OFICIAL | Florianópolis é a Capital Nacional das Startups
03 de Setembro de 2024

OFICIAL | Florianópolis é a Capital Nacional das Startups

Projeto de lei foi apresentado pelo deputado Carlos Chiodini em 2019

Há quatro anos a Capital catarinense foi levada à Brasília com o pleito de ser reconhecida a Capital Nacional das Startups. No rol de justificativas se destacavam seu admirado ecossistema completo de tecnologia e inovação, um dos maiores importantes do país, que já teve esse reconhecimento por empresários europeus que vieram estudar a realização de grandes eventos de tecnologia na cidade.

Na última segunda-feira, 2 de setembro, o Diário Oficial da União publicou o documento assinado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva com a íntegra da LEI No 14.955, que “confere o título de Capital Nacional das Startups à Florianópolis, no Estado de Santa Catarina”.

Participaram na defesa dessa iniciativa o deputado Carlos Chiodini e o Senador Esperidião Amin, que foi o relator no Senado, e defendeu que Florianópolis é referência nacional em inovação e empreendedorismo, contando com parques tecnológicos e oferta e infraestrutura para startups.

“Esse título reflete o esforço coletivo de empreendedores, investidores e instituições que, ao longo dos anos, transformaram Florianópolis em um polo de tecnologia respeitado em todo o país. Além de ser um orgulho para todos nós, esse reconhecimento coloca a cidade ainda mais no radar de quem busca inovação, atraindo talentos e investimentos.
Florianópolis não só lidera em número de startups, mas também em exemplos de sucesso que servem de inspiração para outras regiões. Esse reconhecimento é uma prova de que, mesmo fora dos grandes centros, é possível criar um ecossistema de inovação de classe mundial. E esse é só o começo”, enfatiza Alexandre Souza, gerente de Inovação do Sebrae Santa Catarina.

“A ACATE tem como meta ajudar a transformar Santa Catarina em uma referência internacional em inovação e sabemos que Florianópolis tem o potencial para puxar esse movimento juntamente das outras regiões do Estado. Temos um ecossistema de tecnologia consolidado, forte e que impulsiona a economia como o maior arrecadador de ISS do município, com um crescimento de 85% nos últimos quatro anos. O setor gerou quase 50 mil cargos que pagam em média duas vezes mais do que setores tradicionais”, destaca Diego Ramos, presidente da ACATE.

Imagem Image by rawpixel.com on Freepik

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter