A WARC, empresa irmã do Cannes Lions Festival, lançou hoje o Effective 100. Criado com a indústria, para a indústria, é a referência global independente definitiva das campanhas e empresas mais premiadas do mundo em termos de eficácia, combinando os resultados das mais importantes premiações globais e regionais. A informação é do Estadão.
Os dez principais rankings
Campanha Mais Eficaz: ‘Shah Rukh Khan-My-Ad’ da Ogilvy Mumbai / Wavemaker Mumbai para Cadbury
Agência Criativa Mais Eficaz: Leo Burnett, Dubai
Agência de Mídia Mais Eficaz: Mindshare Nova York
Rede Mais Eficaz: Ogilvy
Empresa Controladora Mais Eficaz: Omnicom Group
Marca Mais Eficaz: McDonald’s
Anunciante Mais Eficaz: AB InBev
País Mais Eficaz: Estados Unidos
Esses rankings destacam não apenas as conquistas individuais de campanhas e empresas, mas também refletem as tendências e o panorama global da indústria publicitária em termos de eficácia e impacto.
Campanhas eficazes trazem questões sociais à tona
As terceiras e últimas Classificações da WARC foram reveladas. A WARC Effective 100 é o último referencial global independente das campanhas e empresas mais premiadas do mundo pela eficácia.
Compilado pela WARC Creative, ajudando empresas a fornecer marketing criativo que funciona, o ranking anual Effective 100 reflete o trabalho que foi premiado pelos mais importantes eventos globais e regionais celebrando a eficácia em 2023. Os prêmios rastreados são determinados por uma pesquisa global anual de painel e em consulta com o Conselho Consultivo de Classificações da WARC.
Amy Rodgers, Chefe de Conteúdo, WARC Creative, disse: “As tabelas de classificação da WARC Effective 100 atuam como referencial de excelência em eficácia. Elas mostram o trabalho mais bem-sucedido e destacam as empresas que geraram impacto.
“Refletindo sobre as principais campanhas, muitas se comprometeram a abordar questões sociais importantes. Whisper focou nos desafios enfrentados por jovens devido à falta de educação menstrual, Partners Life enfatizou a importância do seguro de vida para a segurança dos entes queridos, Flutwein destacou os danos sofridos pelas vinícolas devido a inundações, Vaseline enfrentou o racismo sistêmico e as desigualdades na saúde, e Home Centre desafiou os tabus sociais em torno da adoção no Oriente Médio.”
#1 Campanha para eficácia: ‘Shah Rukh Khan-My-Ad’ da Ogilvy Mumbai / Wavemaker Mumbai para Cadbury
A campanha mais eficaz de 2023 foi ‘Shah Rukh Khan-My-Ad’, criada pela Ogilvy Mumbai e Wavemaker Mumbai para a Cadbury. A empresa de confeitaria aumentou as vendas de seu produto Celebrations em 35% durante o Diwali, com uma campanha interativa e geolocalizada que tornou o superstar indiano Shah Rukh Khan o embaixador das pequenas lojas locais.
Sukesh Nayak, Diretor Criativo Chefe da Ogilvy India, disse: “Estamos emocionados que o Cadbury Celebrations ‘SRK My Ad’ tenha sido reconhecido como a campanha mais eficaz na WARC Effective 100. Essa ideia inovadora de hiperlocalização e hiperpersonalização trouxe muita alegria e felicidade a milhões de pequenos comerciantes em toda a Índia, tornando o maior superstar da Índia – Shah Rukh Khan, seu embaixador de marca em seu momento de necessidade. A campanha mais eficaz do mundo também é a campanha mais feliz do mundo.”
Ajay Gupte, CEO da Wavemaker-Sul da Ásia, acrescentou: “Estamos encantados que nossa campanha Shah Rukh Khan-My-Ad para Mondelēz seja reconhecida como #1 pelas classificações da WARC Effective 100. Esta campanha é um testemunho do trabalho inovador realizado junto com nosso parceiro criativo Ogilvy. Nossa campanha teve sucesso em criar um impacto tangível que foi amplamente apreciado em várias plataformas. Esta classificação mostra nosso compromisso com a inovação e a criação de trabalhos que deixam uma impressão duradoura na audiência. Muito obrigado à nossa incrível equipe, clientes e parceiros por tornarem essa conquista possível.”
Em 2º lugar está ‘Keep Girls in School’ da Leo Burnett Mumbai, EssenceMediacom Mumbai, Leo Burnett Gurgaon e EssenceMediacom London para a marca femcare Whisper, que lançou uma iniciativa de longo prazo para reduzir a taxa de evasão escolar de meninas devido às suas menstruações, que incluiu a execução altamente premiada ‘The Missing Chapter’. Em 3º lugar está ‘Famous Orders’ do McDonald’s, da Wieden+Kennedy Nova York, Narrative Los Angeles, Alma Miami e Burrell Chicago. A cadeia de fast-food lançou pedidos de várias celebridades como refeições para se envolver com consumidores jovens e multiculturais.
#1 Agência criativa para eficácia: Leo Burnett, Dubai
Depois de se classificar pela primeira vez no ano passado em #26, a Leo Burnett Dubai subiu na lista para garantir o 1º lugar este ano. A campanha de melhor desempenho da agência foi ‘The Homecoming’ para a Home Centre, que ficou em 9º lugar e esteve entre outras 4 campanhas que ficaram entre as 100 melhores.
Bassel Kakish, CEO do Publicis Groupe no Oriente Médio e Turquia, disse: “Consistentemente criamos trabalhos que merecem fama e que funcionaram para nossos parceiros de marca em toda a região. Isso nos permitiu criar trabalhos de classe mundial e vencedores que foram inscritos em todos os prêmios de primeira linha e nos permitiram ganhar nesses prêmios. Ser classificado em #1 globalmente para representar a região e nossas marcas é um privilégio e um testemunho de nossa liderança estratégica, eficácia criativa e talentos incríveis.”
A Ogilvy Mumbai sobe para o 2º lugar, do 5º no ano passado, em grande parte devido ao seu trabalho na campanha classificada em #1. Com duas campanhas entre as 100 melhores, a AlmapBBDO São Paulo teve uma ascensão meteórica para conquistar o 3º lugar, depois de se classificar em #49 no ano passado. Quatro das 10 principais agências são novatas no ranking: Edelman Nova York, Leo Burnett Mumbai, GUT Buenos Aires, que também se classifica como a mais alta agência independente, e Africa São Paulo.
#1 Agência de mídia para eficácia: Mindshare Nova York
Pela primeira vez, a Mindshare Nova York é coroada como a agência de mídia mais eficaz nas Classificações da WARC, subindo do 2º lugar no ano passado. Este sucesso é atribuído em grande parte às suas campanhas para marcas da Unilever, sendo a mais bem-sucedida ‘See My Skin’, para Vaseline, que ficou em 7º lugar.
Nancy Hall, CEO da América do Norte, Mindshare, disse: “A verdadeira eficácia não se trata apenas de cliques ou crescimento de curto prazo. Trata-se de ajudar as marcas a criar crescimento empresarial duradouro e sustentável a longo prazo – e é o tipo de trabalho ao qual nossas equipes estão dedicadas a fazer com nossos clientes todos os dias. Estamos emocionados por sermos reconhecidos pela WARC como a principal agência de mídia em eficácia e uma das dez melhores redes globais.”
A Wavemaker Mumbai fica em 2º lugar, seguida pela Starcom Chicago em 3º. Duas outras agências mantiveram sua classificação entre as dez primeiras – EssenceMediacom Nova York e Zenith Bogotá. A agência mais melhorada foi a OMD Lima, subindo 34 lugares para ficar em 7º.
#1 Rede para eficácia: Ogilvy
A Ogilvy manteve sua posição de liderança como a rede com melhor desempenho em eficácia. A rede tem 11 campanhas entre as 100 melhores, incluindo a campanha #1 ‘Shah Rukh Khan-My-Ad’. Também possui 8 agências na classificação de agências criativas.
Mick McCabe, Diretor de Estratégia Global, Ogilvy, disse: “Ser reconhecido como a rede mais eficaz do mundo pelo segundo ano consecutivo é um testemunho da cultura de pensamento vibrante da Ogilvy que está viva e bem em todos os nossos escritórios no mundo todo e em nossos solucionadores de problemas criativos, trazendo ambição, precisão e imaginação estratégica aos desafios de nossos clientes. Este prêmio celebra nossas pessoas, aquele espírito Ogilvy, e nossas incríveis parcerias com os clientes.”
