Publicidade
Santa Catarina adere a sistema que impede clonagem de veículos
25 de Janeiro de 2022

Santa Catarina adere a sistema que impede clonagem de veículos

Renave evita fraudes no emplacamento de carros novos e de revenda

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), do Ministério da Infraestrutura, anunciou recentemente a criação do Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave). A ideia é aumentar a segurança contra a clonagem de veículos no País.

Com o Renave, quem comprar um carro novo ou de revenda receberá, além da nota fiscal, a Autorização para Transferência de Veículo Eletrônica (ATPV-e). Ao retirar o carro de estoque, a concessionária deverá informar o número da nota fiscal e do documento da pessoa física ou jurídica do comprador. Isso impede que o emplacamento do carro seja realizado em nome diferente da que fez a compra, evitando fraudes.

Publicidade

“Muitas vezes a pessoa vende o veículo para um estabelecimento, a transferência não é realizada e o antigo proprietário continua sendo responsabilizado por infrações de trânsito e outras irregularidades cometidas por quem adquiriu o veículo”, relata a presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), delegada de Polícia Sandra Mara Pereira. “A única forma de o proprietário não ficar responsável pelo bem é transferindo a propriedade para o estabelecimento. Portanto, ao entregar o veículo em uma concessionária ou revenda, deve-se exigir a transferência imediata. Com o Renave, esse processo é mais fácil, barato e seguro do que assinar uma procuração”, afirma.

O primeiro estado a aderir ao Renave é Santa Catarina. Para a presidente do Detran, o principal benefício do Renave 0KM é a segurança jurídica nessa transferência, a garantia e o controle da frota. “Quando o cidadão compra o veículo numa concessionária que aderiu ao Renave 0KM, ele tem a garantia de que aquele automóvel não está clonado em lugar algum do país”, resume.

Para aderir ao sistema, as concessionárias devem fazer um cadastro no site credencia.estaleiro.serpro.gov.br.

Publicidade
Publicidade