Pelo terceiro ano consecutivo no pós-pandemia, o festival de Cannes Lions, maior premiação da publicidade e comunicação mundial, voltou a acontecer de forma presencial. Nas edições de 2020 e 2021, o evento ocorreu de forma online. O mundo da publicidade se reúne na Riviera Francesa em 2024 entre os dias 17 e 21 de junho – ou seja, a semana inteira, de segunda a sexta. E, claro, o Acontecendo Aqui está presente mais um ano in loco.
A participação brasileira no evento cresceu em relação a 2023. Segundo levantamento feito pelo jornal O Estado de São Paulo, o número de peças publicitárias inscritas passou de 2.037 no ano passado para 2.066 neste ano.
Para fins de comparação e parâmetro, o número total de campanhas inscritas foi de 26.753 – ou seja, o Brasil representa quase 10% dos inscritos, o que o torna o terceiro país com mais participações na edição atual, atrás apenas do Reino Unido e dos Estados Unidos.
Premiações e categorias
Em 2024, o Cannes Lions contava novamente com dezenas de categorias e subcategorias, incluindo aí design, filme, áudio e rádio, Creative Commerce, Luxury & Lifestyle e muitos outros. Dentro de cada premiação, é possível obter leões de bronze, prata, ouro, titanium Lion e o mais cobiçado de todos, o Grand Prix.
A cada dia cresce a expectativa em vermos “Leões” (o troféu da premiação), ainda mais porque a tendência do Brasil é de crescimento também nas premiações. Em 2022 foram 70 estatuetas, e em 2023 o número já cresceu para 92.
Até esta terça-feira (18), os profissionais brasileiros já haviam garantido prêmios em várias categorias importantes. Foram 18 leões apenas na segunda-feira (17) e outros 19 na terça (18).
Destaques do primeiro dia incluem as campanhas “Audience Delivery”, da DM9, e o primeiro Grand Prix confirmado, também da agência AlmapBBDO, mas na categoria Design, com a campanha “Black Lights”, para Bradesco Seguros & Goma/Empregue Afro e Museu Afro-UFBA.
Expectativas do Brasil para o Cannes Lions
O primeiro Grand Prix brasileiro ter vindo ainda na terça-feira aumentou as expectativas dos publicitários e profissionais da área para todo o restante da semana. Claro que não existem garantias, mas o país é forte concorrente em várias categorias importantes.
Uma na qual todos estão de olho é Creative Business Transformation, na qual já estão na shortlist SOKO, AlmapBBDO e GUT São Paulo. Para comparação, no ano passado só uma empresa brasileira havia chegado à fase final perante os jurados.
Há no total 12 cases no shortlist brasileiro, incluindo a campanha da AlmapBBDO para a Volkswagen Brasil, “Gerações”, que ganhou fama nacional e acendeu o debate sobre uso de Inteligência Artificial – é o case que usou a IA para “ressuscitar” a cantora Elis Regina.
É ficar de olho para ver o que mais as agências do país devem trazer para casa, e as expectativas são ainda maiores do que em 2023.