O Omnichannel é, sem dúvida, uma realidade que precisa ser levada em consideração, para oferecer uma experiência consistente em todos os pontos de contato. E não é só isso, as experiências personalizadas são outra expectativa que precisa ser atendida. 

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Negócios que conseguem oferecer produtos e serviços sob medida tem uma vantagem competitiva significativa. O metaverso representa uma nova fronteira para o comércio eletrônico. Com a possibilidade de criar experiências de compra imersivas e personalizadas, as empresas podem construir relacionamentos mais profundos com seus clientes e impulsionar as vendas. No entanto, é fundamental que as empresas invistam em tecnologias e criem experiências que sejam relevantes e atraentes para o público.

Um estudo realizado pela Octadesk em parceria com a Opinion Box mostra que 75% dos consumidores estão dispostos a pagar mais caro por melhor experiência online.  Foram ouvidos mais de dois mil consumidores online de todo o país e se descobriu que 48% deles acreditam que as empresas brasileiras têm dificuldades para fornecer atendimento e suporte rápido, e que 44% acreditam que o problema está na atenção durante o pós-venda. Duas em cada três pessoas entrevistadas já desistiram de finalizar uma compra após uma experiência ruim.

A sustentabilidade e a ética empresarial também são cada vez mais importantes na decisão de compra. Consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços de alta qualidade e que atendam aos seus valores. Isso é o que mostra um outro estudo recente, o FCI (Future Consumer Index), elaborado pela EY.  Na comparação com fevereiro de 2022, o crescimento foi de oito pontos percentuais (de 24% para 32% em outubro de 2023, data da realização do último levantamento). Segundo o estudo, a Geração Z é quem mais valoriza a sustentabilidade dos produtos e serviços, com 37% respondendo que pagam a mais se houver essa característica.

A tendência de consumo consciente vai além da escolha de produtos ecológicos. Os consumidores buscam marcas que compartilhem seus valores e que demonstrem um compromisso genuíno com a sustentabilidade. Empresas que investem em práticas sustentáveis não apenas reduzem seu impacto ambiental, mas também fortalecem sua reputação e atraem um público cada vez mais exigente.

Outro aspecto importante para ser levado em conta quando falamos dos novos hábitos de consumo é a economia compartilhada e o consumo colaborativo, práticas que estão desafiando os modelos de negócios tradicionais, com o crescimento de plataformas de aluguel, compartilhamento e assinatura. Essa tendência é impulsionada pela busca por sustentabilidade, conveniência e economia.

E o que isso significa para as empresas?

Para se adaptar a essas novas realidades, as empresas precisam tomar atitudes como:

– Investir em tecnologia: Ferramentas de análise de dados, inteligência artificial e automação de marketing são essenciais para personalizar a experiência do cliente e otimizar as operações.

– Construir relacionamentos: A construção de relacionamentos duradouros com os clientes é fundamental para gerar lealdade e fidelidade à marca.

– Oferecer experiências únicas: A experiência do cliente deve ser o centro de todas as estratégias. As empresas precisam criar experiências memoráveis e que gerem valor para o consumidor.

– Ser transparente: Os consumidores valorizam a transparência e a autenticidade. É preciso ser honesto sobre seus produtos e serviços e demonstrar seus valores.

– Estar sempre atualizadas: O mercado está em constante mudança, e os negócios precisam estar atentos às novas tendências e tecnologias para se manterem competitivas.

Vamos refletir? Como o seu negócio está lidando com as mudanças no comportamento de consumo?

Para trocar ideias e acompanhar mais conteúdo sobre comportamento de consumo e comunicação corporativa, conecte-se comigo no Linkedin.

Imagem: Canva Pro

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