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Empreendedores curitibanos desenvolvem solução tecnológica para carros usados e expandem atuação para todo o Brasil
12 de Janeiro de 2022

Empreendedores curitibanos desenvolvem solução tecnológica para carros usados e expandem atuação para todo o Brasil

Eles comemoram os resultados da Autoconf, plataforma de gestão de revenda de veículos

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Uma empresa curitibana que desenvolveu uma solução tecnológica está revolucionando a gestão de lojas de carros usados e seminovos.

Fundada em 2018 pelos empreendedores Rodrigo Dal Bello, Silvan Dal Bello e Ernesto W. Filho, a Autoconf conta hoje com 186 clientes, sendo 36 deles no Paraná e outros 150 espalhados pelo Brasil.

No ano passado a empresa duplicou o faturamento e espera aumentá-lo em três vezes neste ano. A empresa visa também duplicar o número de clientes e ampliar em duas vezes o quadro de colaboradores.

A solução desenvolvida? Uma plataforma, acessível pelo celular, que cuida de todas as etapas do processo de comercialização de um veículo usado ou seminovo: da prospecção e chegada à loja, passando pela avaliação do carro, culminando com a revenda propriamente dita.

A criação do sistema surgiu a partir de uma inquietação de Rodrigo Dal Bello. Desde os 14 anos de idade trabalhando com revenda de carros, não se conformava com falhas corriqueiras nesses trâmites. “Problemas que iam de erro de avaliação do veículo a ser comercializado até a super dependência das redes sociais externas, para divulgação. Era comum na avaliação achar que se gastaria R$ 1 mil para deixar o carro em ordem para por à venda, e depois serem necessários R$ 2 mil. Problemas que estavam na condução dos processos, sempre muito verbalizados, pouco sistematizados e precisos”, conta o fundador e atual CEO da Autoconf.


O empresário acrescenta que, “no momento de se decidir por criar a Autoconf, estava no ‘norte’ estabelecer um negócio escalável e rentável. Que representasse solução para o segmento de revenda de carros usados e seminovos, no qual tinha quase 30 anos de experiência, e que, no âmbito pessoal, garantisse qualidade de vida. Um negócio que permitisse aproveitar mais a minha vida, minha família, sem exigir 100% de mim”, conclui.

O diagnóstico é projetado em um simulador, para indicar o valor real de cada carro, e dessa forma permitir que o lojista defina o preço que melhor atenda a suas necessidades. A plataforma é integrada ao site da loja, e também converge com portais de anúncios de veículos usados e de geração de leads (oportunidades de vendas). Com essa funcionalidade, a vitrine e os processos de venda ficam baseados no site.

As redes sociais digitais e outras mídias funcionam como meios auxiliares. Desse modo, pontua Dal Bello, “o site se torna a principal ferramenta, rompendo com a dependência de mídias externas, que têm suas regras próprias. Tais mídias são importantes”, observa o CEO, mas não podem ser a centralidade do negócio.

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