Senai/SC promove desafio de drones e karts elétricos em São José e Palhoça

13 de Novembro de 2017

Tecnologia, sustentabilidade e eficiência são características comuns aos projetos de drones e karts elétricos criados por estudantes do SENAI/SC, que integra a FIESC, e que serão exibidos ao público neste final de semana no Passeio Pedra Branca (18), em Palhoça, e no Continente Shopping (19), em São José. Desenvolvidos a partir da integração das disciplinas do curso, os equipamentos participarão de competições que colocarão à prova as habilidades dos alunos. Os eventos são gratuitos e abertos à comunidade.

O projeto ganhou o nome de SENAI Challenge e estimula os estudantes a encontrar soluções para situações desafiadoras da indústria. No sábado (18), em Palhoça, a entidade expõe os karts elétricos e realiza o desafio de drones a partir das 14 horas. A comunidade poderá ver de perto como esses equipamentos são montados e ainda pilotar alguns dos veículos que estarão disponíveis.

Para construir os karts, os alunos receberam um kit com motor, bateria e placa de controle. A partir disso, eles foram desafiados a criar o veículo mais leve e eficiente utilizando materiais como papelão, fibra de vidro, plástico e alumínio. O resultado desse projeto poderá ser conferido no domingo (19), quando o SENAI/SC realiza no Continente Shopping uma corrida com a participação dos 19 veículos construídos pelos estudantes dos cursos técnicos de mecânica e manutenção automotiva.

Os motores elétricos podem acelerar altas velocidades mantendo um torque elevado (“força”) desde a partida, enquanto os motores a combustão interna só produzem torque a partir de um valor de rotação. Com os karts elétricos, a arrancada e a retomada de curva são mais rápidas.

Já os drones montados pelos estudantes do curso de eletroeletrônica de São José e Jaraguá do Sul participam no sábado (18), no Passeio Pedra Branca, de desafio que consiste em cumprir um circuito demarcado, respeitando limites de altura pré-estabelecidos. No percurso, os operadores precisarão registrar fotos de um objeto fixado numa marcação. O sucesso e a eficiência da execução da prova dependem das configurações precisas do drone e da habilidade do operador.

Os eventos têm apoio das empresas Baterias Duran, Bosch, Mobilis, Olsen e do grupo Passeio Pedra Branca.

A entidade ainda realiza outros quatro desafios em Joinville (25 de novembro) e Blumenau (2 de dezembro) envolvendo estudantes de cursos nas áreas de mecatrônica, automação industrial, eletromecânica e informática.

Os eventos são gratuitos e abertos à comunidade.

Programação:

Sábado, dia 18 de novembro, a partir das 14 horas
Apresentação karts elétricos e desafio de drones
Local: Passeio Pedra Branca, em Palhoça

Domingo, dia 19 de novembro, a partir das 14 horas
Corrida de karts elétricos
Local: no kartódromo do Continente Shopping, em São José