Publicidade
Campanha da Abert celebra os 100 anos do rádio no Brasil
05 de Setembro de 2022

Campanha da Abert celebra os 100 anos do rádio no Brasil

Comunicação conta com vídeo, spot e card.

Publicidade

A ABERT apresenta um vídeo de 30 segundos (veja aqui) em homenagem aos 100 anos do rádio no Brasil, comemorados na quarta-feira (07).

A comunicação conta também com um spot de 30 segundo e um card para redes sociais, jornais e revistas.

Publicidade

Assim como outros formatos de comunicação, o rádio passou por inúmeras mudanças nos últimos anos, migrando de plataforma e desbravando novos formatos.
De acordo com registros da professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Nair Prata, foi à rádio Totem, de São Paulo, a primeira 100% online no Brasil. A emissora foi fundada em 5 de outubro de 1998. Segundo as informações do levantamento, em 2000, 191 emissoras já estavam com presença online.
Mas foi somente em 2007 que o acesso ao rádio pelo celular (com a cehgada dos spmartphones) começou a acontecer. O primeiro foi o iPhone, da Apple, em 2007. A partir daí, houve o aumento de frequência de acesso as webrádios e streamings. O podcast também é resultado dessa expansão.
Atualmente, o acesso a diferentes tipos de meios de comunicação está mais fácil e instantâneo. Dificilmente encontramos alguém que não possua celular. E até mesmo os mais comuns, possuem frequência de rádio. O que nos leva a considerar a possibilidade de que, daqui a 100 anos, as gerações futuras celebrem os 200 anos de rádio no Brasil.

As homenagens incluem ainda os lançamentos do Memorial do Rádio e do site para votação pública da Mostra Rádio em Movimento. Os portais poderão ser acessados a partir de quarta-feira (7), no site da ABERT.

 

Rádio, expansão e presença online

Assim como outros meios de comunicação, o rádio passou por inúmeras mudanças nos últimos anos, migrando de plataforma e desbravando novos formatos.

De acordo com registros da professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Nair Prata, foi à rádio Totem, de São Paulo, a primeira 100% online no Brasil. A emissora foi fundada em 5 de outubro de 1998. Segundo as informações do levantamento, em 2000, 191 emissoras já estavam com presença online.
Mas foi somente em 2007 que o acesso ao rádio pelo celular (com a cehgada dos spmartphones) começou a acontecer. O primeiro foi o iPhone, da Apple, em 2007. A partir daí, houve o aumento de frequência de acesso as webrádios e streamings. O podcast também é resultado dessa expansão.

Vivemos a era da instantaneidade e quando se trata de comunicação o conceito se aplica com mais afinco. Dificilmente encontramos alguém que não possua celular, e até mesmo os mais comuns, possuem frequência de rádio. O que nos leva a considerar a possibilidade de que, daqui a 100 anos, as gerações futuras celebrem os 200 anos de rádio no Brasil.

 

 

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade