Publicidade
Cannes Lions 2024 Impulsiona o Debate sobre o Futuro da IA
20 de Junho de 2024

Cannes Lions 2024 Impulsiona o Debate sobre o Futuro da IA

Inteligência Artificial não é criativa. Vocè é.

Com o início do terceiro dia da premiação Cannes Lions 2024, evento mais importante da publicidade mundial, já está claro que, acima do que foi visto em 2023, a Inteligência Artificial é um dos temas mais recorrentes em debates, palestras e discussões.

Publicidade

O Terceiro Dia do Cannes Lions 2024: IA Domina Debates e Premiações
Os insights sobre o tema dominam as rodas de conversa que estamos conferindo presencialmente e surgem também nos temas das campanhas premiadas.

Isso já estava sendo uma realidade em 2023; na ocasião, de acordo com Kim Aspeling, Diretora de Produção Criativa da A Million Ads, a Inteligência Artificial é o assunto do qual todos estavam falando: “(…) em termos de inovação, mas também de uso prático. Não estamos falando só de narrações ou até mesmo músicas criadas por IA, mas uma combinação disso”.

 

<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/W6tB93bZU_s?si=KTkQrNO98CH7ynjJ” title=”YouTube video player” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share” referrerpolicy=”strict-origin-when-cross-origin” allowfullscreen></iframe>

 

Ainda segundo Aspeling, o crescimento está diretamente relacionado ao pós-COVID: “as pessoas claramente estão procurando pela grande novidade nos pós-pandemia, e tudo indica que essa novidade é o uso da Inteligência Artificial como ferramenta da publicidade e do marketing pelo mundo”.

Para 2024, então, o crescimento da tecnologia em si por trás do desenvolvimento IA já havia se mostrado considerável. Mesmo usuários leigos que gostavam de explorar prompts de comando simplificados em ferramentas como ChatGPT conseguiam perceber claramente uma evolução nos resultados, a ponto, inclusive, de acender debates éticos sobre o uso da IA.

Cases com IA chamam atenção no Cannes Lions 2024
De fato, não apenas os profissionais presentes no evento são capazes de perceber a presença cada vez mais constante da IA nas conversas em geral, como uma série de cases já deixou claro que a inovação via Inteligência Artificial é uma realidade – e não mais uma experimentação.
Um ótimo exemplo disso veio de um case brasileiro, da AlmapBBDO, responsável pela campanha “Gerações”, da Volkswagen, que gerou discussões que inclusive extrapolaram o universo da publicidade. A conversa foi tema de debates acalorados inclusive no X (ex-Twitter), com usuários discutindo o quão eticamente aceitável era ver uma cantora já morta “ressuscitar” com fins publicitários.

 


Críticas a potenciais excessos

Ao mesmo tempo que o debate sobre IA segue sendo interpretado como sério e até vanguardista no Cannes Lions, há uma corrente de pensamento que entende que, embora essa seja, de fato, uma nova realidade a ser interpretada e estudada, há muito exagero vindo junto.

O exemplo mais bem ilustrado disso em 2024 vem do Publicis Groupe, que preparou uma iniciativa fora do comum, ao mesmo tempo divertida e crítica: um “besteirômetro” relacionado à Inteligência Artificial, o B.S. Bot.

A divertida (e audaciosa) campanha da agência vem junto a um planejamento de 30 sessões fechadas de discussão sobre o tema, que deve ser norteado pelo potencial abuso da ferramenta na publicidade hoje.

 

 

As palavras de Arthur Sadoun, CEO do Publicis Groupe deixam clara a crítica: “A única coisa mais prevalente que a IA no momento é o barulho que a acompanha. Cannes só vai amplificar isso”

Insights até aqui da 71ª edição do Cannes Lions:

1. IA como Tema Central no Cannes Lions 2024
A proeminência da Inteligência Artificial (IA) no Cannes Lions 2024 aumentou significativamente em comparação a 2023. A IA agora é um tema dominante em debates, palestras e discussões, refletindo sua crescente importância e influência na indústria publicitária.

2. Considerações Éticas e Práticas da IA
As aplicações práticas e as implicações éticas da IA são temas amplamente debatidos. Um exemplo notável é a campanha da Volkswagen pela AlmapBBDO, que gerou controvérsia ao “ressuscitar” uma cantora falecida para fins publicitários, destacando os dilemas éticos associados ao uso da IA no marketing.

3. Perspectivas Críticas sobre o Hype da IA
Apesar do entusiasmo, há uma perspectiva crítica sobre o exagero em torno da IA. A iniciativa do Publicis Groupe, o B.S. Bot, critica humoristicamente o uso excessivo de IA na publicidade, enfatizando a necessidade de uma integração equilibrada e responsável da IA. As palavras de Arthur Sadoun sublinham a preocupação com o ruído e o hype excessivo que acompanham os avanços da IA.

Repórter Guilherme da Luz

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter