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O que é automação de marketing digital, para que serve e vantagens
04 de Novembro de 2021

O que é automação de marketing digital, para que serve e vantagens

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A automação de marketing digital tem como objetivo contribuir para o alcance de resultados efetivos para sua empresa, entre eles o aumento da taxa de conversão e geração de leads qualificados.

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De fato, pesquisas como a comandada pelo Annuitas Group indicam que o uso de automação de marketing contribui para um crescimento de até 451% na geração de leads qualificados. 

Outros estudos, como o da Aberdeen Group Study, indicam que a adoção de automação de marketing pode ampliar em 53% as taxas de conversão. 

Se esses dois resultados fazem parte dos objetivos da sua empresa, chegou a hora entender o que é automação de marketing digital e como usá-la a seu favor. Confira!
 

O que é automação de marketing digital?
A automação de marketing é um conjunto de ferramentas e processos que permitem que uma atividade possa ser executada por um sistema sem a contínua intervenção humana. Ou seja, ao automatizar uma tarefa ela passa a ser feita automaticamente, de acordo com as regras que foram estabelecidas pela equipe, que planejou cada ação. 

Vamos apresentar um exemplo para que você possa entender o que é automação de marketing digital. Imagine que você tenha um e-commerce e todas as vezes que um cliente se cadastre para receber suas promoções você envia um e-mail de boas vindas. 

Com a automação de marketing, ao invés de profissional da empresa precisar enviar o e-mail, a própria ferramenta identifica que um usuário se cadastrou e envia o email certo para esse contato. 

Como você pode perceber com esse simples exemplo, a automação de marketing tem como foco contribuir para uma comunicação mais eficiente entre empresa, clientes, leads e prospects, bem como agilizar o trabalho da equipe de marketing, seja de grandes ou pequenas empresas. 

É claro que o envio de um e-mail de boas vindas é apenas um exemplo para que você possa entender o que é automação de marketing digital. Entretanto, essa funcionalidade, e nova forma de fazer marketing, abrange muito mais ações do setor. 

É possível, por exemplo, usar a automação para qualificar leads de maneira mais eficiente. Para isso, sua empresa pode configurar, no software de automação de marketing, informações que devem ser usadas para pontuar seus contatos de acordo com a interação com os materiais da organização. 

Por exemplo, um lead que abrir um e-mail marketing de meio de funil recebe 1 ponto, ao clicar no CTA do e-mail ele recebe mais 2 pontos, ao clicar em um segundo e-mail o contato soma mais 1 ponto e assim por diante. Quando o lead clica em um e-mail de fundo de funil de vendas ele recebe 5 pontos, por exemplo. 

Dessa forma, ao invés dos profissionais de marketing e vendas precisarem acompanhar quais leads são ou não são qualificados, manualmente, essa contagem é feita automaticamente, pelo sistema de automação. 

Perceba como, além de otimizar o trabalho do setor, permitindo que os profissionais se dediquem a outras atividades, a automação, em casos como os que apresentamos acima, torna a gestão de leads mais eficiente. Ou seja, não se trata apenas de uma tecnologia que torna as atividades mais rápidas, mas de uma ferramenta que permite que algumas atividades sejam realizadas com mais qualidade. 
 

 

Para que serve a automação de marketing?
A automação de marketing serve para atender as demandas atuais de comunicação e relacionamento entre empresa e clientes. 

O comportamento do consumidor mudou e junto veio a necessidade de mudar a forma de comercializar serviços e produtos. 

Os clientes estão mais exigentes e atentos a discursos puramente comerciais. Gerar valor se tornou palavra de ordem para as empresas e, por isso, as demandas de marketing se tornaram ainda mais complexas. 

Se antes um anúncio no horário nobre da TV gerava frutos em vendas, atualmente, é preciso criar um relacionamento que leve cada potencial consumidor por todas as etapas do funil de vendas, até que se sintam prontos e seguros para fazer uma compra. 

Tudo isso amplia as atividades que precisam ser executadas pelo setor para converter cada cliente. Por isso, a automação de marketing digital funciona como um importante aliado para que as funções do departamento possam ser executadas com qualidade. 

Isso sem contar na contribuição para o controle de gastos da empresa, uma vez que a contratação de múltiplos funcionários para realizar as tarefas repetitivas que a automação realiza, tornaria a operação ainda mais cara. 

Entretanto, como falamos até aqui, além de permitir a otimização da capacidade de investimento da empresa e a execução de múltiplas tarefas sem demandar tempo da equipe, a automação de marketing digital também serve para melhorar os resultados em múltiplas ações.
 

 

CRM e automação de marketing: como é essa parceria?

CRM, ou Customer Relationship Management, é mais do que um software de gestão de clientes, mas também um conjunto de boas práticas que tem como objetivo melhorar a experiência dos consumidores com as empresas. 

Junto com a automação de marketing, as políticas de CRM tem como foco direcionar leads e consumidores pela jornada de compra até a decisão e a fidelização desses consumidores. 

Por isso, a automação de marketing e o CRM se tornaram, juntos, uma dupla valiosa para empresas que desejam alcançar os melhores retornos de vendas e retenção de clientes. 

Vale lembrar que a tecnologia está presente nos dia a dia das empresas para permitir que pequenas e grandes organizações possam expandir seu relacionamento com o mercado. 

As ferramentas trazem benefícios como redução do custo fixo das empresas, aumentam a produtividade dos setores e ainda otimizam a capacidade de investimento de cada uma. 

O objetivo é aproveitar ao máximo cada usuário que é impactado pelo negócio, desde os primeiros anúncios. Logo, as tecnologias que citamos aqui fazem parte de um planejamento de marketing digital que deve considerar múltiplas frentes.

Esperamos que você tenha entendido o que é e para que serve a automação de marketing e possa adotar ferramentas e estratégias que aproveitam ao máximo esse caminho para o relacionamento com os consumidores. 

Este artigo foi escrito pela equipe da Lahar, um software de automação de marketing, que oferece funcionalidades como painel de palavras-chave, gestão de redes sociais, fluxo de automação de e-mail marketing e mais. 
 

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