Em parceria, a Genial Investimentos, a Universidade Estácio de Sá e a B3 (bolsa de valores oficial do Brasil) lançam na próxima quinta-feira (19) a Genial Educação, plataforma educacional para abrigar cursos e conteúdos voltados à qualificação de investidores – desde estágio básico ao avançado. A iniciativa surge para atender a demanda crescente do número de investidores autônomos na bolsa, além do grande interesse pelo aprendizado nesta área de investimento. Uma agenda de eventos on-line está sendo preparada para celebrar os primeiros dias de operação do portal, incluindo aula magna com executivos das instituições.
Todos os cursos livres dessa primeira etapa da plataforma são online e contemplam videoaulas, apostilas, estudo de casos, palestras, conteúdos de apoio, exercícios práticos e certificação com a chancela das instituições parceiras. Além disso, alguns cursos contam também com mentoria e há temas cujo acesso é gratuito. A grade completa dos primeiros cursos poderá ser consultada no link.
A Genial Educação prevê encerrar 2020 com 14 cursos livres de curta duração. Entre eles, há desde cursos básicos sobre como começar a investir em ações, até cursos para investidores mais experientes como de análise gráfica e para traders, por exemplo. Os cursos, que se complementam, não precisam possuir uma sequência pré-estabelecida, possibilitando ao estudante traçar sua própria rota de conhecimento buscando atender às necessidades de cada perfil. Em 2021, outros 16 novos cursos devem integrar o hub educacional. A estimativa é chegar a cerca de 6 mil alunos no primeiro ano de operação.
“Como plataforma de investimentos comprometida com a agenda de educação financeira, sentimos a necessidade de fazer diferente e unir forças com uma instituição de ensino reconhecida, desenvolvendo juntos os cursos e metodologia mais adequada para cada perfil de investidor”, explica o diretor de renda variável da Genial Investimentos e responsável pela Genial Educação, Luis Felipe Costa.
De acordo com dados da B3, em 2020, o número de novas contas de pessoas físicas na depositária de renda variável saltou de 1,7 milhão para 3,1 milhões, alta de 88% e com ele a necessidade de levar informação de qualidade para os novos entrantes.
“Lançamos este ano um programa de incentivo com o objetivo de ajudar instituições do mercado a levarem informação para os investidores sobre minicontratos. O produto acaba sendo muito acessado por novos investidores e é fundamental que haja conhecimento dos riscos e oportunidades que envolvem essas operações. Três cursos da nova plataforma da Genial estão aderentes a essa proposta e por isso contam com apoio da B3”, afirma o superintendente de Educação da B3, Christianne Bariquelli. Os temas dos cursos são: “Aprenda a investir em minicontratos”, “Análise Técnica” e ‘Gestão de Riscos”.
Na parceria, a Genial Investimentos e B3 entram com a expertise de mercado financeiro, apontando os temas para a criação dos cursos que são criados em conjunto com a Estácio, responsável pelo desenvolvimento da metodologia. As aulas são ministradas principalmente por profissionais do mercado para aliar a experiência à técnica, entre eles, Igor Graminhani e Filipe Villegas, analista gráfico e estrategista da Genial Investimentos, respectivamente.
“A Estácio contribui com toda a sua expertise na educação superior para, junto com a Genial e a B3, entregar cursos que vão trazer conteúdos inéditos sobre os diferentes segmentos do setor de investimento. De forma clara, rápida e flexível, antigos e novos investidores poderão adquirir conhecimentos que contribuirão para o aperfeiçoamento das suas habilidades e para o desenvolvimento profissional na área”, comenta o diretor da área Vida Toda da Estácio, Pedro Regazzo.
