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CEO da WPP, Mark Read, entrevista Elon Musk no Cannes Lions
20 de Junho de 2024

CEO da WPP, Mark Read, entrevista Elon Musk no Cannes Lions

Recentemente, você enviou uma mensagem para nós, anunciantes. Você nos disse “Vá e foda-se”

 

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A equipe do AcontecendoAqui, presente no Cannes Lions Festival desde 2013, acompanhou a apresentação emocionante na manhã da última quarta-feira, 19 de junho, quando Mark Read, CEO da WPP, entrevistou Elon Musk, diretor de tecnologia da X. A partir de questões elaboradas por Mark Read, eles exploraram o impacto transformador da inovação tecnológica. Durante a discussão, foram abordados temas sobre como a inteligência artificial está reformulando a criatividade, a economia e a sociedade. Além disso, compartilharam insights sobre a visão futura da X, proporcionando uma perspectiva aprofundada sobre as tendências emergentes e a direção futura da tecnologia.

Confira como foi essa sessão da 71ª edição do cannes Lios Festival.

Mark Read: Recentemente, você enviou uma mensagem para nós, anunciantes. Você nos disse “Vá e foda-se”, por que disse isso e o que quis dizer com isso?

Elon Musk: Tratava-se de liberdade de expressão. Penso que é importante ter uma plataforma global para a liberdade de expressão, onde pessoas com opiniões diversas possam expressar os seus pontos de vista. Em alguns casos, os anunciantes insistiram na censura. No final das contas, se houver uma escolha entre censura e dinheiro ou liberdade de expressão e perder dinheiro, escolheremos a liberdade de expressão. Não nos permitiremos ser censurados por dinheiro, o que considero ser a decisão moral correcta. Os anunciantes têm o direito de aparecer ao lado de conteúdos que considerem compatíveis com sua marca. Isto está completamente certo. Mas não é certo insistir que não pode haver conteúdo com o qual eles não concordem.

 

Mark Read: Portanto, outras empresas de mídia querem ditar a política editorial de uma empresa. Você vê a liberdade de expressão como a pedra angular da plataforma?

Elon Musk: Sim, acho melhor ser real do que seguir a cultura do cancelamento. O que você mencionou é a ampla gama de publicidade. A sua utilidade varia muito. Quando você exibe um anúncio de um produto ou serviço que deseja, quando deseja, isso é conteúdo. Se você exibir um anúncio de algo que não deseja, é ruim. A eficácia da publicidade depende de quão bem ela é adaptada aos desejos e necessidades do indivíduo.

 

Mark Read: Então você acredita que os anúncios devem ser tão bons quanto o resto do conteúdo?

Elon Musk: Sim, e com o antigo Twitter basicamente não havia lógica ou correspondência entre usuários e anúncios. Os únicos anúncios que faziam sentido eram anúncios de marcas amplas, como McDonald’s ou Coca-Cola, que têm amplo apelo. Agora temos um sistema totalmente baseado em IA onde cada usuário do sistema corresponde ao conteúdo, seja uma postagem ou um anúncio. À medida que o conteúdo se move pelo sistema, ele preenche o espaço vetorial e garante a segurança da marca.

 

Mark Read: Então, como você avalia a segurança da marca na X agora?

Elon Musk: Todos os revisores terceirizados nos deram nota máxima em segurança da marca. Se você deseja alcançar as pessoas mais influentes do mundo, como os tomadores de decisão, a plataforma X é a melhor. Se alguém quiser entrar em contato comigo, por exemplo, X é o lugar para postar um anúncio.

 

Mark Read: Mesmo sendo menor que outras redes sociais?

Elon Musk: Sim, com cerca de 500-600 milhões de utilizadores mensais e 260 milhões de utilizadores diários, é menor, mas muito influente.

 

Mark Read: E quanto à IA? Qual é o cenário otimista para a IA?

Elon Musk: O resultado mais provável é a abundância, onde os bens e serviços estão disponíveis para todos, sem escassez. Contudo, poderia haver uma crise de sentido, semelhante à que ocorreu no auge do Império Romano. Se a IA puder fazer alguma coisa, os humanos poderão enfrentar questões existenciais sobre o seu propósito.

 

Mark Read: E o pior cenário para IA?

Elon Musk: Pode ser desastroso, mas espero não estar lá para ver. Uma das melhores representações ficcionais é “2001: Uma Odisséia no Espaço”, de Arthur C. Clarke. A IA desta história visa resolver problemas, mesmo que isso exija medidas drásticas.

 

Mark Read: Você acha que a IA pode ser criativa?

Elon Musk: Sim, a IA será ótima em criatividade. Ela pode pensar e implementar ideias muito rapidamente. Ela ajudará em tudo, desde consertar coisas até ensinar crianças e preparar o jantar.

 

Mark Read: Você tem grandes ambições. A SpaceX transporta 80% da carga útil para o espaço, mas esse não é o objetivo final da SpaceX, certo?

Elon Musk: O objetivo da SpaceX é tornar a vida multiplanetária para prolongar a provável vida útil da humanidade e compreender melhor o universo.

 

Mark Read: E quanto ao Neuralink?

Elon Musk: Neuralink visa criar simbiose com IA e melhorar as capacidades humanas. Recentemente conheci um receptor pós-humano Neuralink e ele está fazendo bons progressos.

 

Mark Read: Como você decide quais ideias seguir?

Elon Musk: Tento simular mentalmente os resultados e levar em consideração as opiniões de especialistas na área. Agrego essas informações em tempo real para tomar decisões.

 

Mark Read: A tecnologia parece estar evoluindo rapidamente. Como você vê o futuro?

Elon Musk: Caminhamos para um futuro muito interessante. Este é o momento mais interessante da história, então aproveite o passeio.

 

Repórter Daniel Spiess

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