Agenda Cultural Comentada
De 13 a 19 de fevereiro de 2025
Crédito da imagem em destaque: Mara Freire.
Jaraguá do Sul recebe o espetáculo “Curta! Ópera Curta“, que apresenta duas óperas de pequena duração: “O Telefone”, de Gian Carlo Menotti; e “O Segredo de Susanna”, de Ermanno Wolf-Ferrari, nesta quinta-feira (13), às 20h. A peça será no SCAR – Pequeno Teatro e a entrada é gratuita. Ainda em fevereiro, o projeto passará por Joinville, Criciúma, Florianópolis e Blumenau. A estreia foi em Joaçaba, no Teatro Alfredo Sigwalt.
Drinks com ou sem álcool são alternativas para se refrescar nas altas temperaturas do Verão 2025, que não estão dando trégua. Quem estiver passando pelo Fort Atacadista do Campeche (Florianópolis), neste sábado (15), poderá participar do Drink Experience. O evento promove degustações e workshop gratuitos com um especialista no tema, o mixologista Rodolfo Casalá. Na ocasião, os participantes poderão aprender receitas exclusivas e conhecer um pouco da arte da coquetelaria, das 10h às 16h. | Crédito da imagem: Wendel Graupner.
Rock, pop, folk, blues, soul e surf music são alguns dos estilos que embalam as noites de quinta, sexta e sábado de fevereiro no Hard Rock Cafe do Villa Romana Shopping, provando que Florianópolis no Verão não é só belas praias. O palco da casa recebe neste mês mais de 20 shows, reunindo grandes talentos da cena nacional. Neste fim de semana o destaque da programação fica com o show da Narayana e Banda, na noite de sexta, a partir das 21h. Já no sábado será a vez de Snakesun subir ao palco com muito Rock Gratest Hits. A programação completa pode ser acompanhada nas redes sociais do icônico bar do rock.
“Quem vai dar conta… de você?” é o nome do livro de Solange Ezure. A autora explora o conceito da somatização como um fenômeno que entrelaça o físico, o emocional e o psíquico, destacando a importância de compreender o corpo não apenas pela cognição, mas através da sua própria linguagem – por meio de metáforas, imagens, gestos e emoções. Neste sábado (15), Solange fará o lançamento da obra, a partir das 19h, na Livraria Latinas, no bairro Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis, com direito a sessão de autógrafos e bate-papo com a autora.
O Araçá Butequim recebe, neste sábado (15), o Baile do Moreno – Especial Criolo, a partir das 18h. O evento é co criado pelo artista Moreno, após experiências que ele teve em Nova York, na Europa, em Dubaï e na América Latina. O multiartista traz para a pista da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, um repertório de brasilidades e muita música para dançar. Os ingressos podem ser adquiridos pelo link.
O concerto “As 8 Estações”, da Camerata Florianópolis, estará na Serra Catarinense neste sábado e domingo (15 e 16), nos municípios de Otacílio Costa, às 20h, na Igreja São José Operário e em Bom Retiro, às 19h, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. As entradas são gratuitas e as obras serão “As Quatro Estações” Opus 8, da obra Il cimento dell’armonia e dell’invenzione, considerada a mais popular obra do italiano Antonio Vivaldi (que nasceu em Veneza em 1678 e morreu em Viena em 1741), e Las Cuatro Estaciones Porteñas, do argentino Astor Piazzolla (1921-1992).
Florianópolis recebe “Ensaios da Anitta” neste domingo (16) na Arena Floripa. Em sua tradicional turnê de Carnaval, a artista faz questão de trazer à tona causas importantes para ela. Dessa vez, o show da folia fará homenagem ao mundo dos esportes com “Maratona de Jogação”, para a qual a Anitta confirma estar animada. O Parque Municipal Francisco Dias Velho ficará movimentado para receber um dos ensaios mais aguardados de Carnaval. Os ingressos estão esgotando.
O coral catarinense Polyphonia Khoros apresentará, gratuitamente, o concerto “Polyphonia Canta Edino Krieger”, no Teatro Ademir Rosa (CIC), em Florianópolis, na próxima quarta-feira (19), às 20h30. O espetáculo é uma homenagem significativa a um dos maiores nomes da música catarinense e brasileira, o catarinense de Blumenau Edino Krieger. A regência é de Guilherme Albanaes e o convite é para que o público explore e valorize a rica tradição musical brasileira, reforçando a importância da música como um elemento de união e reflexão na sociedade. | Crédito da imagem: Tayna Borges.
O Atelier Todeschini Floripa, que será inaugurado no dia 20 de fevereiro, é a prova de que sonhos em família podem virar realidade. Claudete, Cláudio, Fernando e Claunara Mendonça juntaram suas forças e criaram um espaço que é a cara de Floripa: leve, moderno e cheio de boas energias. Inspirada no conceito de “minimalismo aconchegante”, a loja foi pensada para ser um lugar onde as pessoas se sintam bem, com atendimento próximo e projetos feitos sob medida para cada história. A Coluna estará lá para conferir o novo espaço.
