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Retail Media: a tendência que mais cresce na publicidade digital
09 de Novembro de 2023

Retail Media: a tendência que mais cresce na publicidade digital

A mídia de varejo tem experimentado um verdadeiro boom em todo o mundo

A bola da vez no universo da publicidade on-line tem nome e sobrenome: Retail Media ou, em português, mídia de varejo, que por meio de novas tecnologias apura importantes dados das redes varejistas.

Com o acesso a essas valiosas informações, grandes marcas estão conseguindo direcionar suas estratégias, ativar campanhas para alcançar e impactar públicos muito segmentados e, principalmente, multiplicar a eficácia de suas ações para obter melhores resultados de conversões e vendas.

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Futuro da publicidade digital

Para entender um pouco mais sobre o crescimento e a evolução deste tipo de mídia, um relatório publicado pela McKinsey aponta que as redes de Retail Media devem aumentar cerca de US$ 45 bilhões em gastos com publicidade e ultrapassar os US$ 100 bilhões até 2026. Essa expansão vem acontecendo mais fortemente no pós-pandemia, quando houve a explosão do e-commerce em todo o mundo. Sendo assim, a Retail Media tornou-se uma das categorias mais relevantes para o crescimento e futuro da publicidade digital.

A dinâmica desse modelo de publicidade é direcionada para “consumidores comuns e reais”. Com ferramentas baseadas em novas tecnologias, a mídia varejista tem – entre suas principais vantagens – a capacidade de atingir públicos fiéis e específicos, com anúncios mais relevantes, de interesse e de acordo com as necessidades e preferências individuais dos consumidores, além de menos invasivos.

As marcas varejistas, por sua vez, podem utilizar os dados para criar campanhas mais eficazes e rentabilizar seus ativos digitais, otimizando assim a lucratividade de seus contratos por meio de uma publicidade mais direcionada e qualificada. Os anúncios podem surgir ao longo da jornada do cliente, influenciando sua decisão de compra de forma eficaz. Eles também podem ser exibidos quando o consumidor está navegando na internet em seu celular.

“Cada vez mais, as pessoas utilizam o e-commerce. Segundo a Octadesk, mais de 60% dos brasileiros preferem realizar compras online ao invés de se dirigirem às lojas físicas. Mas muitas marcas têm públicos específicos e, nesse sentido, o Retail Media se posiciona como uma estratégia capaz de contribuir para a construção de audiências muito mais precisas e fidelizadas. Consequentemente, isso acaba levando à conversão de um maior número de vendas, já que se está falando com o consumidor ‘certo’”, afirma Alberto Pardo, CEO e fundador da Adsmovil, adtech de publicidade digital que atua na América Latina, EUA, Europa e mais recentemente na Ásia.

Visão holística dos consumidores

Os dados garimpados por uma operação Retail Media permitem alavancar os negócios de publicidade do varejo porque as marcas conseguem alcançar os consumidores diretamente, ou, digamos, segmentos de compradores que eles não tinham mapeados anteriormente. Isso porque essa tecnologia, além de impactar compradores reais e qualificados, também traz uma visão holística dos consumidores, por ter dados tanto online quanto offline das pessoas, e ainda identifica as necessidades dos clientes.

“A gasolina do varejo são os dados. O comércio eletrônico tem as informações que ninguém mais tem hoje. Eles sabem quem comprou ou, ainda, avaliou determinado produto e usam essas informações para alimentar os sistemas de publicidade, criando audiências. Por isso, o Retail Media se torna fundamental para as marcas que querem alavancar seus resultados”, complementa Alberto.

A empresa comandada por Alberto é uma pioneira no segmento, trazendo uma plataforma de real time marketing com soluções para os retailers e anunciantes. A Adsmovil desenvolve produtos de Retail Media com o app de compras Rappi, maior plataforma de entregas rápidas da América Latina, em que consegue impactar a audiência de compradores reais do aplicativo, utilizando seus dados de compras em verticais como farmácias, restaurantes, mercados, E-commerce, bebidas alcoólicas, entre outros, inclusive em momentos que não estão navegando pelo aplicativo.

Além disso, a companhia ainda possui a plataforma Personas que possibilita adicionar camadas como geolocalização, dados socioeconômicos e muitos outros, criando assim audiências cada vez mais assertivas para as marcas.

A Adsmovil também atua com outros retailers como o app Frubana, que traz um serviço de compras para donos de restaurantes e bares (food service B2B), a Farmatodo, maior rede de farmácias da Colômbia e a rede mexicana de conveniências OXXO. Na Europa, a empresa atua com audiências da Glovo, super app multicategoria espanhol que mais cresce na Europa e está presente em 25 países. “Estamos em busca de expandir nossos serviços de Retail Media de forma exponencial, visando possuir mais de 300 retailers em nossa plataforma no futuro”, finaliza Alberto.

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