No post Monitoramento: uma história na mesa do bar falamos sobre a importância de monitorar a sua marca no ambiente digital, e da interação com as pessoas através deste contato proativo nas redes sociais. Hoje vou falar sobre um profissional importantíssimo que atua nesta área, qual o seu papel em uma campanha digital, além de apresentar 5 razões para ter um analista;
Pra quem ainda não conhece, eu apresento: Analista de mídias digitais, responsável por potencializar os negócios através do relacionamento online. Sim, todo contato pode ser um possível negócio. Foi exatamente o que Fernando Palermo comentou no Webinar sobre SAC 2.0: toda hora é hora, só basta saber usar a melhor abordagem.
Um recente caso de sucesso nas redes sociais foi o do torcedor que quebrou sua TV no último jogo do Brasil. O vídeo com a comemoração exaltada do rapaz foi pauta no Twitter da loja Magazine Luiza, e o sortudo acabou ganhando uma TV novinha.
Isso é sensacional, usar a oportunidade com criatividade. O valor da TV, quantas polegadas ela tem, quem aprovou: não sabemos. Mas tudo aconteceu rapidamente, quase que em tempo real, e é por isso que foi mais um exemplo de sucesso. Parabéns para o analista de mídias sociais.
Ainda não se convenceu, veja então as principais razões para investir neste profissional:
1. Conexão com clientes potenciais
O analista de mídias sociais é o primeiro contato com os usuários interessados na sua marca. Por isso, é ideal um profissional preparado e em sintonia com a sua marca.
2. Planejamento de novas ações
Para poder articular e construir um bom planejamento estratégico para as mídias sociais, alinhado à estratégia da empresa, é preciso de tempo para pesquisa e familiaridade com o mercado. O profissional que já está imerso nos relacionamentos das redes sociais é um bom termômetro para novas iniciativas e ações.
3. Produção de conteúdo
Ter este profissional em uma reunião de pauta vai ser muito rico para o seu calendário editorial. Pois além de ser uma pessoa bem informada, ele sabe quais conteúdos e formatos servem para cada uma das redes sociais. Lembre-se: cada canal tem a sua peculiaridade, e é importante respeitar isso.
4. Medindo o ROI
Fato: não adianta ter audiência, ser bonito se não dar retorno financeiro. É fundamental para a empresa conhecer os resultados de suas ações nas mídias sociais. O analista cruza dados, gera relatórios e apresenta os resultados e retornos sobre investimento (ROI).
5. Detonando no ranking
Através de conteúdos relevantes que de forma orgânica são compartilhados pelo seu público-alvo, a influência do seu site/marca vai aumentar ainda mais.
por Fernando Palermo, diretor de criação da talk2