A Randoncorp apresenta, na 24ª Fenatran, a AT4T | Autonomous Technology For Transportation, produto-conceito de tecnologia autônoma para movimentação em ambientes controlados, desenvolvida de forma exclusiva pela companhia.
O projeto experimental foi anunciado para investidores em novembro de 2023 e, pela primeira vez, é apresentado ao público, junto ao estande da Randon – Vertical Montadora, na feira. A companhia detalhou aspectos da nova tecnologia para jornalistas em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, 4 de novembro, com a presença de Daniel Randon, presidente da Randoncorp, de Sérgio L. Carvalho, CEO da companhia, e de membros do Comitê Executivo.
A tecnologia AT4T | Autonomous Technology for Transportation é baseada em quatro pilares fundamentais: Hardwares de Alto Desempenho, Sistema de Percepção, Sistema de Tomada de Decisão e Sistema de Controle.
Integrados a um algoritmo patenteado, esses sistemas permitem a operação autônoma e precisa de veículos em ambientes controlados. Sensores inteligentes estrategicamente posicionados no veículo e tecnologias avançadas de navegação asseguram monitoramento constante do entorno, ajuste automático de velocidade e execução de movimentos precisos. A experiência adquirida ao longo dos 75 anos da Randoncorp em veículos comerciais resultou em funcionalidades otimizadas que tornam o algoritmo apto a realizar manobras altamente complexas, incluindo a manobra reversa de veículos articulados e estacionamento em qualquer tipo de ambiente, sem a necessidade de intervenção humana.
Otimização logística
A AT4T proporciona ganhos na otimização logística e segurança para operações em ambientes controlados. A plataforma de testes, exibida na Fenatran, conta com sistema de tração 100% elétrico e foi projetada para atuar em locais de acesso restrito, como terminais portuários, aeroportos, pátios logísticos e armazéns de carga. Além disso, sua aplicação se estende a setores como mineração e agricultura, proporcionando eficiência operacional e precisão em manobras autônomas, elementos essenciais para atender às demandas de ambientes complexos e desafiadores.
A companhia carrega a inovação e a sustentabilidade no DNA – desde a fundação, direciona esforços para o desenvolvimento de soluções alinhadas aos desafios do mercado da mobilidade. A AT4T é resultado desse posicionamento. “Historicamente, atuamos no desenvolvimento de tecnologias criativas, competitivas para a cadeia de valor e que reduzam as emissões de gases poluentes. O projeto é mais um movimento para consolidar o avanço da Randoncorp como desenvolvedora global de tecnologias disruptivas para a mobilidade. A oferta da tecnologia não deve competir com outras soluções já presentes no transporte comercial de cargas e produtos”, adianta o CEO da companhia, Sérgio L. Carvalho.
A AT4T é resultado de cinco anos de pesquisa desenvolvida em conjunto com o Instituto Hercílio Randon (IHR), 1ª instituição brasileira de ciência e tecnologia voltada ao setor automotivo. O IHR, apoiado pela Randoncorp, mantém um núcleo de inovação formado por cerca de 290 pesquisadores, que atua para buscar soluções disruptivas para o setor automotivo. A tecnologia apresentada na Fenatran também conta com a estrutura de testes e simulações do Centro Tecnológico Randon (CTR) – mais completo centro da América Latina para testes e validação de veículos e componentes automotivos e industriais.