Ineditismo, tecnologia, inovação e criatividade são as palavras-chave do Projeto FOL.I.A, aposta de O Boticário e Quem Disse, Berenice? para liderar as tendências de maquiagem do carnaval 2023.
A ação usa a Inteligência Artificial (IA) como recurso para propor um banco de imagens inspiracionais – para que os foliões de todo o Brasil possam acessar e recriar sua versão inédita no carnaval da retomada.
O projeto materializa mais uma das iniciativas pensadas para surpreender e ampliar a jornada do consumidor – fortalecendo uma conexão profunda e o protagonismo que eles têm em cada estratégia. O Consumer Centric é um pilar comum às duas unidades de negócio do Grupo Boticário, que aposta na data de forma integrada, incentivando sua essência: livre expressão, criatividade e ousadia. A relevância do formato está na sinergia entre tecnologia e consumidor – em uma coexistência complementar. As marcas propõem o uso da tecnologia como recurso para celebrar a individualidade das pessoas em makes criativas e inspiradoras.
Expectativa do público
O ponto de partida para a criação do FOL.I.A foi mapear as expectativas do público dentro e fora das redes sociais de ambas as marcas, a fim de identificar o que as comunidades buscam como referência para se expressarem por meio de makes.
Em seguida, a ferramenta Midjourney gerou as imagens em IA que visam inspirar os consumidores a recriarem com ineditismo e interpretação única.
O projeto faz parte da jornada do Boticário no universo da tecnologia e dá continuidade às inovações da marca no carnaval, após terem criado uma folia imersiva no Avakin Life em 2021 e 2022. Também traduz a natureza de Quem Disse, Berenice?, que é referência em make, tendências e proximidade com a GenZ.
Banco de imagens
Idealizado em parceria com a Druid Creative Gaming, o projeto FOL.I.A apresenta, a partir do dia 13/2, um hub de conteúdo que reúne um banco de imagens de 21 maquiagens diferentes, distribuídas nas categorias: “Quanto mais cor, melhor”, “Foca nos detalhes”, “Inova e faz teu nome” e “Foliando com Brilho” — pensadas para diferentes perfis de consumidoras, além de contar com matérias no blog com tutoriais e cards clicáveis com indicação de produtos.
“Cada vez mais queremos ser pioneiros em ações de impacto que gerem valor às pessoas e ao negócio. Nesse carnaval não foi diferente: conectamos social listening, tendência e nosso portfólio de make com inteligência artificial para criar inspirações de maquiagem que vão bombar na data. Mais que isso, recriamos essas artes em um formato inédito, que coloca o consumidor em um papel de protagonista. O FOL.I.A é a materialização das aspirações dessas pessoas e revela nossa inquietude em comunicar beleza com tecnologia, inovação e criatividade”, afirma Marcela De Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.
As imagens em IA são hiper-realistas e inspiradas no portfólio de maquiagem das duas marcas, que apresentam itens para pele, olhos e lábios com diferentes texturas, cores e acabamentos. “Temos uma grande potência quando olhamos para nosso portfólio de marcas e aliamos seus territórios e expertises para trazer ações inéditas frente ao mercado nacional de beleza. O Boticário e Quem Disse, Berenice? se complementam nessa iniciativa e reforçam protagonismo no segmento de maquiagem, que assume ritmo acelerado de crescimento com a data”, finaliza.
Bruna Pastorini, CSO e sócia da Druid Creative Gaming, lembra que todo o processo de criação por meio de IA passou por curadoria e avaliação humana. “Levamos em conta critérios, como o apelo estético, a não alusão a obras de outros artistas e, ainda que gerado digitalmente, características capazes de promover identificação e inspiração ao consumidor”, explica. Foram convidados um maquiador e personalidades para recriarem as makes digitais, incentivando, assim, seus seguidores a se jogarem nas cores, utilizando a tecnologia como ferramenta de expansão da imaginação e criatividade.
Como as marcas chegaram até aqui?
Em 2021, o Boticário foi pioneiro no mercado de beleza brasileiro e criou a sua primeira loja in game no jogo Avakin Life, com uma série de ativações para conectar a marca aos usuários e proporcionar um carnaval inovador e possível para todos, dadas as circunstâncias da pandemia.
