Entenda as principais diferenças entre Twitter e Threads quando olhamos para o engajamento
18 de Julho de 2023

Entenda as principais diferenças entre Twitter e Threads quando olhamos para o engajamento

Nova rede social de Mark Zuckerberg chegou há mais de uma semana e é um dos assuntos mais falados.

Twitter Whatsapp Facebook

diferenças entre Twitter e Threads

Com mais de 100 milhões de usuários, o Threads existe há pouco mais de uma semana e já tem mostrado grande desempenho. E você sabe as diferenças entre Twitter e Threads quando falamos sobre engajamento?

Publicidade

Quando o ChatGPT chegou e rapidamente alcançou 1 milhão de usuários, já surpreendeu os especialistas. Agora, esta nova rede social causou bastante surpresa devido a sua alta aderência. Nem mesmo a empresa que criou a plataforma esperava isso tão rápido.

Porém, o que não podemos deixar de pontuar é que o Threads será um concorrente do Twitter. Mas, se olharmos com uma visão de marketing, qual delas trará mais engajamento e visualizações?

Separamos alguns pontos para mostrar as diferenças entre Twitter e Threads

Quando aconteceu o lançamento do Threads percebemos que os usuários não estavam criando conteúdo pensado para a nova plataforma. Aconteceu apenas o reaproveitamento de publicações já feitas em outras redes sociais para o Threads.

Claro, que isso não é novidade para ninguém, concorda? Afinal de contas, este reaproveitamento de posts é muito normal para quem trabalha como profissional de marketing e diversas empresas trabalham com um pensamento de menos esforço.

Foi aí que Neil Patel, co-fundador da NP Digital, começou a fazer a pesquisa com rastreamento das contas que publicavam conteúdo parecido no Twitter e no Threads. Para isso, os especialistas contaram com a ajuda da comunidade de marketing para entender a diferença de engajamento nas duas redes sociais.

Foram analisadas 308 contas nesta pesquisa e a conclusão sobre o engajamento foi que o Threads levou a vantagem, que já era esperado de quem estava fazendo a análise. Isso acontece porque, como é uma nova rede social, o principal objetivo da plataforma é que todos os usuários tenham acesso a todas as informações e, consequentemente, o crescimento acontece de forma rápida.

Das contas que foram rastreadas, a maioria era de profissionais de marketing, o Threads estava gerando mais de 31 curtidas (corações) por publicação. Já o Twitter tem pouco mais de 4.

Quando os especialistas analisaram os comentários, o Threads também levou vantagem: 4 contra menos de 1 por conta.

Para mostrar que não importa a quantidade de seguidores dá vantagem para a plataforma, a análise também foi realizada olhando apenas o engajamento por cada seguidor. Mesmo assim, a rede social do Zuckerberg saiu na frente com 0,41% likes (corações) por seguidor contra 0,015% do Twitter. Nos comentários foi a mesma coisa no Threads 0,056% e no Twitter 0,001%.

Porém, mesmo com estas análises não podemos dizer que o Threads é a opção que dará mais engajamento para a postagem de uma marca, por exemplo. O Twitter já disponibiliza uma ferramenta que o usuário consegue ver o alcance de suas postagens e no Threads isso ainda não é possível.

Além disso, os especialistas sabem que este engajamento vai diminuir quando a análise acontecer comparando a proporção de seguidores e curtidas. A plataforma está alta, mas é normal que ela perca um pouco o interesse de algumas pessoas com o passar do tempo.

Então, para a estratégia de marca, os profissionais de marketing podem continuar apostando na publicação do conteúdo em diferentes plataformas, afinal de contas, em muitas as ações o que importa é que mais pessoas conheçam o produto ou serviço que está sendo divulgado.

O que você acha das diferenças entre Twitter e Threads sobre engajamento?

Foto: Pexels

Publicidade