Publicis tem mais de 80 colaboradores e 398 peças inscritas no Cannes Lions apesar de ter anunciado estar fora do festival neste ano
11 de Junho de 2018

Publicis tem mais de 80 colaboradores e 398 peças inscritas no Cannes Lions apesar de ter anunciado estar fora do festival neste ano

No ano passado, o novo CEO do Grupo Publicis, Arthur Sadoun, anunciou que todas as agências da empresa pelo mundo estavam proibidas por um ano de participar de premiações ou esforços promocionais pagos – inclusive o Cannes Lions. Segundo um memorando interno que destacava “Isso é obrigatório e as exceções não serão aprovadas. … A proibição de prêmios/feiras é efetiva para todo o Grupo”, a proposta era economizar em 2018. Entretanto, de acordo com o The Drum, a agência tem 86 colaboradores e 398 campanhas inscritas no Cannes Lions deste ano. Segundo o site, Sadoun inclusive aceitou o convite dos organizadores do festival de fazer uma participação no palco principal.

 

 

As incrições, que variam de €525 a €1,685 dependendo da data de submissão e categoria, teriam sido custeadas por clientes e parceiros da agência, que manteve a regra de não pagar para participar de premiações. A exceção foi a campanha ‘3 Billboards“, da BBH London para Justice4Grenfell, que, segundo a agência, “é um orgulho apoiar essa causa e criatividade para o bem”.

Quanto aos colaboradores, 12 foram convidados a participar do festival como presidentes do jurí, com despesas pagas pelo festival; outros 12 também foram convidados para competir no Young Lions; e 25 participam do evento como convidados dos clientes ou outros parceiros. Mais 15 funcionários decidiram arcar com os gastos para fazer parte do festival de criatividade – o valor total de cinco dias de evento custa aproximadamente €3,249 – e outros 20 líderes de conta participarão de reuniões com clientes na cidade sede do evento, mas não irão ao Cannes Lions – estes tiveram seus gastos pagos pelo Grupo Publicis.

“Há 12 meses nós tomamos a decisão de pausar nosso investimento em eventos da indústria promocional por um ano. Foi difícil, mas um sacrifício necessário em um momento em que nossa indústria necessita uma mudança radical”, disse Sadoun ao site. 

A Publicis irá voltar a participar de premiações a partir de 1º de julho.