Buscando explorar novas plataformas e ferramentas que permitissem ampliar a conexão e geração de experiência com a marca, foram criadas skins exclusivas de diversas categorias (perfumaria, maquiagem, cabelos, cuidados) para que os usuários pudessem utilizar em seus avatares e sentissem a beleza dos produtos físicos, ainda que dentro do jogo. Em 2022, a marca retornou para o game com a influenciadora virtual da Sabrina Sato, a Satiko, que participou de um concurso de fantasia no jogo e ajudou a comunicar as novas skins de cabelos e maquiagem das marcas Intense e Match, sem contar os tutoriais reais de looks que foram levados para inspirar os usuários.
Também visando à inovação e reforçando uma parceria consolidada há três anos, Quem Disse, Berenice? e Beats somam novamente esforços para oferecer lançamentos verdadeiramente instigantes, interessantes, ousados e de alta performance para fortalecer a conexão com a Geração Z.
Em 2023, a marca aproveita o contexto de folia para o lançamento de sua mais recente collab. Em parceria com maquiadores e criadores de conteúdo, a marca preparou uma série de conteúdos e tutoriais de inspiração de makes de carnaval que estarão disponíveis nas redes sociais, destacando os produtos da parceria que são formulados com ecoglitter.
Ficha técnica:
Anunciante: Boticário & Quem Disse, Berenice?
Produto: Institucional
Agência: DRUID CREATIVE GAMING
Título: Carnaval – FOL.I.A
Peças: Filme Hero/Behind the scenes/TikTok
CEO: Claudio Lima
COO: Evandro Guimarães
CGO: Bernardo Mendes
CSO: Bruna Pastorini
Planejamento: Pedro Quintão
Diretor Geral de Criação: Rafael Hessel
Criação: Amanda Peccini, Lucas Marcinichen
Diretora Geral de Atendimento: Mariana Nunes
Atendimento: Jorge Maio, Victoria Pedroso, Mirella Agnes Freitas, Emeli Ribeiro
Gerente de Produção: Raoni Corrêa
RTV: Leandro Silva
Motion lead: Renan Godoy
Editor: Caio Mendonça, Leandro Antônio
Aprovadores O Boticário: Renata Gomide, Marcela De Masi, Sylvia Cardoso Castello Branco, Julia Pires, Aline Verona, Ariana Deschamps
Artistas: Carla Diaz, Ismeiow
Modelo: Brennda Martins
Maquiador: Diego Borges
Assistentes de maquiagem: Vinícius de Assumpção e Lucas da Silva Santos
Stylist Carla Diaz: Fabrício Lucena Neves
Ass. de Stylist: Janaina Santos
Assessoria Carla Diaz: Mariana Incerti
Assessoria Ismeiow: Allan Marinsek
Agência de Mkt. de influência: Publination
Produtora: Madre Mia Filmes
Diretor de Atendimento: Telma Reis
Executiva de Contas/Atendimento: Gisele Menezes
Diretor de Cena: Thiago Artimonte
Assistente de Direção: Lia Patricia Rojas Silva
Diretor de Fotografia: Edu Lopes
Ass. de Câmera 1: Tiago Caetano Alves
Ass. de Câmera 2: Lucas Laureano de Macedo
Logger: Anderson de Oliveira Alves
Making of: Rogério Engelhard
Eletricista: Sérgio Rodrigues da Silva
Ass. de Eletricista: Marcos Alves de Brito
Operador de Áudio: Murilo Alexandre de Freitas Borine
Diretor de Arte: Joan Josep Ibars Pallas
Produtor de Objetos: Guilherme Henrique Ferreira
Contrarregra: Rodrigo Oliveira Campos
Diretor-executivo: Antônio Manuel Gomes
Produtora: Ana Julia de Almeida Corrêa dos Santos
Assistente Produção: Arthur David Silva
Ajudante Geral: Luan da Silva Vieira
Ajudante de arte: Vinicius Trigo Pereira dos Santos
Figurinista: Katia Gimenez
Ass. de Figurino: Simone Garcia Ladeira
Make & Hair: Alexandra Batista de Araújo
Camareira: Maria Aparecida de Sousa
Fotógrafo: Marcos Alonso