Publicidade
1ª fábrica de iluminação automotiva chega a Santa Catarina
10 de Abril de 2024

1ª fábrica de iluminação automotiva chega a Santa Catarina

Marca projeta criar 200 empregos diretos

Publicidade

A partir do segundo semestre de 2024 o estado catarinense terá a 1ª fábrica de componentes de iluminação automotiva.

A marca Zelux, nova empresa pertencente ao grupo Ponteiras Rodrigues, de Joinville, inaugura a unidade especializada na produção de faróis, luzes de freio, luzes internas e assessórios.

Publicidade

A prioridade será produtos com alta tecnologia LED, para oferecer maior eficiência e aproveitamento. O investimento total será anunciado na data de inauguração.

“Os faróis e lanternas são componentes vitais no segmento de reposição automotiva, representando uma faixa significativa do mercado devido sua importância para a segurança e o desempenho dos veículos. A entrada da Zelux neste espaço é estratégica, visando capturar e expandir sua participação neste segmento crucial, oferecendo produtos de qualidade e ótimo custo-benefício”, ressalta o CEO da Ponteira Rodrigues e da Zelux, Fábio Rosa Rodrigues.

Capacidade logística

A estrutura está sendo construída em uma área de três mil metros quadrados, em Joinville. O local vai contar com suporte de infraestrutura já existente da Ponteiras Rodrigues, como estocagem, ferramentaria e estrutura administrativa.

A marca Zelux Iluminação Automotiva vai aproveitar também toda a rede de distribuição dos mais de quatro mil itens peças de reposição atendidas pela Ponteira Rodrigues, organizados em 1,4 mil pontos de vendas do País, e uma frota própria para atender a demanda de mercado.

“Essa capacidade logística é fundamental para o sucesso da Zelux, assegurando que os produtos cheguem rapidamente e de forma confiável aos clientes, minimizando os desafios comuns relacionados a custos logísticos, tributários e variações cambiais enfrentados pelos produtos importados”, reforça o empresário.

A Zelux está na fase final de importação e instalação de equipamentos, ferramentais e máquinas especializadas para atender a produção. Inicialmente, a empresa criará, aproximadamente, 70 empregos. A expectativa é expandir para 200 empregos diretos nos próximos dois anos. ???

“A operação inicial da Zelux possibilitará a fabricação de 100 mil unidades por ano, porém a estrutura está projetada para escalar rapidamente, atendendo à demanda do mercado e o desenvolvimento de novos itens. A estratégia de produção inicial visa otimizar a capacidade da nova unidade, com planos de expansão conforme a demanda e o mercado crescem”, explica RodriguES.

O objetivo da Zelux a logo prazo é ser a principal fornecedora de iluminação automotiva de reposição no Brasil, mas também explorar oportunidades de exportação.

De acordo com o CEO Fábio Rosa Rodrigues, a estratégia inclui a contínua diversificação do portfólio de produtos e a exploração de novas tecnologias em iluminação automotiva, reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade, segurança e eficiência energética.

Publicidade
Publicidade