Publicidade
Os erros mais comuns em sites para dispositivos móveis
14 de Junho de 2013

Os erros mais comuns em sites para dispositivos móveis

O crescimento mais rápido e significativo no universo on-line fica por conta do número de usuários de smartphones e engajamento dos mesmos com a internet em seus dispositivos móveis. No entanto, a inclinação de algumas empresas, é deixar para realizar melhorias em um último momento, quando todo o público-alvo já está adaptado, e a concorrência está passos a frente. Muitos sites de empresas não estão adaptados a essa realidade de presença mobile. Confira os erros mais comuns encontrados em sites otimizados para dispositivos móveis e como é possível corrigir estes problemas.

Problemas Com Redirecionamento

Publicidade

– Esta situação é típica de sites que estão otimizados para smartphones, mas que revelam um certo problema “logístico” no redirecionamento dos usuários. Como isto acontece?
– O problema ocorre quando o usuário mobile tenta acessar uma página específica do site para desktop, e é redirecionado para a página inicial do site para smartphone. Isto é péssimo para a experiência do usuário. É preciso seguir o seguinte princípio: quando o usuário de dispositivo mobile chega até seu site após clicar em seus Links Patrocinados, ele precisa ficar a vontade para navegar por todas as páginas e encontrar o que procura. Se, durante a navegação, por algum motivo, ele chegar até um link preparado para desktop, ele precisa ser conduzido à página equivalente, no ambiente mobile, e não para a página inicial.
– Trata-se de um princípio elementar, e até mesmo óbvio, mas o Google alista este como estando no topo dos problemas encontrados em sites otimizados para dispositivos móveis.
– Este tipo de erro frustra os usuários e interrompe o seu fluxo de ações (e compra), fazendo com que desistam da navegação e abandonem o site. Se não possuir uma página correspondente preparada para dispositivos móveis, é melhor exibir o conteúdo otimizado para desktop do que redirecionar o usuário para uma página irrelevante.

Mensagens de Erro Para Smartphones

– Alguns sites estão projetados para oferecer um conteúdo otimizado para desktop (para quem acessar o mesmo a partir de um desktop) e uma página de erro para quem está acessando por meio de dispositivos móveis. Isto não é interessante. Neste caso, deve-se aplicar a mesma regra disposta no tópico anterior: se o conteúdo não estiver disponível para smartphones, exiba a página otimizada para desktop. Isto é melhor do que exibir uma página de erro 404.

Problemas na Exibição de Vídeos nos Smartphones

– Muitos usuários se deparam com problemas na exibição de vídeos em seus dispositivos móveis. Se você anuncia no Google AdWords e exibe vídeos em seu site, é preciso estar atento a esta possibilidade. Vários razões podem estar por trás disto, desde problemas com o software até restrições de licenciamento.

– Para diminuir as chances dos seus vídeos não serem exibidos nos smartphones, evite conteúdo no formato Flash, que é reconhecido como incompatível com alguns dispositivos. O Google recomenda o uso de tags padrão HTML5 para inclusão dos vídeos. Além disto, a transcrição dos vídeos facilita a navegabilidade dos usuários que visitam seu site em seus smartphones.

Conclusão

– Para garantir que todos tenham a melhor experiência ao navegar no site de sua empresa, é necessário testar o site em diversos dispositivos móveis e sistemas operacionais. Tratam-se de passos essenciais para quem investe em marketing digital.
– Desta forma, evitando os erros citados acima, você ajudará os usuários de smartphones a se envolver com o site de sua empresa, e a encontrar as informações, produtos e serviços que você está oferecendo por meio dos Links Patrocinados do Google AdWords.

*Por Clinks Links Patrocinados

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade