Publicidade
Cannes Lions entrega Lion of St Mark a Jacques Séguéla
22 de Maio de 2024

Cannes Lions entrega Lion of St Mark a Jacques Séguéla

Prêmio de realização vitalícia é entregue em junho

O Estadão, representante oficial do Lions Festivals no Brasil, anuncia que Cannes Lions homenageará o veterano da publicidade, Jacques Séguéla, com o renomado prêmio Lion of St Mark.

Com uma carreira de mais de 60 anos no setor, Séguéla produziu trabalhos icônicos e consistentes para marcas como Air France, Apple, Carrefour, Citroën, Louis Vuitton e Microsoft, além de campanhas políticas de grande sucesso e de ser autor de vários livros best-sellers sobre publicidade.

Publicidade

Aos 25 anos, Séguéla iniciou sua carreira como doutor em farmácia. Percebendo que esse era um caminho errado, ele mudou sua rota, completou a primeira viagem ao redor do mundo em um carro francês e escreveu seu primeiro livro The Earth in the Round, que vendeu 150.000 cópias. Mais tarde, após uma breve carreira como jornalista, ele uniu forças com Bernard Roux e nasceu a agência Roux Séguéla. O primeiro trabalho da agência viu o presidente francês Pompidou dirigindo um motor Mercury na baía de St Tropez com a manchete “Pegue o Express e decole”. Logo, Alain Cayzac e, em seguida, Jean-Michel Goudard se juntaram à agência e nasceu a RSCG, que acabou se tornando a Euro RSCG.

Séguéla tem sido a mente criativa por trás de centenas de campanhas de sucesso. Para o Carrefour, ele produziu o trabalho de referência com “Produits Libres”, enquanto para a Citroën, ele enviou um Citroën AX descendo a Grande Muralha da China e foi o primeiro anunciante a ousar dar o nome de Picasso a um Citroën.

Ele liderou as campanhas do ex-presidente francês François Mitterrand, criando o famoso slogan de 1981 “Le Force Tranquille”, que colocou a publicidade na história da França, algo que ele repetiu sete anos depois com “Génération Mitterrand”. Ele é um comunicador político apaixonado, tendo liderado 15 outras campanhas políticas, todas vitoriosas.

Sobre Jacques Séguéla, Philip Thomas, Presidente da LIONS, disse: “Jacques Séguéla completou 90 anos este ano e ainda vem ao escritório todos os dias para trabalhar em campanhas para seus clientes. A palavra é muito usada, mas Jacques é um ícone. Ele é ousado, apaixonado e criativo – e tudo isso com um tremendo senso de cordialidade e humor. Ele já esteve no Cannes Lions cerca de 50 vezes, sendo que sua primeira visita foi à edição de Veneza em 1975, onde foi membro do júri e ganhou seu primeiro Leão para a Aéroports de Paris. Suas histórias e experiências são cativantes. Como setor, estamos muito satisfeitos por ele ter mudado de carreira, da farmácia para a publicidade, porque todos nós nos beneficiamos de sua criatividade como resultado. Enquanto isso, ele é a presença mais charmosa e encantadora e mal podemos esperar para homenageá-lo no palco do Cannes Lions em junho.”

Ao comentar sobre o prêmio, Séguéla disse: “Depois de 60 anos de festivais, vi esse setor evoluir a cada década, mas uma coisa nunca mudou: a publicidade é, foi e sempre será uma questão de ter uma ideia. Tive a grande honra de trabalhar minha vida inteira não para vender produtos, mas para eternizar marcas e adoro isso. Estou incrivelmente emocionado por ser reconhecido com esse prêmio icônico e o compartilho com todos os meus colegas criativos que apoiam suas ideias, escolhem o otimismo e dão às marcas a única coisa que as manterá vivas – uma alma.”

Em anos anteriores, foram homenageados com o Lion of St. Mark nomes como o brasileiro Marcello Serpa; Mary Wells Lawrence; Jeff Goodby e Rich Silverstein; os irmãos Piyush e Prassoon Pandey, David Droga, Bob Greenberg, Joe Pytka, Lee Clow, Dan Wieden e John Hegarty, entre outros.

Jacques Séguéla será homenageado no Cannes Lions International Festival of Creativity.

Além disso, ele também falará no palco do seminário Lion of St Mark, onde contará histórias e lições aprendidas ao longo de sua ilustre carreira, que ocorrerá na sexta-feira, 21/6. O Cannes Lions acontece de 17/6 a 21/6, em Cannes, na França.

Foto: Freepik

Publicidade