Ó QUE BACANA
Fotografias e vídeos de Alceu Bett, Diorgenes Pandini, Eneléo Alcides, Fabrício Tomazi e Joyce Mussi estão expostas no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), na exposição “Carnaval, carnavais”. A mostra traz um recorte com quatro diferentes percepções sobre o fenômeno multicultural e internacional, que no Brasil é apropriado como identidade nacional e ganha status de patrimônio cultural. A exposição fica aberta ao público até 16 de março, com entrada gratuita de terça-feira a domingo, das 10h às 21h. A curadoria é de Eneléo Alcides, Fernando Albalustro e Raul Antelo. | Crédito da imagem: Eneléo Alcides.
Fotógrafas profissionais e amadoras podem participar da exposição “Corpos e Cenas: pelo Olhar Delas” (foto em destaque) no Espaço Cultural Câmera Criativa. As inscrições, gratutias, podem ser feitas até o próximo domingo (16) pelo site. Esta é a 3ª Mostra Fotográfica “Corpos e Cenas: pelo Olhar DELAS promovida pela Escola de Fotografia e Arte Câmera Criativa, para celebrar o Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março, quando a mostra será aberta ao público. Mulher, corpos, cenas e retratos é o tema desta edição e a curadoria será realizada por Mariurka Maturell Ruiz, Lilian Barbon e Luíla Vômero.
O Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, sediado em Florianópolis (SC), o instituto lança três novos documentos em formato de vídeo. Os dois primeiros vídeos dão registram encontros do Instituto Conversa, programa que alcança sua 11ª execução em setembro de 2024 com Francine Goudel, curadora-chefe do instituto, que expõe e conversa sobre os conceitos da “Curadoria e Montagem em Etérea”, exposição realizada entre dezembro de 2023 a setembro de 2024; a 12ª, em outubro, tem o pensador Raul Antelo como convidado. O terceiro vídeo registra a segunda edição do programa Instituto Homenagem, promovido em novembro de 2024. Intitulado “Lugar da Arte em Carlos Humberto Corrêa”, destaca o legado de Carlos Humberto Pederneiras Corrêa (1941-2010), professor, historiador, gestor de museu, autor e organizador de livros. É possível acessar os vídeos pelo canal do Instituto no YouTube.
PROGRAME-SE
Para comemorar os 20 anos da gravação e lançamento do DVD acústico da Cidadão Quem, Duca Leindecker traz o repertório integral do disco que acumula mais de 30 milhões de players no Spotify. O show, que terá a abertura especial com o ‘Duo de Cá’, formado pelos músicos Igor Guri (RS) e Jessé Zefferino (SC), será no dia 28 de março, às 21h, no Teatro Ademir Rosa (CIC) e os ingressos já estão à venda no site.
Bailarinos profissionais e amadores de todo o Estado podem inscrever-se para o Dança Em Cena 2025 até o dia 30 de março. Neste ano, o evento terá quatro dias de apresentações de 19 a 22 de junho e será totalmente gratuito. Na sétima edição estão previstos quatro dias de programação com Mostra de Dança, Residência Artística e Capacitação Profissional. O projeto democratiza a arte da dança ao levá-la para locais diferentes e acessíveis da Capital: Floripa Shopping, Cenarium Escola de Dança e Conselho Comunitário do Saco Grande, em Florianópolis. | Crédito da imagem: Eduardo Duks.
Na estrada desde 2013, o pianista curitibano Bruno Hrabovsky volta a Florianópolis após dois anos, dessa vez para apresentar o show Rock ao Piano Especial 1975. A turnê celebra os 50 anos de lançamentos emblemáticos do Rock Nacional e Internacional. Deep Purple, Kiss, Rita Lee e Alice Cooper são alguns dos astros que estão no setlist de Bruno, que aterrissa na capital catarinense no dia 23 de abril, no Teatro Ademir Rosa. Os ingressos estão à venda pelo link. Dica: em 2023 os ingressos esgotaram!
CARNAVAL
Se você curte fugir dos agitos de Carnaval, então pode se interessar pela Pousada Estaleiro Guest House, em Balneário Camboriú (SC). O mar e a exuberância da Mata Atlântica combinados ao ambiente sofisticado e acolhedor para toda a família que a pousada oferece pode ser a pedida para dias longe da folia, mas perto do Centro da cidade. Saiba mais.
O Arena Folia, novidade do Carnaval 2025 em Florianópolis, vai animar o público nos dias 1º, 2 e 3 de março com blocos de rua, abadá, open bar e uma programação diversa para agradar todos os foliões. Entre as atrações, estão os blocos Seu Cookie Brilha, abrindo a estrutura no sábado com o Bloco de Sujos; Quésh Ketchup?!, no domingo de carnaval, e o Dando em Cima na segunda-feira, que inclui um esquenta oficial para o tradicional Pop Gay. Além de muita música e alegria, os foliões terão ainda uma praça de alimentação completa e exclusiva para quem fizer parte da estrutura. Os ingressos já estão disponíveis no site.
Seguindo a programação do projeto Ensaios de Carnaval, o MULTI Open Shopping, que fica no Rio Tavares, em Florianópolis, recebe no sábado (15), o ensaio do Samambloco. A atividade, que tem entrada gratuita e pode ser acompanhada de perto pela comunidade em geral, começa a partir das 19h. | Crédito da imagem: divulgação.
Envie sugestões para [email protected].





