A médica Renata Zobaran, diretora de telemedicina e saúde digital da TopMed, assumirá uma cadeira durante os próximos três anos (2023-2026) no Conselho de Administração da Saúde Digital Brasil (SDB), entidade representativa dos prestadores de serviço de telessaúde do país.
A eleição ocorreu na última sexta-feira, 16/6, e quatro candidatos estavam na disputa para o posto de conselheiro da entidade. Dois deles concorriam à reeleição. O quadro final ficou composto pelos médicos Renata Zobaran, Thiago Julio e Wilson do Fleury (reeleito).
“Nossa intenção, além de ampliar a participação feminina no conselho, é fomentar a atuação da SDB no segmento da saúde digital para além da telemedicina. Agora que a regulamentação do setor já é uma realidade, assim como a Lei de Telessaúde, temos mais motivação para trabalhar em outras necessidades e oportunidades. Também desejo abrir espaço para ouvir, individualmente, cada associado e entender suas expectativas junto à SDB”, diz Renata.
Valda Stange, CEO da TopMed, destaca que, para unir tecnologia e saúde, é necessário conhecimento e de entidades capazes de legitimar e lutar pelo setor, trabalho desempenhado com êxito pela SDB. “A saúde digital no Brasil já existe há muitos anos, ganhando impulso de fato na última década e de forma ainda mais significativa há três anos. Então, é muito importante o trabalho do atual quadro de conselheiros que irá atuar de forma ética e eficiente para intensificar o avanço das tecnologias dedicadas à saúde, garantindo a entrega de mais soluções às pessoas, no momento e onde elas precisam”, contextualiza a CEO.
A SDB está focada no avanço da telessaúde nacional, servindo como referência de boas práticas para o setor. A entidade representa uma rede de prestadores de serviço, desde fornecedores de soluções de telessaúde a provedores de tecnologia para soluções de saúde digital. Atua como facilitadora do relacionamento entre sociedade civil, governo e membros associados para, entre outros objetivos, ampliar o acesso da população brasileira à saúde digital.
A nova conselheira da entidade antecipa ainda outras ações que serão implementadas ao longo de sua gestão. “Minha primeira bandeira é ampliar o escopo de ação da SDB para tele-enfermagem, além de buscar parcerias com o intuito de elevarmos a inovação tecnológica na saúde digital, entregando mais qualidade e valor à nossa rede de prestadores de serviços”.
Formada há 30 anos, a médica Renata Zobaran é especialista em gastroenterologia e mestre em hepatologia. Possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV e pós-graduação em Telemedicina e Segurança Digital pela USP. Desde 1999 atua na área de gestão, inicialmente em Operadoras de Plano de Saúde, e a partir de 2008 na TopMed, empresa da qual é cofundadora.