Conheça os insights sobre as pesquisas e interesses dos usuários do Google em relação ao Festival Internacional de Criatividade
A empresa Gluz Digital, referência global em SEO e PR, realizou uma análise minuciosa das buscas no Google sobre o Cannes Lions, um dos principais eventos para especialistas em marketing, publicidade e comunicação.
Segundo dados do Estadão, 87,2% da população brasileira a partir dos 10 anos se conecta à internet, o equivalente a cerca de 156 milhões de pessoas. Para quem trabalha com tráfego orgânico, é crucial entender o que essas pessoas mais buscam, especialmente em eventos de grande destaque.
O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions ocorre em junho e celebra os melhores trabalhos de publicidade e comunicação.
O Cannes Lions SEO Index 2024 traz dados importantes sobre o comportamento dos usuários, destacando os termos mais buscados, os períodos de maior interesse e os países com maior volume de pesquisas pelo evento.
Profissionais de marketing digital e agências de todos os portes procuram informações sobre o festival, especialmente no primeiro semestre de cada ano. Ou seja, período que antecede o evento.
Mas o que é que eles pesquisam e procuram saber sobre o Cannes Lions? O material foi elaborado com base nos resultados das principais ferramentas de SEO, como o Ahrefs, Semrush e Google Adwords.
Principais dados da pesquisa
Através da ferramenta Ahrefs e Semrush, foi traçado o volume de buscas global pelo evento e o destaque vai para 6 países. Segundo o Semrush, o Brasil é o 5º país que mais busca sobre o festival, mostrando a relevância do evento no país. Parte disso se dá ao fato de que muitos dos participantes premiados são brasileiros.
A análise da Gluz revela que os Estados Unidos lideram as consultas pelo termo “Cannes Lions” com 5.4K buscas em média por mês, seguidos pelo Reino Unido com 3.6K, França com 2.4K, Índia com 1.6K, Brasil com 1K e Alemanha com 880. Outras localidades somam 13.4K buscas. Estes números refletem a importância e a abrangência global do evento.
O que as pessoas buscam saber sobre Cannes Lions?
O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions celebra a criatividade e inovação nos setores de marketing, publicidade e comunicação. Durante uma semana, publicitários, agências e anunciantes do mundo todo se reúnem para compartilhar suas ideias mais inovadoras. Portanto, as pessoas buscam informações sobre o evento tanto pelo interesse em participar fisicamente quanto para se conectarem às suas palestras e novidades.
Neste sentido, a Gluz compilou os dados mais pesquisados sobre o Cannes Lions para ajudar portais e criadores de conteúdo a se posicionarem melhor no Google. A princípio, as buscas por “Cannes Lions” têm objetivos variados, desde informações sobre datas e locais até detalhes sobre as empresas premiadas. Isso direciona, por exemplo, o uso das palavras-chave mais estratégicas para efeitos de SEO.
Conforme apuração da Semrush, os termos mais pesquisados incluem:
Tendências de busca
As buscas por “Cannes Lions” mostram um aumento sazonal, com picos entre janeiro e julho, coincidindo com as fases de preparação e realização do evento. Este período concentra maior interesse dos usuários, que procuram informações sobre datas, locais, inscrições e empresas premiadas.
Além disso, termos relacionados, como “Cannes young Lions”, também são populares, especialmente na Índia que possui 210 buscas, como aponta o Semrush, destacando a importância do festival para jovens talentos no mercado publicitário. Os EUA vem atrás com 170 buscas, seguido da Austrália com 110, Reino Unido com 110, Canadá com 70 e o Brasil com 30. Essas buscas tendem a aumentar, já que o evento espera receber ainda mais participantes em 2024.
Entretanto, vale ressaltar que o Brasil é um dos países mais premiados no Cannes Lions, tendo recebido 92 troféus na 70ª edição. Este desempenho coloca o país em destaque, atraindo cada vez mais interesse dos brasileiros. Na prática, são oportunidades para a produção de conteúdo direcionado a este público.
Neste sentido, segundo dados do Google Trends, a maior concentração de buscas no país está em São Paulo, seguida pelo Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Bahia. Nas cidades, São Paulo lidera, seguida por Diadema e Rio de Janeiro.
Perguntas mais frequentes
As perguntas mais frequentes sobre o Cannes Lions variam conforme a região, o que inclusive revela um comportamento dos usuários. Só para exemplificar, os termos mais pesquisados por país foram:
● Estados Unidos: “When is Cannes Lions 2023” – com 210 buscas, “What is Cannes Lions” – com 110 buscas e “When is Cannes Lions 2024” – com 70 buscas.
● Brasil: “O que é o Festival de Cannes” – com 110 buscas e “O que é o Cannes Lions” – com 20 buscas. Vale informar que a primeira questão não está clara se faz referência a Cannes Lions ou ao festival de cinema. Porém, especialistas em SEO concordam que a implementação para o conteúdo sobre ‘Cannes Lions’ pode ser feita da seguinte forma: “O que é o Festival de Cannes Lions”, ou seja, uma versão mais completa.
● Índia: “How to pronounce Cannes Lions” – com 720 buscas, “What is Cannes Lions” – com 10 buscas e “Where is Cannes Lions” – com 10 buscas.
● Reino Unido: “When is Cannes Lions 2023” – com 70 buscas, “What is Cannes Lions” – com 50 buscas, “How to pronounce Cannes Lions” – com 20 buscas e “How to win a Cannes Lions” – com 20 buscas.
De modo geral, as questões refletem não só a curiosidade e a necessidade de informações detalhadas sobre o evento, como também percepções mais estratégicas para as próprias candidaturas.
Em outras palavras, as análises das buscas no Google ajudam a entender melhor o interesse e o comportamento de cada usuário em relação ao Cannes Lions. Isso permite que as agências e veículos de comunicação que cobrem o evento, adaptem suas estratégias de conteúdo para melhor atender às demandas do público.
Sobre a Gluz:
A Gluz Digital é uma agência especializada em SEO e Marketing Digital, dedicada a ajudar empresas a otimizar seu tráfego orgânico e melhorar sua presença online. Com uma equipe de especialistas em diversas áreas, oferece soluções inovadoras e personalizadas para cada cliente.
Imagens: Guilherme da Luz