Os gastos globais com publicidade devem aumentar 10,5% este ano, para US$ 1,07 trilhão, marcando a primeira vez que ultrapassarão US$ 1 trilhão.
De acordo com novas previsões da perspectiva global de gastos com publicidade da WARC para 2024/25, os gastos em 2025 devem aumentar em 7,2%, seguidos por um aumento adicional de 7% em 2026.
O investimento global em anúncios mais que dobrou na última década, com Meta, Amazon e Alphabet respondendo por mais de 70% desse gasto incremental. Espera-se que os três grupos atraiam 43,6% de todos os gastos com publicidade em 2024, aumentando para uma fatia de mais de 46% até 2026.
O crescimento na APAC esfriará para 2%, a Europa crescerá 5%, para US$ 165 bilhões, a América Latina verá um aumento de 6,2% e os gastos no Oriente Médio crescerão 4,2%, em grande parte não afetados pela ameaça de conflito iminente.
Como os profissionais de marketing gerenciarão os gastos com mídia no segundo semestre de 2024?
Mídia de varejo (21,3%), mídia social (14,2%) e pesquisa (12,1%) impulsionarão o crescimento digital este ano, respondendo juntos por 85% dos gastos online e quase US$ 3 de cada US$ 5 de gastos incrementais com publicidade este ano.
“O mercado global de anúncios dobrou de tamanho na última década, com o investimento em publicidade crescendo quase três vezes mais rápido do que a produção econômica desde 2014. Três empresas – Alphabet, Amazon e Meta – foram as maiores beneficiárias desse período de expansão, atraindo sete em cada dez dólares incrementais de anúncios nos últimos 10 anos”, diz o diretor de dados, inteligência e previsão da WARC, James McDonald.
“Com a expectativa de que a mídia de varejo lidere o crescimento do gasto com anúncios nos próximos anos, e com novos e diversos participantes surgindo na venda de anúncios – do Uber ao Chase – estamos mais uma vez vendo o valor dos dados primários na segmentação da pessoa certa com a mensagem certa no momento certo. Esses dados, combinados com novos aprimoramentos de IA, constituirão a estrutura da indústria de publicidade para a próxima década e além.”
Os números vêm de uma década de consolidação, um novo estudo que inclui uma atualização de 2,3 pontos percentuais na previsão da WARC para refletir a crescente adoção de ferramentas de mídia habilitadas por IA. A análise é baseada em dados de gastos com publicidade de 100 mercados e projeções de padrões de investimento em anúncios com base em mais de 2 milhões de pontos de dados.
O especialista em eficácia de marketing WARC introduziu um novo modelo de aprendizado de máquina de rede neural para sua pesquisa mais recente, que ele acredita oferecer o modelo de mercado mais abrangente disponível atualmente.