Com objetivo de entender os principais aspectos relacionados com experiência e usabilidade dos aplicativos utilizados mobile, a Kantar lançou um estudo em que identifica os principais temas mencionados pela população no universo digital e os programas que se destacaram entre julho de 2019 e julho de 2021.
Para a realização da pesquisa, foi utilizado o Dx Social Landscape, solução que faz parte da área de Analytics da Kantar. A Inteligência Artificial consegue fazer uma varredura nas conversas de redes sociais e conteúdos publicados em blogs e portais de notícias. O objetivo é apontar a relevância de determinado assunto ou serviço ao longo do tempo, e até que ponto é interessante ou não para o anunciante investir.
De acordo com o estudo, o programa concorrente do TikTok, Kwai, apresentou alta em 2020, sendo classificado como Mainstream, o que significa que ele cresceu rapidamente, conquistando o público brasileiro.
Isso se deve a característiva do comportamento do brasieleiro que no último ano deu mais atenção para aplicativos de vídeo. O que aconteceu também com os apps de finaças como PayPal e Banco Next.
Já se falando em termo, o mais comentado na internet foi o AliExpress, que ficou muito acima no volume de buscas ao longo dos anos. Como comparação, o segundo lugar é justamente “apps de finanças”, com apenas 3 mil citações.
Dx Social Landscape
O Dx Social Landscape ainda pode ser usado para descobrir os principais tópicos que permeiam as conversas dos usuários. Ele detecta os temas mais recorrentes, os que estão em ascensão, os disruptivos, e a sazonalidade desses tópicos. O serviço olha os interesses do presente e faz previsões do que será destaque no futuro, ajudando as empresas a traçarem as melhores estratégias para seus negócios. Na pesquisa sobre o mundo digital, os termos mais enfatizados nos últimos anos foram “apps de vídeo”, “rede social” e “comunicação”.
É válido ressaltar que os resultados da solução de Analytics da Kantar são diferentes de respostas de pesquisas estruturadas pois traz o fator da espontaneidade, revelando comportamento real dos usuários do mundo digital, diferentemente de pesquisas em que o respondente tende a formular as respostas com intuito de passar uma mensagem politicamente correta.