O Yahoo! oficializou no início da semana a compra da popular plataforma de blogging Tumblr por US$ 1,1 bilhão. O investimento no serviço entra para a lista de estratégias de aquisições liderada por Marissa Mayer, presidente do Yahoo! desde julho passado.
Segundo nota da empresa, o Tumblr será operado de forma independente, como uma empresa separada. O “mais novo bilionário”, diretor-executivo do Tumblr, David Karp, permanece como presidente-executivo da empresa. Dessa maneira os produtos, serviços e marcas continuarão a ser definidos e desenvolvidos de forma separada.
O Tumblr foi criado em fevereiro de 2007 e atualmente conta com os esforços de 175 funcionários para manter a plataforma em operação. Ele está disponível em 12 idiomas, tem 107,9 milhões de blogs cadastrados e 50,7 bilhões de postagens. Quatro anos após sua criação, a empresa sediada em Nova York havia sido avaliada por investidores em US$ 800 milhões. Os números são capazes de fazer entender por que Mayer se interessou pelo serviço desenvolvido por Karp e companhia. Entretanto, a líder do Yahoo! fez questão de afirmar que o público do site pode crescer em 50%, para mais de 1 bilhão de visitantes mensais, além de poder aumentar o tráfego geral em 20%.
Desde que assumiu a liderança da empresa, Marissa deixou claro que sua principal estratégia de gestão é aquisições. Já foram onze aquisições até agora, mais do que a empresa realizou nos três anos antes da chegada da executiva.