Publicidade
Como surgiram os nomes das cinco principais redes de TV do Brasil?
14 de Outubro de 2016

Como surgiram os nomes das cinco principais redes de TV do Brasil?

Publicidade

Este trabalho é de autoria do jornalista Julio Fantin*

Além de uma logomarca, qualquer empresa de grande porte deve ter um nome fácil de ser gravado. Na televisão, a regra é a mesma. Se hoje, as cinco maiores redes do Brasil são facilmente lembradas, isso se deve a associação de termos populares ou siglas de fácil memorização. Muitos, no entanto, sequer imaginam como os nomes foram escolhidos pelas empresas que dominam o meio televisivo do país. Muitas são as teorias sobre estes nomes, porém nada é oficializado pelas emissoras.

Publicidade

A Rede “Globo” tem o nome que pode hoje ser explicado pela própria logomarca. Uma das maiores redes de TV do mundo. O famoso globo, criado em 1973, pelo designer Hans Donner, representa a Terra e o retângulo é o aparelho de televisão. O logotipo mostra o globo terrestre (primeira esfera), com um retângulo (a televisão), mostrando o próprio planeta (segunda esfera). É uma idéia simples, criativa e com uma visão filosófica: o homem, através da tecnologia, vê o mundo e tudo o que o cerca diante da TV, inclusive o próprio homem. Talvez o famoso slogan “Rede Globo: a gente se vê por aqui”, tenha inspiração no conceito da logo.

A Rede “Record”, emissora que já teve como sócio o empresário Silvio Santos, que vendeu a emissora para o bispo Edir Macedo, herdou o nome da Rádio Record, que começou como uma loja de discos. Um dos significados para a palavra ‘record’, em inglês, é disco de vinil. Embora este seja o significado inicial, a atual logomarca da emissora, muito se assemelha com os princípios da logo da Rede Globo. Um círculo (esfera), que hoje representa o mundo, através do globo terrestre, com destaque para a América do Sul. As três ‘escamas’ inseridas, desde os anos 90, representariam a televisão, remetendo a ideia de que o mundo está em volta da TV. Desde que o bispo assumiu a emissora, ela começou a criar uma identidade visual. Primeiro a marca remetia a ideia de um olho formado por escamas. Com o tempo, o olho virou um globo e as escamas foram se moldando entorno dele.


Rede Record já teve diversas formas distintas de logomarca

Já a antiga TV Studios (TVS), que se transformou em “SBT”, emissora criada por Silvio Santos, ao se expandir pelo país, formou o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Dentre os muitos slogans, um que marcou a fixação da nova emissora foi “SBT é Brasil. É Sistema Brasileiro de Televisão”. Talvez esteja aí o significado da sigla ter sido inserida dentro de um círculo, representando um ‘sistema’, como o sistema solar, onde os planetas giram entorno do Sol. Aliás, Silvio Santos não seguiu a tendência nacional em formar ‘redes’ de TV e foi o único que criou um ‘sistema’ de TV. Embora se assemelhe com a logo da rede americana ABC, o circulo é comum em marcas de emissoras, pois representa modernidade, infinitude e proteção. Quando observamos um circulo, podemos entender que ele se forma a partir de uma curva continua, o que expressa continuidade e totalidade. As emissoras buscam expressar sempre que acompanham a modernidade, ou seja, estão sempre se renovando e buscando novos produtos e tecnologias para o seu público. De 1981, até hoje, a logo do SBT teve diversas alterações. Começou dourada, chegou a ser preta e branca, mas o colorido é o que predominou, representando a alegria, a diversidade e a evolução. A criação atual é assinada pela agência Publicis Brasil. Segundo a empresa, o desenho simboliza “a agilidade, a modernidade e o constante processo de evolução da emissora”.


Evolução da logomarca do SBT, em seus 35 anos – Emissora é a única que formou um ‘sistema’ e não uma ‘rede’ de TV!

A “Band”, teve início com a Rádio Bandeirantes, mesmo nome adotado pela TV da Família Saad, por muitos anos. Uma homenagem aos desbravadores paulistas. O símbolo teve algumas alterações, mas o formato de um ‘olho’ é o que mais caracterizou a emissora desde a década de 80. As cores verde e amarelo remetem a bandeira do Brasil. Há quem afirme que o conceito foi passar ao telespectador a ideia que a emissora valoriza o Brasil e através de suas lentes (olho), tudo vê. A tese se reforçou em 2010, quando a emissora teve como slogan “olho na tela, olho na Band”. Datena foi o primeiro a adotar o nome de Band na TV, na década de 90. Uma abreviação de Bandeirantes FM e TV Bandeirantes.

A Band chegou a ter um coelho com chapéu de bandeirante como mascote

Por fim, a mais nova das cinco maiores redes de TV comercial do Brasil, a RedeTV!, nasceu após a falência da Rede Manchete, em 1999. A nova emissora, sob o nome de “TV!”, transmitia a programação da Manchete. O nome da emissora inicialmente seria TV Ômega, nome da produtora independente do grupo TeleTV, empresa de Amilcare Dallevo Jr, que prestava serviço de telemarketing e produção para programas de televisão interativos por telefone. Foi então encomendado uma pesquisa para a agência de publicidade Fischer America que apresentou seis nomes para o público que escolheu “RedeTV!”: ‘a rede da TV!’.


RedeTV! Substituiu a Rede Manchete

Julio Fantin é colunistas no site Bastidores da TV

Twitter Whatsapp Facebook
Publicidade
Publicidade