Não muito atrás em pontos está a DDB Worldwide, que possui impressionantes 19 campanhas entre as 100 melhores e sete agências na classificação de agências criativas. A Leo Burnett mantém seu 3º lugar com 13 campanhas e 5 agências classificadas. A Special lidera a rede independente para eficácia, em grande parte atribuída às 3 campanhas da Special Auckland entre as 100 melhores.
#1 Empresa controladora para eficácia: Omnicom Group
Após cinco anos sendo a segunda colocada na tabela de empresas controladoras, o Omnicom Group subiu um lugar para se tornar a empresa controladora mais eficaz este ano, com 13 agências criativas e 15 agências de mídia entre as 50 melhores.
John Wren, Presidente e CEO da Omnicom, disse: “O desempenho da Omnicom nesta classificação mostra o poder de nossas ideias e nossa forte parceria com os clientes. O reconhecimento da WARC é um testemunho de nossas incríveis equipes ao redor do globo e sua capacidade de fornecer consistentemente o trabalho mais criativo e eficaz que gera resultados para nossos clientes.”
A WPP está em 2º lugar após uma corrida acirrada com o Omnicom, com 10 agências criativas e 10 agências de mídia classificadas. O Publicis Groupe está em 3º, subindo um lugar em relação ao ano passado, com 7 agências criativas e 11 agências de mídia.
#1 Marca para eficácia: McDonald’s
O McDonald’s lidera o ranking de eficácia pelo 5º ano consecutivo. A marca de fast food tem três campanhas entre as 100 melhores, incluindo ‘Famous Orders’, que ficou em 3º lugar pelo segundo ano consecutivo. No total, teve 40 campanhas contribuindo para sua pontuação no banco de dados completo de classificações, em 23 países diferentes.
Morgan Flatley, Diretor de Marketing Global e Chefe de Novos Empreendimentos, disse: “A cultura do McDonald’s de coragem criativa transcende o marketing e se tornou um ponto de contato global alimentando ideias transformadoras. Esta honra é um testemunho de como nosso incrível talento em todo o mundo continua a fazer grandes movimentos criativos com trabalho impulsionado por insights que moldam a cultura, transformam o negócio e impulsionam o crescimento. Desde nossos líderes mais sêniores até nossos membros mais novos da equipe, estamos fomentando uma cultura onde ideias audaciosas prosperam e redefinimos o que é possível.”
A Cadbury sobe um lugar para ocupar o 2º lugar, em grande parte devido à sua campanha classificada em primeiro lugar, ‘Shah Rukh Khan- My-Ad’. O KFC está em 3º lugar. A marca mais melhorada é a Samsung, subindo do 22º para o 7º lugar, com duas campanhas classificadas entre as 100 melhores.
#1 Anunciante para eficácia: AB InBev
A Anheuser Busch InBev é a anunciante mais bem classificada em eficácia pelo terceiro ano consecutivo. 32 marcas contribuíram para sua pontuação total, das quais 5 ficaram entre as 50 melhores.
Marcel Marcondes, Diretor de Marketing da AB InBev, disse: “É uma honra ser novamente reconhecido como o anunciante mais eficaz. No marketing, criatividade não significa nada a menos que seja usada para resolver problemas reais e impulsionar o crescimento de nosso negócio. Portanto, estou especialmente orgulhoso deste reconhecimento do trabalho de nossa equipe fazendo um impacto real para criar um futuro com mais comemorações.”
A Unilever sobe para o 2º lugar com 3 marcas classificadas – Dove, Vaseline e Hellmann’s. O McDonald’s está em 3º lugar. O anunciante mais melhorado é a The Coca Cola Company, subindo 10 lugares para o 7º. Embora apenas uma de suas campanhas esteja entre as 100 melhores, ganhou prêmios por 22 campanhas no total.
#1 País para eficácia: EUA
Os EUA permanecem como o país mais premiado em eficácia, com 24 campanhas entre as 100 melhores. A Índia subiu para o 2º lugar, com sete campanhas classificadas. O Brasil subiu três lugares para o 3º lugar. A Argentina e a Nova Zelândia são os países mais melhorados, ambas subindo 11 lugares para o 7º e 8º lugares, respectivamente.